Tópico do BTT

Substituto do RaRa traseiro, o eleito foi o Hutchinson Toro HardSkin, parece ter tudo o que procuro, solta bem lama, boa proteção contra furos e bom rolador, ah! o preço foi ótimo :)

toro-end-marathon.jpg
torox.png

hutchinson%20toro%20tire.jpg

Vais usa-lo como tubeless?

Andei pela 1ª vez com a Cube em empedrado desde que montei os "fininhos" e realmente fica bastante desconfortável. Bem me tinha dito o lpsimaof.

Não amigo, ainda não converti, vão com câmara.

Hoje andei por Sintra de manhã, lama, pedras, areia e gostei do "grip" e da tracção.

Malta, estou a pensar adquirir uma bike nova. O que acham desta? Está a um bom preço?
Cube Acid black n white 2011
O objectivo é ter uma bike com componentes actuais e que seja uma boa base de partida para tentar aos poucos chegar aos 10Kg. Não procuro FS e quadros em carbono assustam-me duplamente... 1º pelo preço e 2º pelas histórias que vou ouvindo de quadros partidos...

Tks.

PS: Na bike-discount.de está ao mesmo preço.

Last edited:
O guiador que tenho na Believe (um Bontrager Race) deve pesar perto de 250 g.

Surgiu a oportunidade de comprar um KCNC SC Bone (com umas "míseras" 115 g).

Agora estou indeciso, pois tenho algum medo de arriscar. Por ser leve é mais frágil quase de certeza. O que acham?

Malta, estou a pensar adquirir uma bike nova. O que acham desta? Está a um bom preço?
Cube Acid black n white 2011
O objectivo é ter uma bike com componentes actuais e que seja uma boa base de partida para tentar aos poucos chegar aos 10Kg. Não procuro FS e quadros em carbono assustam-me duplamente... 1º pelo preço e 2º pelas histórias que vou ouvindo de quadros partidos...

Tks.

PS: Na bike-discount.de está ao mesmo preço.

Tenho o mesmo modelo mas de 2008 ou 2009. A trocar rapidamente suspensão e travões; são muito sofríveis.

Como disse o tonyV a suspensão (os travões não conheço) é mesmo a parte mais fraca.
Chegar a sub-10 com essa bike é possível mas vais de mudar muita coisa mesmo! [;)] Eu já tive a minha Cube LTD abaixo dos 10kg, até dos 9kg mas não foi fácil. Essa Cube tem ainda o handicap ter um quadro mais pesado umas 150g que o LTD que já não é propriamente leve. Estamos a falar de um quadro que terá entre 1.9 a 2kg de peso dependendo do tamanho.
A transmissão é bastante boa e chegas ao sub-10 sem teres de lhe mexer.

Basicamente vais precisar de:

Uma suspensão na casa das 1400g. Algo como uma SID ou Manitou R7 MRD
Umas rodas sub-1500g.
Guiador na casa das 120g
Avanço também ele com 120g ou menos.
Espigão sub-200g.
Travões sub-600g já com discos.
Pneus sub-1000g o par e nada de câmaras de ar.

Não é fácil.

Viva André,

Tenho KCNC SC Bone à 2 anos... e ainda dura e não noto empenos e ou fissuras...

Abraço,
.
Estou mesmo indeciso...
Consigo-o por 25€. Está cortado a 55 cm.

Notas mais conforto que com outros?
Tendo em conta que tenho uma terralogic (que não absorve tudo o que outras absorvem), acho que vai sofrer mais vibrações. Será que as aguenta?

Entretanto fiz uma pesquisa sobre os pneus.

Os meus IRC pesam 600 g. Mesmo que troque por uns mais leves as diferenças vão ser poucas.
Ontem pesei a bike. Está com 11,7 (com tudo excepto as garrafas).

Acho que vai ficar assim por uns tempos.

55 cms não será estreito demais?
Eu para BTT uso um guiador de 58 cms. Acho que está no ponto. Tenho na Cube um de 52 cms porque tive de o cortar e resolvi experimentar. Para estrada serve mas no BTT torna a bike muito nervosa.

Viva André,

Antes do KCNC tinha montado um OnOff Motion e confesso que já não me recordo do que ganhei com a troca além do ganho do peso...

Tal como edununo referiu, 55cm é mt curto para BTT... o meu está 62cm... e talvez um dias destes o ponha com 60cm... menos não me parece exequível pois a bicicleta ficará extremamente nervosa... ;)

Abraço

55cm é muito curto para BTT, quando fosses a descer em caminhos mais traiçoeiros, ias dizer mal da tua vida.

Eu quando coloquei o meu de 58cm (antes tinha um de 64cm) notei logo a frente mais instável em certas situações, com um de 55cm devia ser bonito. [:D]

Em relação aos Avid Elixir 7, depois de cerca de 70km feitos com eles, estou muito satisfeito. E se antes não gostava dos Hayes, agora que experimentei uma coisa melhor é que tenho bem a noção da fraca performance que eles tinham.

