Tópico do BTT

Eu se pudesse andava mas era com 1x11 [:p]

Já somos 2. [:cool:]
E ainda digo mais, as passagens são muito pouco desmultiplicadas entre si.
Eu normalmente ando sempre a meter 2 a 2. Duas para baixo e duas para cima.
Faço bastantes voltas sem meter no pedaleiro mais pequeno, e a bike é 2 x 10.

Por mim, bastava-me 1 x 10, mas em que as desmultiplicações fossem mais evidentes.[;)]

Boas.

Por acaso em conversa com um amigo que também pedala ele falou na nova configuração que e sram lançou de 1x11, fui investigar e admito que o sistema é muito bem pensado mas na pratica faz-me um pouco de confusão.
Por exemplo o trilho que eu costumo fazer tem umas 3 subidas com inclinação agreste e cheias de pedra solta e nestes casos a avozinha dá muito jeito, já tentei subir no carreto do meio e primeira na cassete e não consigo pois quando falha tracção na roda traseira não consigo manter a cadência e tenho que desmontar, já se for com a avozinha quando a tracção falha consigo manter a cadência e volto a ter tracção.

Na minha opinião o calcanhar de aquiles destas configurações (2x10 e 1x11) são as subidas técnicas(se é que se pode chamar assim), já que a descer e em plano todos os santos ajudam.

Já agora configuração na minha bicicleta é a típica 3x9.

Cumps.[;)]

Boas.

Por acaso em conversa com um amigo que também pedala ele falou na nova configuração que e sram lançou de 1x11, fui investigar e admito que o sistema é muito bem pensado mas na pratica faz-me um pouco de confusão.
Por exemplo o trilho que eu costumo fazer tem umas 3 subidas com inclinação agreste e cheias de pedra solta e nestes casos a avozinha dá muito jeito, já tentei subir no carreto do meio e primeira na cassete e não consigo pois quando falha tracção na roda traseira não consigo manter a cadência e tenho que desmontar, já se for com a avozinha quando a tracção falha consigo manter a cadência e volto a ter tracção.

Na minha opinião o calcanhar de aquiles destas configurações (2x10 e 1x11) são as subidas técnicas(se é que se pode chamar assim), já que a descer e em plano todos os santos ajudam.

Já agora configuração na minha bicicleta é a típica 3x9.

Cumps.[;)]

Já tive 2X9 e agora tenho 3X9. 2X9 ou 2X10 chega e sobra, até porque com as cassetes 11-36 existente nas versões de 10V, basta ter algo como:
Pedaleira 40-26 e cassete 11-36 para se subir paredes.
Eu andei bastante tempo com 2X9 em que tinha pedaleira 38-26 e cassete 11-32. Apenas troquei para 3X9 porque em 9V não há cassetes 11-36 (há 12-36 mas isso não me interessava).

No prato 26 e no carreto 36 é quase igual a ter uma avózinha (22 dentes) e cassete 11-32. Basta ver que ir em 26/36 é apenas ligeiramente mais pesado que em 22/32 e até é ligeiramente mais leve que a 2ª velocidade mais leve de 3X9 que habitualmente é 22/28 para K7 11-32 ou 22/30 para K7 11-34 de 9V.

1x11 é muito bonito para casos específicos, tais como as provas de XCO onde o traçado é sempre o memso e por norma técnico, onde as passagens de relação acontecem a todo o momento.

No resto, é muito mais sensato usar 2x10, tem-se mais poder de explosão, mais capacidade em manter velocidades elevadas, etc. Vão ver que mesmo os "pros", só vão usar 1x11 nesses casos, em tudo resto vão continuar a usar bikes com 2x10.

1x11 é muito bonito para casos específicos, tais como as provas de XCO onde o traçado é sempre o memso e por norma técnico, onde as passagens de relação acontecem a todo o momento.

