Tópico do crime

este Sócrates tem cá uma lata...

não é que vem com todo o descaramento culpar a justiça por 11 anos de atraso ?!?!?

e ainda por cima vem exigir 205.000 euros de indemnização ....

...
até me vieram as lágrimas aos olhos e nem quis que a minha esposa soubesse disto. 4 e 7 aninhos de idade. [s)]
...

é por isso que eu nem vejo notícias, é só coisas para deprimir

vejo o título e se me interessar leio senão passo à frente ( como este teu LOL )

Posso estar enganado, mas o facil acesso à internet veio empolar todo o tipo de taradices.

A internet veio colocar mais histórias destas a nú, e felizmente as pessoas não têm tanta vergonha como antes.

A minha mãe, quando era nova, lembra-se de um gajo da terra dizer a boca cheia que não estava para criar as filhas para que outros as "comessem". Pelos vistos várias pessoas sabiam o que se passava, mas ninguém disse nada.

Screenshot-2026-05-12-143125.png

Segundo o gráfico, total de crimes em 2025 superior a 1993... Aumentando paticamente 20% nos últimos 5 anos.

Se a sociedade melhorou, a educação melhorou, a saúde melhorou, e as pessoas vivem melhor de uma forma geral, pergunto-me o que terá ocorrido para este valor não ter baixado de forma equivalente

Não melhorou nada... a sociedade está claramente pior, a escolaridade média poderá ter melhorado mas a educação nem por isso, a saúde melhorou no privado. Cuidado com as comparações com 2020 e 2021, que a malta durante uma fase desses anos só podia cometer crimes em casa e noutra fase dentro do próprio concelho, o que limita claramente os criminosos [:D].

A internet veio colocar mais histórias destas a nú, e felizmente as pessoas não têm tanta vergonha como antes.

A minha mãe, quando era nova, lembra-se de um gajo da terra dizer a boca cheia que não estava para criar as filhas para que outros as "comessem". Pelos vistos várias pessoas sabiam o que se passava, mas ninguém disse nada.

E falou muitíssimo bem, disse a verdade, o respeito foi-se, é uma choldra isto agora, o que antigamente era a regra social de interação, atualmente é visto como uma excentricidade social, depois admiram-se do vincar da estratificação social no país.

E falou muitíssimo bem, disse a verdade, o respeito foi-se, é uma choldra isto agora, o que antigamente era a regra social de interação, atualmente é visto como uma excentricidade social, depois admiram-se do vincar da estratificação social no país.

Acho que não percebeste... Ele é que andava a comer as filhas antes que outros as comessem...

Acho que não percebeste... Ele é que andava a comer as filhas antes que outros as comessem...

Percebi, não invalida nada do resto. Coisas como o alcoolismo, jogo ou violência doméstica sempre existiram na malha social portuguesa, o resto que se observa á vista desarmada é que não, por isso é que o povo fala.

As famosíssima(s) percepções populares.

Last edited:
Hoje em dia todos os crimes são públicos e amplamente noticiados pela meia dúzia de canais que transmitem 24horas.
E obviamente o que hoje é crime, há 20 ou 30 anos era amplamente aceite, (nem é preciso ir mais para trás), ou era em muitos casos amplamente encoberto, por exemplo violações aos milhares entre senhorios criados, entre familiares, (veja-se crimes da igreja, antes casa pia), crimes no transito são às dezenas de milhares por ano, antes não eram.
Em termos educacionais não há sequer comparação com anos 80 e mesmo 90.

Hoje em dia todos os crimes são públicos e amplamente noticiados pela meia dúzia de canais que transmitem 24horas.
E obviamente o que hoje é crime, há 20 ou 30 anos era amplamente aceite, (nem é preciso ir mais para trás), ou era em muitos casos amplamente encoberto, por exemplo violações aos milhares entre senhorios criados, entre familiares, (veja-se crimes da igreja, antes casa pia), crimes no transito são às dezenas de milhares por ano, antes não eram.
Em termos educacionais não há sequer comparação com anos 80 e mesmo 90.

A história que estava a contar era ainda mais atrás, finais de 60 e inícios de 70.

Muita gente que por aqui habita é muito posterior aos anos 80/90....

Só conhecem a realidade das redes sociais e do tribalismo.

Em termos educacionais não há sequer comparação com anos 80 e mesmo 90

A autoridade moral falida de uma classe profissional, como a dos professores, perante a selvajaria da população estudantil, riu-se dessa falácia.

Coisas relatadas e apoiadas em estudos próprios, como o aumento de violência entre casais de namorados jovens, deve ser de novo percepções do povo, 😏

Não deixa de ser estranho, quando foi a última vez que houve um tiroteio no Martim Moniz? Sabes?

Se a polícia da Suíça for de coletes à prova de bala para uma procissão da Nossa senhora de Fátima dos emigrantes tugas o que é que achas?
Que é normal,é obrigatório o uso do colete à prova de bala em todas as forças de ordem e segurança no território helvético.

Que é normal,é obrigatório o uso do colete à prova de bala em todas as forças de ordem e segurança no território helvético.

Mas em Portugal não é, só em casos de situações de alto risco, o que não é o caso de uma procissão religiosa.

Basta pensar que a violência doméstica só é crime no código penal em Portugal desde o final dos anos 90...

Hoje em dia há muito mais coisas que são consideradas crime do que antigamente para além do facto de que hoje é muito mais fácil a denuncia pelas mais variadas razões. Antes uma mulher ir denunciar ter sido violada à polícia muitas vezes ainda saia de lá mais traumatizada do que quando entrou. As pessoas não têm noção de como era o país para as mulheres (principalmente) até ao início dos anos 2000s. Para além de toda a legislação de crime contra animais, crimes financeiros, a ASAE que só existe desde 2005, cybercrime, etc.. Não há qualquer dúvida de que antigamente haviam muito mais crimes.

Crimes contra as mulheres sempre foram muito comuns em Portugal. Quando se analisa esses dados temos que ter isto em conta.​

A autoridade moral falida de uma classe profissional, como a dos professores, perante a selvajaria da população estudantil, riu-se dessa falácia.

Coisas relatadas e apoiadas em estudos próprios, como o aumento de violência entre casais de namorados jovens, deve ser de novo percepções do povo, 😏

Sim, é verdade, no passado nunca existiu violência no namoro e muito menos entre casais!!
A estatística era zero...
As percepções são o novo nome que os lunáticos encontraram para a estupidez dos seus argumentos ou pior ainda para a sua inexistência.

Uma boa percepção disso está na violência no namoro ou mesmo no casamento ou nas escolas.

Sim, é verdade, no passado nunca existiu violência no namoro e muito menos entre casais!!
A estatística era zero...
As percepções são o novo nome que os lunáticos encontraram para a estupidez dos seus argumentos ou pior ainda para a sua inexistência.

Uma boa percepção disso está na violência no namoro ou mesmo no casamento ou nas escolas.

A alegação de percepção é a mais recente desculpa de uma classe politica medíocre e incompetente para tentar ocultar os fracassos de uma governação que não impede o crescimento da insegurança e o deficiente funcionamento de uma justiça ridicula e anedótica.

Back