Além de estes Avid travarem imensamente melhor (estes param a bicicleta quando se quer, os Hayes apenas iam parando [:D]), são mais confortáveis para os dedos devido a serem mais moles, pouca força é preciso fazer mesmo quando se quer travar a fundo.

Por enquanto, dei por bem empregue o dinheiro. [;)]

Last edited:
Como disse o tonyV a suspensão (os travões não conheço) é mesmo a parte mais fraca.
Chegar a sub-10 com essa bike é possível mas vais de mudar muita coisa mesmo! [;)] Eu já tive a minha Cube LTD abaixo dos 10kg, até dos 9kg mas não foi fácil. Essa Cube tem ainda o handicap ter um quadro mais pesado umas 150g que o LTD que já não é propriamente leve. Estamos a falar de um quadro que terá entre 1.9 a 2kg de peso dependendo do tamanho.
A transmissão é bastante boa e chegas ao sub-10 sem teres de lhe mexer.

Basicamente vais precisar de:

Uma suspensão na casa das 1400g. Algo como uma SID ou Manitou R7 MRD
Umas rodas sub-1500g.
Guiador na casa das 120g
Avanço também ele com 120g ou menos.
Espigão sub-200g.
Travões sub-600g já com discos.
Pneus sub-1000g o par e nada de câmaras de ar.

Não é fácil.

edununo deixa-me só completar a parte do "não é fácil" com um " e não vai ser barato!!!" [;)]

Esta semana fiz um pequeno "tuning" na Tuareg, tirei-lhe o prato XT de 44 dentes e foi para o seu lugar um Stronglight de 46 dentes. O meu objectivo com esta mudança era ganhar um pouco mais de velocidade em estrada (haja pernas para isso...). Aproveitei e troquei-lhe igualmente a corrente. Hoje foi dia de testar as mudanças...

Foto0370.jpg

Gostei da mudança, nota-se alguma diferença mas não tanto como esperava. Talvez tenha ganho entre 5 a 10 km's/h de velocidade máxima, hoje não deu bem experimentar que as pernas estavam fracas [:p] mas a mudança está aprovada, tanto pelo ganho da velocidade máxima, bem como a utilização mais variada da cassete, visto que com o de 44 andava quase sempre nas 11 ou 12 atrás.
No entanto quando este prato se gastar (lá para 2015) e se na altura o sonho de ter uma bicicleta da estrada ainda não se tiver concretizado, estou a contar meter na Tuareg um prato de 48 dentes.
Entretanto ainda antes disso, talvez mude os restantes pratos XT, ou seja, os de 22 e 32 vão dar lugar a um de 26 e outro de 36.

Aqui uma foto dela ainda no inicio da volta, talvez por o quadro ser de titânio, tinha a sensação de ter o pneu traseiro furado. Afinal não estava, era mesmo efeito do quadro [;)]

Foto0371.jpg

Está decidido, para já não vou gastar € no guiador.

Hoje à tarde foi hora de ir a banhos (de lama) com a Believe. Portou-se à altura. Já o ciclista, tem que ir com calma.

"voltinha" porreira, hoje de manhã, com mais de 55km. para os lados de Amares, passando pela capela de Sto Ovídio, em Paranhos, com passagem pela geira em Seramil... teve de tudo: para rolar e para carregar a burra às costas. saí de casa às 9h30, cheguei às 13h30.
qd tiver o track, ponho aqui.

Esta semana fiz um pequeno "tuning" na Tuareg, tirei-lhe o prato XT de 44 dentes e foi para o seu lugar um Stronglight de 46 dentes. O meu objectivo com esta mudança era ganhar um pouco mais de velocidade em estrada (haja pernas para isso...). Aproveitei e troquei-lhe igualmente a corrente. Hoje foi dia de testar as mudanças...

View attachment 103999

Gostei da mudança, nota-se alguma diferença mas não tanto como esperava. Talvez tenha ganho entre 5 a 10 km's/h de velocidade máxima, hoje não deu bem experimentar que as pernas estavam fracas [:p] mas a mudança está aprovada, tanto pelo ganho da velocidade máxima, bem como a utilização mais variada da cassete, visto que com o de 44 andava quase sempre nas 11 ou 12 atrás.
No entanto quando este prato se gastar (lá para 2015) e se na altura o sonho de ter uma bicicleta da estrada ainda não se tiver concretizado, estou a contar meter na Tuareg um prato de 48 dentes.
Entretanto ainda antes disso, talvez mude os restantes pratos XT, ou seja, os de 22 e 32 vão dar lugar a um de 26 e outro de 36.

Aqui uma foto dela ainda no inicio da volta, talvez por o quadro ser de titânio, tinha a sensação de ter o pneu traseiro furado. Afinal não estava, era mesmo efeito do quadro [;)]

View attachment 104000

O desviador passa bem de 32 para 46? Pela foto parece ser um salto bem alto. ;)
Também terei de trocar o prato, 42 no meu caso, por um maior. Para já vou gastando estes.

Back