No resto, é muito mais sensato usar 2x10, tem-se mais poder de explosão, mais capacidade em manter velocidades elevadas, etc. Vão ver que mesmo os "pros", só vão usar 1x11 nesses casos, em tudo resto vão continuar a usar bikes com 2x10.

Também pensava isso, até porque o 1x11 tinha em vista outro tipo de prova/ciclista...mas para já, este ínicio de época tem mostrado o contrário.
XCO, XCM, etc, há muitos a usar e as reticências iniciais parece que têm desaparecido. Como disse noutro lado é esperar pelo final da época para ver se vai vingar ou não...mas parece que sim.

Para essa prova aí do vídeo levava uma de ciclocross mas é [:D]
O 1x11 é mais complicado em XCM mas em XCO está mais que aprovadodissimo!
O 2x11 é mais que suficiente para o XCM, eu reparo que quando vou na minha por exemplo 2ª atrás e 2ª à frente o meu colega num 29er 2x10 vai em 3/4º atrás e 1ª à frente! E é uma 29 que supostamente puxa mais pelo cabedal.
Para quem está minimamente preparado faz todo o sentido acabar com o terceiro prato. Quando meter transmissão nova salta logo um fora.

E é exactamente para isto que um forum serve, troca de ideias e aprendizagem.
Posso dizer que com o post do edununo aprendi mais uma lição sobre a transmissão e abriu o meus horizontes em relação a este tema.
Obrigado edununo pela explicação.apr:)

Mas agora fiquei com uma duvida em relação á configuração 2x10.:sh)

Por exemplo na configuração 3x9 não convém utilizar o carreto maior da k7 com a talega para não cruzar em demasia a corrente. Na configuração 2x10 já não há essa limitação? Ou seja posso utilizar todas as desmultiplicações sem cruzar em demasia a corrente?

No 3X9 na talega não deves usar os 4 maiores e na avózinha os 4 carretos menores da cassete. Ir até ao penúltimo de cada lado já é abusar bastante. [;)]

Num sistema 2X9 ou 2X10 - atenção, com pedaleiras duplas e não com triplas adaptadas - podes usar à vontade os carretos da K7, evitando os extremos.

Podes ver aqui a diferença da linha de corrente de uma tripla vs dupla:

stronglight-chainline-diagram.jpg

Os 2 pratos estao mais centrados, fazendo que a corrente torça menos.

E é exactamente para isto que um forum serve, troca de ideias e aprendizagem.
Posso dizer que com o post do edununo aprendi mais uma lição sobre a transmissão e abriu o meus horizontes em relação a este tema.
Obrigado edununo pela explicação.apr:)

Mas agora fiquei com uma duvida em relação á configuração 2x10.:sh)

Por exemplo na configuração 3x9 não convém utilizar o carreto maior da k7 com a talega para não cruzar em demasia a corrente. Na configuração 2x10 já não há essa limitação? Ou seja posso utilizar todas as desmultiplicações sem cruzar em demasia a corrente?
Na minha opinião podes, os pratos estão mais centrados com a k7.

Nem me fales nisso, vejo com cada um na estrada que até assusta, prato grande e o carreto mais leve atrás, a corrente toda torcida!!! Eu nessas coisas sempre tive o hábito de tentar manter a corrente o mais "direita" possível.

Nem me fales nisso, vejo com cada um na estrada que até assusta, prato grande e o carreto mais leve atrás, a corrente toda torcida!!! Eu nessas coisas sempre tive o hábito de tentar manter a corrente o mais "direita" possível.

Faz bem ao ego! [:)]

Conheço alguns que fazem isso e gabam-se de que sobem X e Y no prato grande. [:D]
E explicar-lhes que até subo o mesmo no prato do meio e numa relação mais pesada......... pois!

No sábado um à minha frente assim, completamente cruzada, ainda pensei em dizer alguma coisa, mas podia levar a mal... meti uma abaixo e fui-me
mountain-bike-smiley.gif

Voltar
Superior