Tópico do BTT

Ontem lá fui ao Decathlon comprar o gingarelho para lavar a corrente... e mais umas coisitas.

asset_6921638.jpg

Tinha visto um video de um amigo a utilizar e de facto pareceu-me muito bom senão nunca tinha comprado.

Utilizei na minha corrente que estava preta e depois de limpar com um pano saiu a meda quase toda, isto em 2 ou 3 minutos!

Decathlon - reparação de material limpeza conjunto - kit de limpeza BARBIERI - Conjunto limpeza corrente BARBIERI - uma limpeza em profundidade da corrente, sem sujidade ou salpicos.

A grande vantagem é tal e qual como diz na página, limpar sem sujar, para quem tem a bike em casa como eu dá jeito.
Vi isso na deca e não achei nada de jeito mas se dizes que é bom. Eu desde que uso cera Lancar quase não tenho sujidade na transmissão, só mesmo pó.

Na mesma gama das Mavic Crosstrail, tens as Fulcrum RM3, que seriam a minha escolha por motivos estéticos (e de boa qualidade)

27502_2_Fulcrum_RedMetal3Disc6-LochLaufradsatzModell2011.JPG

Fulcrum Red Metal 3 Disc 6-Loch Laufradsatz - BIKE-COMPONENTS.DE
Preços? Realmente essas na minha Cube ficavam melhores.
Acho que ainda não vi ninguem aqui a falar das novas mudanças de 10velocidades.

Li numa revista que são usadas para permitir ter só 1 carreto à frente. O que ajuda mais no peso.
As que vi/li custavam perto de 1000€. Acho que era isso. Corrijam-me se me enganei.

Já alguém experimentou ?

XXi da Sram 1x11 [;)]

Epa hoje fiz 65kms de ciclismo e assim que cheguei peguei na de btt para ir só até à praia descomprimir e parecia que ia a conduzir um big foot, mas que diferença [:D]

E para desviador dianteiro, o Deore XT cumpre, ou um Sram X9 é melhor? O equipamento desviador da minha bicicleta é todo Sram expecto o desviador dianteiro, que é um Deore LX salvo erro e que está com uma bela folga...

Obrigado.
Abraço,

O desviador dianteiro é daqueles componentes que não vale a pena gastar muito dinheiro. Qualquer um da gama Deore ou SLX funciona perfeitamente como um XT ou X9.

A menos que sejas um wheight wennie, ficas bem servido.
Na minha Spec, p. ex. tenho X0 atrás e SLX à frente.

Vi isso na deca e não achei nada de jeito mas se dizes que é bom. Eu desde que uso cera Lancar quase não tenho sujidade na transmissão, só mesmo pó.

Como tinha dito também só comprei porque vi um video de um amigo e pareceu-me porreiro. Há outras soluções se calhar até mais baratas.

Aqui fica o tal video onde podem ver também o jetwash portátil! :o

O desviador dianteiro é daqueles componentes que não vale a pena gastar muito dinheiro. Qualquer um da gama Deore ou SLX funciona perfeitamente como um XT ou X9.

A menos que sejas um wheight wennie, ficas bem servido.
Na minha Spec, p. ex. tenho X0 atrás e SLX à frente.

Tenho um LX (top swing) e um XT (convencional) encostado e vou aproveitar para trocar, mas diferença de peso são 4gr[:D]

EDIT: Também tenho a caixa para lavar a corrente. E a única maneira de a lavar melhor só tirando e colocando de molho em petróleo (e não leva 2 min[:p])...por isso diria que seja para casa (porque não suja ou pouco suja...costumava fazer o serviço dentro da cozinha) ou fora dela é muito porreiro.

Última edição:
Por acaso o desviador da frente é algo que quando encontrar a bom preço tenho que comprar.

Na Rockrider ando com um XT top swing.
Na Believe o top swing não dá. Por isso continuo a andar com um Deore que deve ter uns 6 anos ou mais. Que vergonha [:D][:D]

Quando encontrar um XT ou um X9 barato a ver se compro. Até lá, o Deore funciona tão bem como o XT [;)]

Por acaso o desviador da frente é algo que quando encontrar a bom preço tenho que comprar.

