Tópico do BTT

A minha XO1
0637c2fe32db1e893f9df128d9e44e71.jpg

Já perdi a conta às correntes mas talvez vá na quinta, pensava que esta já não acamava mas agora está um mimo. O prato também é o mesmo ainda, esse sim já se nota muito desgaste, de vez em quando em trilhos mais agressivos nas últimas mudanças lá deixa cair a corrente. Mas agora vou arrasar tudo até ao fim para depois trocar tudo.

Está é a 3a corrente.
Troquei o prato por um GX e a corrente é NX. A ideia é fazer pelo menos 10.000 kms com a cassete e depois leva cassete, corrente e pratos novos. Aí volto a colocar XX1 ou X01 pois a construção e durabilidade desta gama é top.

Esse sistema de desviador eletrónico faz com que a troca de mudança seja imediata?

Estou muito satisfeito com a minha transmissão XT, mas em todas as bikes que já tive (algumas até com XTR), em esforço não há entradas de mudança instantâneas.

Quando um gajo vai em 8.ª e aparece de repente uma subida marada, ou areia com fartura, raramente tenho ali no momento, a melhor mudança.

Com os novos sistemas eletrónicos, isto não acontece? Eu sei que as mudanças devem ser introduzidas com antecipação, mas nem sempre isso é totalmente possível controlar, e a minha experiência diz-me que quanto mais um gajo precisa delas, menos o sistema obedece.

Esse sistema de desviador eletrónico faz com que a troca de mudança seja imediata?

Estou muito satisfeito com a minha transmissão XT, mas em todas as bikes que já tive (algumas até com XTR), em esforço não há entradas de mudança instantâneas.

Quando um gajo vai em 8.ª e aparece de repente uma subida marada, ou areia com fartura, raramente tenho ali no momento, a melhor mudança.

Com os novos sistemas eletrónicos, isto não acontece? Eu sei que as mudanças devem ser introduzidas com antecipação, mas nem sempre isso é totalmente possível controlar, e a minha experiência diz-me que quanto mais um gajo precisa delas, menos o sistema obedece.

O que pretendias era como se fosse um gripshift ou um twister, que subias a cassete inteira só de uma vez!

Os meus velhinhos gripshifts x0 de 9v eram uma maravilha! Voltei aos "triggers" e custou a habituar!

Eu coloquei uma ou duas correntes GX e notei que gastam bem mais rápido que as mais caras.

Tenho usado GX, normalmente 1000, 1500 kms, troco todos os anos, a ultima nem fez 1000 porque a parti. Não costumo olhar para o desgaste!

A cassete é a GX (preta), perde logo a tinta, fica com mau aspecto.

Nem é preciso subir uma cassete.

Mas às vezes quando na mudança em que vais, já estás a pedalar em esforço, se meteres duas ou três abaixo, ou tem ali um hiato (a XT da minha BH é bastante boa até), ou então és brindado com um som dos carretos nada saudável...

edununo, as crossmax pro também têm os 8 mil kms? Algum problema? Cubo? Aros?

Também tenho umas, ainda não tinham feito 200kms e já tinham uma mocada de uma pedra, ficou logo uma mossa numa aro.

Na 26" bem velhinha, tenho umas SLR com tudo a que tinham direito, desde cepo gripado (coloquei o kit da HUBDOCTOR), aro rachado e os raios de tal forma agarrados que nem permite dar qualquer aperto.

Last edited:
As minhas são as CrossMax SL e já têm mais. Já as tinha antes do Eagle. Já passaram dos 13000 kms.
Acho a roda de trás algo cansada. Parti um raio e danifique outro. Troquei-os mas fiquei com uns ruídos em esforço.
De resto levaram rolamentos e pouco mais.

Uma questão controversa: lavam as bikes com máquina de pressão?

Na página anterior, coloquei aí umas fotos da minha BH limpa, mas foi tudo à mão (sem pressão). Estava cheia de lama, mas nos recantos não estava muito grave porque ainda só tem uns 300km.

Mas sobre lavagens à pressão, já li e ouvi de tudo...

Em termos de rapidez não acho que seja mais rápido. Costumam é não falhar uma passagem, mesmo em esforço.
Para já a minha experiência é curta mas li várias reviews de longa duração e elogiaram esse facto.

Uma questão controversa: lavam as bikes com máquina de pressão?

Na página anterior, coloquei aí umas fotos da minha BH limpa, mas foi tudo à mão (sem pressão). Estava cheia de lama, mas nos recantos não estava muito grave porque ainda só tem uns 300km.

Mas sobre lavagens à pressão, já li e ouvi de tudo...

Eu confesso que evito lavar a bike. No verão, só com pó, limpo-a a ar comprimido, de inverno nos dias lamacentos, tento usar um produto semelhante ao muc off, esfrego com uma escova própria e depois retiro com a mangueira, ar comprimido para escoar grande parte da agua e depois com um pano limpo tento secar o restante.

Colocar lub na transmissão/corrente e verificar rolamentos é que deve ser mais frequente.

Nunca lavo à pressão...

Geralmente só limpo a transmissão, bicicleta completa só se tiver mesmo muito suja.

Penso que a de estrada com 5 anos, se foi lavada foi nas duas vezes que foi à loja. Só lhe lavei a transmissão.

Uma questão rápida.

Vou andar de bike daqui a pouco, em estradão com zonas de terra batida.

A terra deve estar encharcada e há uma semana fiz 30km e parece que fiz 100, porque com a terra ensopada, tem de se pedalar o dobro, porque aquilo enterra.

Como é que devo hoje levar a pressão dos pneus? Aumentar para perto do máximo?

Mas e em termos de pressão?

É que da última vez que fiz estradão bem molhado custou-me e bem.

Em termos de desgaste, foi quase como tivesse feito tudo em areia solta.

Daí a minha dúvida quanto à pressão que devo levar.

Mais pressão, menos arrasto, mas menos grip.
Mas se fores para zonas pouco escorregadias e direitas mete 30psi.

Back