Tópico do BTT

As Fulcrum Red Metal 10 2010 são superior às 3 ou às 1?
Essas blackjack parecem-me mt bem, n me façam perder a cabeça... [:)] [br:)] [:D] [br:)]
Já agora uma questão, são tubless ou "normais"?

Edd :)

A "gama" Fulcrum é (do pior para o melhor):
- RM10
- RM5
- RM3
- RM1
- ...

Em relação às BlackJack, só as que o air colocou é que são tubeless [;)]

Nem todas as lojas são iguais mas, eu há pouco tempo fui à loja Specialized no DV Tejo e fui mt bem atendido e tratado, p isso, recomendo q procures uma loja SPZ na tua área q as há de certeza.

Aqui pediram-me 16€/hora.

Edd :)

Onde eu vou cada operação tem um preço e assim é que acho bem!

Hoje comprei uns acessórios para a Cube.

Uns punhos mais softs já que os de origem são muito duros e começava a ficar com dores nos pulsos.

Comprei uns BBB BHG-18
BBB_BHG18.jpg

Comprei uns bar ends da Progress.
pregressbarends.jpg

Um aperto de espigão sem quick release da Mortop. Em vermelho para jogar com as cores da letras LTD series bla bla bla.
mortopclamp.jpg

Uma tampa da direcção da KCNC na mesma cor.
tampa_kcnc.jpg

Depois coloco fotos de tudo no sitio.

É pena este tempo manhoso! :sh) Já não pedalo desde 6ª Feira.

tens razão, já era altura de parar de chover.
esses bar ends[br:)][br:)]
entretanto vou-me divertindo com este que tenho em casa[;)]
DSC00019.jpg

aquela peça que está entre as rodas, que serve de embraiagem e transmissão, estragou-se e finalmente chegou por correio esta semana.

Não haverá problemas de compatibilidade dos manipulos de 9v com a cassete de 8v?
E entre o material, por exemplo, montando depois a cassete e desviador traseiro 9v há compatibilidade com uma pedaleira de 8v (alivio)?
Também será possivel colocar uma pedaleira SLX com cassete de 8v?
:confused:

Pessoal da pesada, não me conseguem esclarecer esta dúvida? [:cool:]

Abraço

ednuno, esse aperto onde o compraste e em quanto ficou? Ando à procura de um vermelho de parafuso e gostava de saber as specs desse, pois não conhecia essa marca...

alguém tem o selim san marco ponza?
será confortavel? alguém tem feedback?
estive a ver um novo por 11€, é barato ou está no preço?

Eu tenho na minha BH e gosto dele. Acho que é confortável (ando sentado nele quase 3h todos os dias por isso é bom que o seja [:)])

Por esse preço é uma boa compra [;)] Mas atenção, nisto dos selins cada "cú sua sentença", o que é confortável para uns pode não o ser para outros [;)]

EDIT: Que transmissão é essa que deu o berro? De certeza que não é XT ou XTR se fosse não dava o berro :D

tens razão, já era altura de parar de chover.
esses bar ends[br:)][br:)]
entretanto vou-me divertindo com este que tenho em casa[;)]
DSC00019.jpg

aquela peça que está entre as rodas, que serve de embraiagem e transmissão, estragou-se e finalmente chegou por correio esta semana.

hehe também já fui completamente viciado nesses brinquedos... Tive uma HPI Savage X, 4,6cc's, aquilo andava que era um abuso... Infelizmente por falta de tempo, vendi-a, e ainda hoje tenho pena...:(

Abraço

ednuno, esse aperto onde o compraste e em quanto ficou? Ando à procura de um vermelho de parafuso e gostava de saber as specs desse, pois não conhecia essa marca...

É carote. Queria um sem QR pois causa-me espécie a facilidade com que alguém pode tirar aquilo e roubar o selim e espigão.
Com desconto ficou por +- 20 euros.

As specs são:

.Aluminum CNC 7075 T6
.Titanium M5 Bolt
.CNC manufactured to tight tolerances

Use:Road or MTB seat post clamp
Clamp material:CNC machined 7075 T6 heat treated Aluminium.
Bolt:M5 TiAL6V4 Titanium.
Size:31.8mm & 34.9mm
Weight:9.5grams/31.8mm and 10.5grams/34.9mm

MANOCOBIKE

Encontrei isto:

mortop.jpg

Mas isto nem foi comprado pelo peso. Queria um sem QR e se possível vermelho. Veio este.

Bem depois de ler algumas coisitas resolvi iniciar nos meses que se seguem o meu estudo: "como montar uma bicicleta sem fazer muita asneira".

Já encomendei um livro que me recomendaram "The Bike Book" by Fred Milson e já tenho aqui uma revista da bikeradar com que me entretar (200págs com instruções como fazer a manutenção e montar os vários componentes).