Na Rockrider ando com um XT top swing.
Na Believe o top swing não dá. Por isso continuo a andar com um Deore que deve ter uns 6 anos ou mais. Que vergonha [:D][:D]

Quando encontrar um XT ou um X9 barato a ver se compro. Até lá, o Deore funciona tão bem como o XT [;)]

Do que já vi e já testei um desviador da frente, seja alivio ou xtr têm o mesmo funcionamento (varia o peso) e a mesma fiabilidade para o desviador de trás a história é outra e já se nota bastante diferença.

A menos que tenhas um furgão que seja só abrir a porta e carregar, duvido.

Rebater bancos, esticar a lona, desmontar a roda da frente, aplicar a cunha para que não fiques com as pastilhas coladas, desmontar a roda de trás, praguejar porque a cassete está a prender a corrente e não te deixa sacar a roda, praguejar porque c@gaste os dedos com óleo ao desviar a corrente, limpar os dedos (ás calças não vale), aplicar a cunha na pinça traseira, certificar que na primeira curva o guiador não bate no vidro e o mande para o galheiro, fechar a bagageira. E isto se for só uma bicicleta.

Quando terminares já nós chegámos ao alto de Monsanto e o NunoMCCII já me pagou uma jola e um pires de tremoços...[:D]

Última edição:
No meu Land Cruiser, até apostava que era mais rápido porque o ferro cabia la dentro sem tirar as rodas. Mas no Wrangler tenho de tirar as duas rodas e é precisamente com o mê ciganito diz! hehe

A menos que tenhas um furgão que seja só abrir a porta e carregar, duvido.

Rebater bancos, esticar a lona, desmontar a roda da frente, aplicar a cunha para que não fiques com as pastilhas coladas, desmontar a roda de trás, praguejar porque a cassete está a prender a corrente e não te deixa sacar a roda, praguejar porque c@gaste os dedos com óleo ao desviar a corrente, limpar os dedos (ás calças não vale), aplicar a cunha na pinça traseira, certificar que na primeira curva o guiador não bate no vidro e o mande para o galheiro, fechar a bagageira. E isto se for só uma bicicleta.

Quando terminares já nós chegámos ao alto de Monsanto e o NunoMCCII já me pagou uma jola e um pires de tremoços...[:D]

Já fiz a comparação e até deu tempo para por uma manta para não estragar o quadro com as rodas, o que é preciso é calma e jeitinho... e isso não é para todos![:p]

Já fiz a comparação e até deu tempo para por uma manta para não estragar o quadro com as rodas, o que é preciso é calma e jeitinho... e isso não é para todos![:p]

Então desculpa lá, mas com quem comparaste deve ser um bocadinho "azelha"... [:p][;)] (J/K)

Eu espeto-a lá em cima em menos de um minuto.
E se fosse um suporte da Thule (que é de girar a roldana) ainda demorava menos.

E não te esqueças que assim como a desmontas para meter na bagageira, tens que a montar quando a tiras...

Última edição:
Obrigado pelas respostas. Assim sou capaz de comprar um desviador dianteiro mais baratinho. O desviador traseiro Sram X9 tem sido impecável. Não tem sequer folga nenhuma. Vou agora apenas trocar-lhe as rodas dentadas que já têm algum desgaste.

Tenho de trocar o cubo traseiro (atualmente um Shimano Deore) e tinha pensado num Shimano Deore XT.
Há outras opções de outras marcas de melhor qualidade na mesma gama de preços? (quando falo na mesma gama não digo exatamente o mesmo preço). O aro é um Mavic (317 salvo erro) que está em bom estado e vou manter.

E quando ao cubo traseiro, algumas ideias?

hoje foi dia de volta 30km, mas cada vez que travava senti um som tipo metal com metal, serão as pastilhas a darem as ultimas[s)].
as pastilhas estão neste estado e apesar de 2600 e poucos km ate me parecem boas:confused:
foto0527k.jpg
foto0525f.jpg

desculpem a qualidade das fotos:sh)

hoje foi dia de volta 30km, mas cada vez que travava senti um som tipo metal com metal, serão as pastilhas a darem as ultimas[s)].
as pastilhas estão neste estado e apesar de 2600 e poucos km ate me parecem boas:confused:

desculpem a qualidade das fotos:sh)

Estão vidradas e meio ferrugentas.
Passa-lhes um bocadinho de lixa (lixa de água, fininha). E já que estás "com ela na mão", dá uma passagem também nos discos...

Mas com 2600 km, está na altura de as trocar...

Última edição:
Voltar
Superior