Tópico do BTT

Já tenho a minha menina de volta. :)
Hoje fui andar para Braga (Bom Jesus, Sameiro e trilhos por essa zona). Emprestaram-me uma Marin Mount Vision, gostei muito da bike.

Tive a fazer um levantamento do material que a minha bike tem:

Amortecedor: FOX Float RP2
Avanço: Loaded X-Lite (a trocar)
Cassete: Shimano M760
Espigão: Easton EA70
Guiador: Ritchey WCS TRX50
Manipulos Mudanças: Sram X9
Manipulos Travões: Avid Juicy Three
Desviador frente: Shimano XT (a trocar)
Desviador trás: Sram X9
Pedaleiro: Shimano XT (a trocar)
Pneus: Kenda Nevegal DTC
Punhos: Crank Brothers Iodine
Quadro: Tomac Snyper 140.2
Rodas: SUN Ringlé Disc O'Flea
Selim: Specialized Rival Saddle
Suspensão: FOX Float 32 RL 150
Travões de disco: Avid Juicy Ultimate
Discos: Avid G3 185mm frente / 160mm atrás

Acho que não me estou a esquecer de muita coisa.

O belo do cepo....

fotografian.jpg

Last edited:
Não vais ganhar nada, ou quase nada, com a troca, vais perder é uma boa pipa de €€€ [;)]

Estás bem servido com esse material XT, poupa esse dinheiro para cepos [:D]

Quanto à Believe do 100do, está bem porreira, mas esperava que fosse mais levezinha, a minha 8.2 (XL) está com 11,7Kg usando pneus com câmaras de gel(315g cada).

A pedaleira só vou alterar quando gastar bem esta, o que não é difícil.

O que quero alterar mais depressa será mesmo o avanço.

t448_0444303819a59cee387e365c880de6c0.jpg

Não tem nada a ver, desde que o material seja compatível, neste caso é, podes misturar à vontade, o material XT é muito bom, por isso não tens qualquer necessidade de comprar outro :)

Já tenho a minha menina de volta. :)
Hoje fui andar para Braga (Bom Jesus, Sameiro e trilhos por essa zona). Emprestaram-me uma Marin Mount Vision, gostei muito da bike.

ontem foi manhã especular entre capela de s. filipe, tibães e o rio. alguma lama, muita diversão.

estou à espera que o temporal abrande para dar um salto ao bom jesus e sameiro.. mas estou a ver que não há maneira... não me importo muito com a chuva... mas com este dilúvio e a ventania...[s)]

Alguém daqui vai ao Invernal, na Guarda?

Hoje perguntaram-me se queria ir...

Emprestaram-me uma bomba e já tenho a pressão ajustada. O SAG é de 1 cm para 100mm (10%) certo?

Correcto... e teorica/ sim mas, há quem goste + duro ou + confortável e claro q esse valor vai variar!

Edd :)

Não vais ganhar nada, ou quase nada, com a troca, vais perder é uma boa pipa de €€€ [;)]

Estás bem servido com esse material XT, poupa esse dinheiro para cepos [:D]

Quanto à Believe do 100do, está bem porreira, mas esperava que fosse mais levezinha, a minha 8.2 (XL) está com 11,7Kg usando pneus com câmaras de gel(315g cada).

Enquanto montei a bike, fiquei com a sensação que o que está a "desiquilibrar" um pouco são as rodas.
As Fulcrum não são das mais leves, mas também não são das mais pesadas. Os pneus são uns IRC Mythos XC II (penso que são pesados). As câmaras são da Bontrager, com gel.

Qual a suspensão?
Eu para uma suspensão de 100mm, colocava 20mm de SAG.
De qualquer modo, o que costumo fazer (tenho bomba para suspensões/amortecedores) é verificar no terreno como gosto mais dela e ir ajustando ao meu gosto. Não é apenas o SAG que define o funcionamento da suspensão, que tipo de ajustes tem a mesma?

Enquanto montei a bike, fiquei com a sensação que o que está a "desiquilibrar" um pouco são as rodas.
As Fulcrum não são das mais leves, mas também não são das mais pesadas. Os pneus são uns IRC Mythos XC II (penso que são pesados). As câmaras são da Bontrager, com gel.
É o mais certo, essas rodas são meninas para uns 1900g, mais os apertos, discos, cassete e esses pneus mandam-se para 600g + 300g das câmaras, tens quase 1kg em cada roda só em borracha...

Quando pensares em upgrades, começa por aí, pneus, rodas, etc.

Qual a suspensão?
Eu para uma suspensão de 100mm, colocava 20mm de SAG.
De qualquer modo, o que costumo fazer (tenho bomba para suspensões/amortecedores) é verificar no terreno como gosto mais dela e ir ajustando ao meu gosto. Não é apenas o SAG que define o funcionamento da suspensão, que tipo de ajustes tem a mesma?

É uma Recon SL solo air.
Os ajustes é só a pressão do ar e o rebound.

Neste momento está com o SAG a cerca de 1cm e com o rebound no máximo de velocidade de recuperação.

Por norma as Rock Shox têm os valores da pressão inscrito nas bainhas para o peso do rider, essa não tem, se não tiver, procura na net, de qualquer modo por experiência eu utilizo pressões na Rock shox muito abaixo do que eles indicam. O rebound está a teu gosto?

Por norma as Rock Shox têm os valores da pressão inscrito nas bainhas para o peso do rider, essa não tem, se não tiver, procura na net, de qualquer modo por experiência eu utilizo pressões na Rock shox muito abaixo do que eles indicam. O rebound está a teu gosto?

Tem, mas eu prefiro guiar-me pelo SAG. Mas bate certo. Está com 100 psi que é o max. indicado na tabela para o intervalo de peso onde me insiro.
Sim, o rebound está ao meu gosto.

Back