Tópico do BTT

O balão do pneu é bastante grande, fica praticamente do tamanho de uma 27.5 Tendo a vantagem de ter mais pneus. Os schwalbe 2.25 2.4 tambem servem para comparação.. [;)]
era o que eu pensava: a altura das laterais.
essa foi uma razão que me fez descartar a 27.5 e passar para a 29. e terem o mesmo preço e 200gr de diferença no peso.

Este tópico tresanda a gayzisse!!!

[:D]

Já não se fazem Homens capazes de aguentar com as 26''!

Por aqui a tradição ainda é o que era. [:D]
A mudar, será para 27,5 e só quando não conseguir arranjar pneus ou se as XT derem algum problema que obrigue a substituição... o que não me parece. Ainda ontem lhe estive a fazer a manutenção dos cubos. O de trás já precisava no lado da cassete, já tinha alguma terra misturada na massa. Tudo limpinho, massa nova, esferas novas, apertos bem dados e estão prontas para mais umas centenas de km a rolar com suavidade.

Zé, espeta-lhe com umas 27,5. Estive há dias no ITT com a minha, foram experimentadas umas ZTR 27,5 com uns rubena charbydis por curiosidade e dão perfeitamente. Ainda para mais tendo tu uma fox na frente...

Mas se lhe meter umas 27,5 acho que não irei ter vantagem nenhuma!
A própria geometria e o peso da bike não dá para race!

Terá que vir uma 29 porque praticamente já não existe 26 á venda!

Mas é um facto que está quase tudo a render-se ás 29,até pessoas com 1 metro e meio!!

relato dos 3 cumes
male 1191 em 1564
overall 1224 em 1612
5:32:32

comprar uma bike no sábado ao fim do dia para a usar na prova no dia seguinte, era brincar com a sorte.
não tive tempo de me adaptar à 29" antes da prova, claro.

na primeira parte, rolou-se em estrada. muita gente sem qualquer civismo...
notei que o desviador de trás não estava bem afinado, e não consegui meter mudanças pesadas. as outras, notava-se que a corrente queria "saltar" de carreto. fui afinando no manípulo, e lá encontrei um ponto de equilíbrio, mas sem conseguir meter a mais pesada.
engarrafamentos nos primeiros trilhos... num mais a pique, meti o carreto maior, e a corrente saltou para os raios. ali perdi mais 5 min (desmontar roda, etc). o truque, aprendi, era não me guiar pelo indicador no manípulo. quando querio reduzir, tinha que espreitar se ainda tinha carreto.
ao km 10, tenho uma caimbra nos gémeos; 3 km depois na outra perna. não era normal, pensei, já que tinha sido pouco duro. só podia ser da posição.
baixei o selim e resolvi; mas até ao km 15 não achei piada nenhuma aquilo. estava a pedalar com a perna demasiadamente esticada.
ao km 25 paro na assistência e fica tudo afinado. tudo começou a entrar de forma suave e precisa.
daqui até ao monte de airó, rolei bastante bem. eu recuperava nas subidas e a rolar; nas descidas ia sendo ultrapassado.
o mte de airó partiu muita gente. eu ia sempre subindo montado, mas ali, quase no topo, era impossível.
dali até à meta, fartei-me de ultrapassar gente. só via gente a sofrer, parada, sentada, deitada. ia tb gastando algum tempo a parar para água (muitos particulares tinham mangueiras e iam fornecendo quem parava).
se calhar não fiz bem a gestão de esforço; mas definitivamente perdi muito tempo com a assistÊncia tecnica (apesar de rápidos!) e com os problemas que tive antes.
hioer-mega-nabice minha. os últimos 15km (20 talvez?) fiz a prova com a susp bloqueada. é a fox ctd. a certa altura passei para o modo T, e depois pensei eu que teria colocado em D. qd cheguei a braga, reparei que estava em C.
em bem pensei, a certa altura, que esta fox me lembrava a tora!

conclusão: sobre a 29"

onde notei uma diferença, para melhor, foi a subir! nunca pensei que esse poderia ser um ponto tão distante da 26!
tipicamente via o pessoal das 26 e pedalar, em subidas íngremes, aos soluços; na 29, é tudo muito contínuo.
passa obstáculos de uma forma mais fácil, mas dá uma sensação de acalmia.
a rolar, claro, é uma mais valia.
o ideal? uma 29" FS.

Última edição:
Nuno, sabes o que significa "only compatible with new I-Spec series B"?

Tem a ver com a integração dos manipulos num só suporte?

Parece que sim, eu quando comprei mandei vir os normais.

I-Spec B:

The new XT offers an integrated mount system for the brake lever and shift lever, named “I-Spec”. With I-Spec, only one clamp band is needed which looks good and saves space on the handlebar besides saving around 10g. Horizontal micro-adjustment is possible for a customized set-up.

Acho que no Bike Discount já não aparecem os normais. Ainda assim, eles podem sempre ser usados com manipulos separados certo? Tenho os shifters SLX M660, que não são I-Spec...

Obrigado.

Penso que sim, pelas fotos nem vejo diferenças nenhumas para os meus.

Tirei um para ver e já são esses que permitem por tudo no mesmo, ou já não tinham na altura ou enganaram-se, até porque os outros não mencionavam ter o kit para cortar as bichas e estes traziam.

Os manipulos que eu tenho tb são os SLX mas os M670, deve dar para adaptar mas são precisas outras peças.

já agora, eu pensaria duas vezes em comprar qualquer uma delas...
o preço deve rondar os 1300-1400, certo?
é que têm ar de pesarem 14kg...

Sim, rondam as duas o mesmo preço. A 660 é mais barata um bocado. A 760 fica por esse preço.
E o peso da 760 é 13,6Kg (da 660 não sei, mas diria que deve andar por aí perto).

Também estou mais inclinado para a 760 por ser 27.5.

Recomendas alguma outra? :)

Tirei um para ver e já são esses que permitem por tudo no mesmo, ou já não tinham na altura ou enganaram-se, até porque os outros não mencionavam ter o kit para cortar as bichas e estes traziam.

Os manipulos que eu tenho tb são os SLX mas os M670, deve dar para adaptar mas são precisas outras peças.

Porreiro. Tendo em conta que se poupam umas 10g, segundo li, acho que não deve compensar.
Obrigado

Pessoal, cheguei a casa mais morto que vivo.
Foram 83 kms, não devo andar bom da cabeça [:D].

r9kz.jpg

1ª vez que vejo o estádio nacional ao vivo :

bnb5.jpg

Algures na parte de cima dos montes :

ojv8.jpg

Gostei do Jamor, pelo menos nem a bicla nem eu sofremos tanto como em Monsanto .

Já estive a pesquisar e afinal não dá para alterar, tinham de ser mesmo os shifters novos.

O que eu tenho e que deve ser idêntico ao teu:

http://techdocs.shimano.com/media/t.../SL/EV-SL-M670-3409_v1_m56577569830800253.pdf

Iguais mas Isepc:

http://techdocs.shimano.com/media/t...SL/EV-SL-M670I-3408_v1_m56577569830800254.pdf

Depois a Shimano para complicar tem 2 tipos de Ispec, o normal, e o B mais recente.

Os meus XT são os normais mas acho que não compensa estar a comprar shifters novos, o efeito é quase apenas estético.

Voltar
Superior