Assim que me sentir preparado para a "empreitada" e conseguir dispensar espaço em casa vou começar a chatear o pessoal com dúvidas[:p]

Abraço

Boas.
Quando dizes
pedaleira de 8v (alivio)?
estás a referir-te a uma cassete de 8v, correcto?

Entre o desviador traseiro de 9v com uma cassete de 8v, ficas limitado a não poder usar toda a extensão do desviador. A cassete de 8v já a tens, não é? Daí não te compensar comprar uma de 9v.
É que desviadores de 8v podes sempre procurar nas lojas da especialidade, mas a maioria do material nos tempos que correm está virado para 9v.
Não quer dizer que não encontres com facilidade. O melhor será ires a uma loja da especialidade.

Em relação à compatibilidade da pedaleira com a cassete, pela experiência que vou tendo, essa questão não se coloca porque a pedaleira, quanto muito, seria afectada pelo desviador da frente. E como qualquer pedaleira hoje em dia trás 3 pratos (a não ser casos particulares), os desviadores estão preparados para esses mesmos 3 pratos, qualquer que seja o desviador que tenhas/compres (aqui, também há excepções mas não me parece que esteja a pensar nelas).
Dúvidas?

EDIT: uma dúvida minha em relação à largura dos aros das rodas. O aro ser mais ou menos largo influencia a escolha de pneus ou não? Os mesmos pneus dão para os dois aros? Alguma vantagem de um tipo em relação ao outro?

Última edição:
Obrigado pelas respostas! [;)]

Esse aperto do selim tem bom aspecto. Onde o compraste? Podes mandar por PM se preferires. A minha primeira opção seria comprar na Regiabike, mas lá está, neste momento tenho um de aperto rápido e não aprecio muito ter ali uma "dobradiça" à disposição de qualquer um.

Explicando timtim por timtim, [:D] neste momento tenho a transmissão completa de 8v e assim vai ficar até ser necessário ser mudada por desgaste.

Posto isto, surgiu a oportunidade de ficar com uns travões hidráulicos. Neste caso, teria de comprar uns manípulos especificos para as mudanças, e a dúvida das compatibilidades começa aqui!

Que manipulos recomendam para 8v? Um user recomendou-me uns SLX, que já são de 9v. Posso usar estes sem causar nenhum problema?

Outra dúvida que surgiu à medida que vou tendo melhor conhecimento do material que há de BTT foi mudar a pedaleira para poupar algum peso (p.ex. SLX). Sei que é pensada para correntes de 9v, haverá alguma condicionante por usar corrente para 8v (um pouco mais grossa)?

Abraço

Quer dizer que tens daqueles manípulos Shimano integrados (mudanças + travões num só).
É como te dissemos, em princípio não terás problemas de maior mas digo-te para te aconselhares nalguma loja da especialidade para te elucidares melhor.

Em relação à corrente, existem diferenças das de 9v para as de 8v. O espaço entre os elos é mais pequeno/estreito que nas de 8v, o que pode influenciar a passagem nos pratos da pedaleira, ficando um pouco "larga" nos dentes e quase roçar entre pratos. Há quem tenha usado mas deve provocar um desgaste maior e alguns saltos de corrente, por não haver uma total compatibilidade de tamanhos..

Última edição:
Obrigado pelas respostas! [;)]

Esse aperto do selim tem bom aspecto. Onde o compraste? Podes mandar por PM se preferires. A minha primeira opção seria comprar na Regiabike, mas lá está, neste momento tenho um de aperto rápido e não aprecio muito ter ali uma "dobradiça" à disposição de qualquer um.

Explicando timtim por timtim, [:D] neste momento tenho a transmissão completa de 8v e assim vai ficar até ser necessário ser mudada por desgaste.

Posto isto, surgiu a oportunidade de ficar com uns travões hidráulicos. Neste caso, teria de comprar uns manípulos especificos para as mudanças, e a dúvida das compatibilidades começa aqui!

Que manipulos recomendam para 8v? Um user recomendou-me uns SLX, que já são de 9v. Posso usar estes sem causar nenhum problema?

Outra dúvida que surgiu à medida que vou tendo melhor conhecimento do material que há de BTT foi mudar a pedaleira para poupar algum peso (p.ex. SLX). Sei que é pensada para correntes de 9v, haverá alguma condicionante por usar corrente para 8v (um pouco mais grossa)?

Abraço

Primeiro, em relação à pedaleira não tens problemas de compatibilidade.
O que ganhas ao escolher uma pedaleira de gama superior, além do peso, são melhores materiais, cremalheiras mais resistentes ao desgaste, cremalheira grande com rigidez superior e acima de tudo melhor passagem de mudanças graças aos perfis melhorados dos dentes e das rampas.

