Tópico do BTT

Mas qual o sentido de ter uma bicicleta de All Montain e andar com 110mm de curso? Isso é para usar nas subidas para não prejudicar muito, imagino que não seja fácil fazer subidas com 150mm na frente. Para fazer 110mm existem melhores opções, tal como a tua ou de outras marcas, em que se fica a ganhar bastante no peso. Só quis dizer que uma bicicleta de All Montain é para um uso especifico. Se pode fazer maratonas com ela? Com certeza que sim, mas não é a melhor opção [;)]

O sentido é meteres a 110 para subires mais facilmente e quando chegas lá "acima" tens hipoteses de regular para 130 / 150 consoante o que fores descer. Eu entendo que este tipo de bikes não devem fazer maratonas, são mais pesadas e rolar ou subir trazem sempre mais dificuldades, e por isso ando quieto com a cabeça quieta e a carteira fechada, mas percebo o Nuno que nas voltas em Monsanto com 100 deve sofrer bastante em alguns trilhos mais técnicos!

Eu acho que o Nuno devia explorar um pouco mais a KTM. Aperfeiçoar a técnica, percorrer outros trilhos, experimentar outras variantes, fazer uma ou duas maratonas um pouco mais exigentes.
Aos poucos vai apercebendo-se das limitações da bicicleta (e das suas próprias também) e ficar com uma noção mais clara do que realmente gosta de fazer.

Quanto á questão dos 100mm serem curtos, não esquecer que a suspensão actual é de mola. Talvez uma boa suspensão a ar, com duas câmaras e várias possibilidades de afinar consoante o peso ou o gosto pessoal a nível de sensibilidade da mesma pudesse colmatar de forma assinalável o comportamento menos bom do conjunto actual.

Eu percebo que estes hobbys (como muitos outros) levam por vezes a agir por impulso (eu sofro bastante desse mal [:D] quer dizer... a carteira é que sofre) mas um investimento como o que o Nuno planeia fazer tem que ser bem ponderado. E a ponderação não passa somente por escolher o melhor negócio da marca A ou B.

Apenas os meus € 0,02 sobre o assunto... [;)]

100mm de curso numa boa suspensão a ar são muito diferentes de 100mm numa de molas, principalmente daquelas XCM e derivadas que vêm de origem, que basicamente só fazem peso.

Eu já tive uma de molas de 100mm e quando passei para uma a ar também de 100mm, a diferença foi como do dia para a noite, em todos os sentidos. A descer por exemplo, parece que se trocou de bike.

Última edição:
Já estive a ver na bike discount e os preços andam pelos 300€ para cima, numa bike de 600€ acho que é um investimento muito grande.

Uma SR Suntour EPICON 2011 é a ar, faz 80/100/120/140mm, é leve e custa 175€ em loja online nacional.
Tem uma óptima relação preço/qualidade.

Acho que é o edias que tem uma, corrijam-me se não estiver correcto.

100mm de curso numa boa suspensão a ar são muito diferentes de 100mm numa de molas, principalmente daquelas XCM e derivadas que vêm de origem, que basicamente só fazem peso.

Eu já tive uma de molas de 100mm e quando passei para uma a ar também de 100mm, a diferença foi como do dia para a noite, em todos os sentidos. A descer por exemplo, parece que se trocou de bike.

Obrigado pela dica.

Que dizes desta: Reba RL Dual Air 100 weiss mit Remote-Option

Mesmo assim tenho de ver se vale a pena porque o problema é mesmo a pancada que levo da traseira da bike.

Correcto, eu tenho uma. A minha está em 140.
A esse preço deve ser na regia bike que foi onde comprei a minha.

Eu diria que não há grande problema em meteres 120 no teu quadro. Quando andava com a Rockrider 5.2 andei meses e meses com uma manitou black de 120mm e nunca tive problemas a única questão prende-se depois nas subidas, porque a a roda da frente ganha tendencia a levantar.

Que suspensão tens agora?
A Epicon é muito boa para o que custa. A minha farta-se de levar porrada e está a funcionar como quando era nova. Tens que ter em atenção de que apesar de poder ser colocada com 140mm não é uma suspensão de freeride

A minha é uma: Suntour SF11 XCM V3 MLO 100

É fácil fazer a troca da susp ou é preciso ter alguma ferramenta especial?

Chaves tenho de quase todos os tipos.

Nuno, informa-te primeiro se esse quadro pode levar 120mm. Na loja onde compraste devem saber...
Mesmo que não dê, experimenta fazer o upgrade para a epicon que é uma excelente suspensão e com um preço em conta. Experimenta mesmo com 100mm.
A falta de capacidade de amortecimento pode estar relacionado com a XCT ser muito fraquinha. Eu tive uma e sei do que falo.
Na volta, ficas satisfeito com a epicon (mesmo a 100mm) pois vai-te fazer mais curso útil embora o anunciado seja o mesmo da XCT. Se achares pouco e se o teu quadro for compativel, colocas com 120mm no futuro

A minha é uma: Suntour SF11 XCM V3 MLO 100

É fácil fazer a troca da susp ou é preciso ter alguma ferramenta especial?

Chaves tenho de quase todos os tipos.

Não. Muito fácil e intuitivo. Tem é de se cortar o tubo e de te certificares que não fica com folga.
Basicamente é desapertares os parafusos do avanço, tampa da caixa de direcção e parafusos das pinças/adaptadores do travão. Depois é tirar uma, meter a outra e voltar a encaixar e apertar tudo.
Não precisas mais que uma ou duas sextavadas.

Nuno, na PM que mandei não mencionei que tinhas que desmontar a pinça do travão e tampa da caixa de direcção tal como disse e bem o senhorpedro.

Como já faço isso de olhos fechados nem me lembrei.

Em último caso pagas-me uma bifana e uma mini e vou aí montar-te isso (tenho o corta tubos com discos para aço, que é a ferramenta mais especifica e fica melhor do que serrar)
Ou então vens ao deserto e fazemos logo um test drive na Mata da Machada...

Só se esqueceram da aranha, mas isso também se monta bem.

A trocares a XCM por uma epicon vais tirar praticamente 1KG à bike. A XCM é um pesadelo.

E isso... a aranha (onde o parafuso da tampa do avanço enrosca)
Convém comprar uma nova. Por 2 ou 3 € dá menos trabalho que aproveitar a que fica na suspensão antiga.

Tem que entrar à martelada (com um parafuso enroscado para se poder ajustar a inclinação lateral), mas com jeitinho é fácil. Tem que ficar 1 cm pelo menos da borda do tubo (depois de cortado, claro).

Última edição:
Voltar
Superior