Tópico do BTT

edununo, eu perguntava pelos xtr ;) Mas eu pensava que esses XT M770 fossem.

pc, consigo comprar os XTR por cerca de 35€. Para os XT não tenho nenhum negócio em vista agora, mas tive propostas. Algumas eram na casa dos 50€.

O tipo disse-me que têm pequenos riscos normais do uso. As fotos que me enviou não eram boas mas ele deu a entender que estão em bom estado. Pelo preço, nem uns XT encontro.

Só disse aquilo de ser difícil de avaliar o estado deles, porque já tive uns Deore de 2000 e troca o passo, que em termos de aspecto estavam bons (não é coisa que se estrague muito em termos visuais), mas em funcionamento estavam estragados, visto que por vezes ficavam como "soltos" e não dava para meter mudanças. Nem sempre acontecia, a maior parte das vezes trabalhavam normalmente, mas...

Tens que ver que os XTR ao serem de 2004 já têm alguns anos de uso pelo que o desgaste está lá. Pelos valores em causa eu (atenção que é uma opinião pessoal) antes queria comprar uma gama mais baixa mas novos [;)]

pc, tenho que concordar contigo.
Mas tendo em conta as propostas que me apresentaram, decidi confiar. Vamos ver se não me arrependo. São bastantes anos, isso são.

edununo, só no domingo passado fiquei a saber que eram compatíveis. O preço é realmente bom, mas acho que não me ía adaptar bem aos rotativos.

Last edited:
e se tirares a roda da frente?

Penso que se tirar a roda já fica dentro dos limites.

Acho piada isto ser vendido cá e no fundo, "não ser permitido".

safe_image.php

Nem me passou pela cabeça que seriam usados. Tens que ver que os xtr têm 7 anos de uso. Mesmo que não tenham sofrido impactos em quedas e comesticamente estejam bem, são 7 anos de uso. É claro que os xt mais recentes podem estar em pior forma. É tudo um jogo de probabilidades.

Multi-release significa que dá para subir mais que uma velocidade de cada vez, é isso?

Não, multi-release significa descer mais que uma velocidade de cada vez. Para cima, já todos fazem há muitos anos (tenho uns alivio circa 2002 que já o fazem).

Se com 9v já costumo trocar quase sempre aos pares, para cima e para baixo, imagino com 10v. Deve ser útil.

100do, porque não uns rotativos SRAM?
Lembro-me de ver há uns tempos uns X0 gripshift a 50€, no mercado de usados, mas novos. Eu é que estou contente com os meus X9 porque era uma compra fixe.
Não sei se estes dão com o material shimano, mas os attack dão. São baratinhos, funcionam bem (pelo que dizem) e leves, se o peso for importante.

Como tinha dito atrás os rotativos não me agradam muito. Não sei como me ía adaptar.
Os XTR vêm a caminho. Era suposto virem à cobrança mas o tipo esqueceu-se e enviou em correio normal. Por isso não me parece que me esteja a enganar. Se estiver, é fácil de resolver, hehe.

Quando chegarem vou montá-los e logo se vê.

Tens também os SLX que são bastante bons, os meus custaram 30€ e picos e foi em loja física, na net talvez se encontrem ainda mais baratos.

Por falar em manipulos...
No dia 8 fui até Valongo para dar umas voltas por lá,subimos até um local aonde existe uma capela e uma especie de senatório,ou lá o que é, abandonados,descemos até ao rio e mais á frente o manipulo direito XT encrava!
Pensei,dass vim de tão longe para andar meia dúzia de kms!
Desmontamos, voltamos a montar a peça e ficou na mesma!
Só dava para meter e tirar uma mudança,mas como o terreno ou era subir bastante e para descer também muito,deu para desenrascar com as 3 dos pedaleiro e mais 3 da regulação do cabo!
Foi um filme...!!
Mesmo assim ainda fizemos 52kms com 1700m de acumulado!
Bastante espectacular aquela zona!Para voltar a repetir!!

Ontem desmontei o manipulo e vi que foi uma mola que se lixou,uma mola que não consigo reparar!
Meti lá uma mola de uma caneta para desenrascar,enquanto não chega um novo,que ainda nem encomendei!

Pessoal, é fácil trocar um avanço? (sem comprometer a segurança da coisa)

O avanço que quero comprar está em promoção na Chain. É que depois custa-me ir a uma loja pedir para montarem (normalmente não gostam muito disso).
O Ritchey WCS 4Axis está a 61,5€ na Chain. Cá arranjo perto desse preço?

É fácil. Tens é de tirar a tampa da caixa de direcção primeiro e alinhar o novo. Mas é tudo uma questão de desapertar e apertar parafusos.

É fácil mas é como tudo, tem o seu preceito.

Para estares a perguntar, não deves ter chave dinamométrica para apertar tudo devidamente (deixa lá, que na loja também não a deviam usar). Por isso, ao tirares o avanço que tens, toma atenção ao nível de aperto para teres uma ideia. Como é óbvio pouco apertado é perigoso. Mas se apertares muito podes ovalizar o tubo da direcção ou o guiador, ou mesmo partir os parafusos. Igualmente importante é apertares todos os parafusos de forma homogénea, apertando-os de forma gradual e alternadamente.

Outra a coisa a ter em conta é o preloading da caixa de direcção. Quando puseres o avanço novo, e antes de o apertares ao tubo de direcção, tens que apertar a tampa da caixa de direcção. Aperta apenas o suficiente para eliminar as folgas na caixa de direcção e não mais que isso (não é a tampa de direcção que vai evitar que o avanço saia do tubo). Vai dando umas pancadinhas com a roda da frente numa parede que sentes (ouves) facilmente quando é que deixas de ter folga. Depois é alinhar e apertar o avanço ao tubo de direcção e guiador.

Se fizeres isto, fazes mais bem feito que na maior parte das lojas. Já me ovalizaram o tubo de direcção por apertarem demais, tudo isto porque não usaram uma chave dinamométrica nem bom senso. É por estas e por outras que ninguém põe as luvas na minhas bicicletas.

Back