Segundo, podes perfeitamente montar uns manipulos de 9v a funcionar com 8v sem qualquer problema de compatibilidade, com a excepçao de uma posição ficar "livre" nos manípulos.
Mas não ganhas nada com isso.
Se a cassete, corrente e desviador são os mesmos, não vão ser os manipulos que vão melhorar o funcionamento do conjunto. Mesmo com uns XTR.

Quanto aos SLX, se o objectivo é fazer o upgrade em breve para um sistema de 9v, é capaz de compensar, se não, mete os Deore de 2010 que quanto a mim só perdem para os SLX na estética e são mais baratos.

Se queres poupar peso na bicicleta, podes começar com a pedaleira, bem como com outros periféricos.
Mas aonde vais notar maior diferença é se montares umas rodas e pneus mais leves.

Quer dizer que tens daqueles manípulos Shimano integrados (mudanças + travões num só).
É como te dissemos, em princípio não terás problemas de maior mas digo-te para te aconselhares nalguma loja da especialidade para te elucidares melhor.

Em relação à corrente, existem diferenças das de 9v para as de 8v. O espaço entre os elos é mais pequeno/estreito que nas de 8v, o que pode influenciar a passagem nos pratos da pedaleira, ficando um pouco "larga" nos dentes e quase roçar entre pratos. Há quem tenha usado mas deve provocar um desgaste maior e alguns saltos de corrente, por não haver uma total compatibilidade de tamanhos..

A unica diferença de uma corrente de 8v para uma de 9v é a sua espessura, sendo que o espaçamento entre elos (o espaço livre onde os dentes encaixam), quer em comprimento como em largura é exactamente o mesmo.
Para uma de 10v, é capaz de já haver diferença, no entanto ainda não tive oportunidade de medir uma dessas
Como tal, não há qualquer problema de compatibilidade com pedaleiras

Boas.
Quando dizes estás a referir-te a uma cassete de 8v, correcto?

Entre o desviador traseiro de 9v com uma cassete de 8v, ficas limitado a não poder usar toda a extensão do desviador. A cassete de 8v já a tens, não é? Daí não te compensar comprar uma de 9v.
É que desviadores de 8v podes sempre procurar nas lojas da especialidade, mas a maioria do material nos tempos que correm está virado para 9v.
Não quer dizer que não encontres com facilidade. O melhor será ires a uma loja da especialidade.

Em relação à compatibilidade da pedaleira com a cassete, pela experiência que vou tendo, essa questão não se coloca porque a pedaleira, quanto muito, seria afectada pelo desviador da frente. E como qualquer pedaleira hoje em dia trás 3 pratos (a não ser casos particulares), os desviadores estão preparados para esses mesmos 3 pratos, qualquer que seja o desviador que tenhas/compres (aqui, também há excepções mas não me parece que esteja a pensar nelas).
Dúvidas?

EDIT: uma dúvida minha em relação à largura dos aros das rodas. O aro ser mais ou menos largo influencia a escolha de pneus ou não? Os mesmos pneus dão para os dois aros? Alguma vantagem de um tipo em relação ao outro?

A largura do aro influência a escolha do pneu, claro.
Por norma, os fabricantes dos pneus costumam dar a informação das medidas recomendadas.
Como infelizmente, nem todos o fazem, regra geral podes seguir estas orientações para bicicletas de montanha:
- aros inferiores a 20mm, pneus até 1.8/1.9 (dependendo se é medido no balão ou nos tacos)
- entre 20 a 24mm (o mais habitual), pneus entre 1.5 a 2.2/2.3
- acima de 24mm, a partir de 2.00.

Isto é o que costumo seguir, e até agora sem qualquer problema.
Existe também uma forma de calcular, em que o aro tem de estar no intervalo compreendido entre 1/3 e 2/3 da largura do pneu, se não me engano.

...
...

Penso que fui eu que te sugeri isso, mas atenção que eu falei nos LX que por serem um modelo já substituído estão a bom preço em algumas lojas online [;)]
Se em vez dos LX preferires uns de 2010, para mim optava pelos SLX, a diferença de preço para os Deore é muito pouca (+-5€)

Penso que não faz muito sentido estares a investir €€€€ nuns manípulos de 8v porque o mais certo é num futuro próximo fazeres o upgrade para um sistema de 9v [;)]

Penso que fui eu que te sugeri isso, mas atenção que eu falei nos LX que por serem um modelo já substituído estão a bom preço em algumas lojas online [;)]
Se em vez dos LX preferires uns de 2010, para mim optava pelos SLX, a diferença de preço para os Deore é muito pouca (+-5€)

Penso que não faz muito sentido estares a investir €€€€ nuns manípulos de 8v porque o mais certo é num futuro próximo fazeres o upgrade para um sistema de 9v [;)]

Obrigado, pessoal! Já estou um pouco mais esclarecido.

Pensava que LX era uma forma reduzida de dizer S(himano)LX...:sh)

Abraços

Voltar
Superior