Tópico do crime

Fernando Valente absolvido no caso da morte da grávida da Murtosa

E poderia ser de outra maneira? Não há nenhuma prova que ligue o suspeito à paternidade da criança. Ela nunca o revelou a ninguém. Pode haver condenações sem corpo mas é complicado. Sem existir qualquer indício... Não é o acusado que tem de provar que é inocente. E perceberam logo que com este não dava para o mandar pelas escadas da judiciária abaixo.

A falta de vergonha destes animais.[:cool:]
A6wYCxL.jpeg

Procurador brasileiro alerta para presença "muito preocupante" do PCC em Portugal

"O procurador brasileiro Lincoln Gakiya confirma que o Primeiro Comando da Capital (PCC) tem vindo a instalar-se “em força” em Portugal e que já terá recrutado nacionais portugueses. Em entrevista exclusiva ao Correio da Manhã, publicada na revista ‘Domingo’, o homem que lidera o combate à “máfia” brasileira (como o próprio adjetiva o PCC) há mais de duas décadas, reforça a convicção de que a principal organização criminosa da América Latina escolheu Portugal para montar ‘base’."

https://www.cmjornal.pt/portugal/de...presenca-muito-preocupante-do-pcc-em-portugal

img_400x516uu2025-07-12-00-32-10-2222092.jpg

link da imagem https://cdn.cmjornal.pt/images/2025-07/img_400x516uu2025-07-12-00-32-10-2222092.jpg

Depois não digam que não parece ser de propósito:

O Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas é detido por conduzir com alcool no sangue...
Em lugar algum é mencionado o partido politico ao qual ele pertence e está eleito.

https://expresso.pt/sociedade/2025-...ovas-detido-por-conduzir-alcoolizado-5e338266

Um badameco de um outro partido que eu cá sei é detido ou suspeito de alguma coisa, as parangonas enchem-se com o nome do partido em causa.

È a diferença entre factos e "achismos".

Por exemplo, a minha vizinha diz que se "sente" mais magra desde que anda a tomar não sei o quê mas a balança acusa mais 1kg.

Feelings.... [:D][:D]

Já vi muitos estudos estúpidos, mas este tá noutro nível.

Que é que estes gajos se lembraram:

em 2000 houve 359 445 participações e em 2024 houve 354 878 participações.
Crimes participados diminuíram 1,3% ( não falam das violações e da criminalidade grupal e juvenil que aumentaram substancialmente, mas ok).
Depois viram as primeiras paginas dos jornais: Correio da Manhã, Público, Diário de Notícias, Expresso e Sol e viram que nessas primeiras paginas o numero de referencias a crimes aumentaram 130% nestes últimos 25 anos ( não apresentam dados pelo que verificar isto é difícil)

Conclusão deles: crimes participados diminui 1,3% nos últimos 25 anos enquanto as menções a crimes nestes 5 jornais aumentaram 130% nas primeiras paginas.
O relatório também diz:
"Destes dados não resulta uma crítica à comunicação social. É inequívoco o valor da liberdade de imprensa, pilar de qualquer democracia liberal pluralista. O que resulta sim é a evidência de algum ruído comunicacional nas notícias na área da segurança e criminalidade."

Ou seja, não é uma critica à comunicação social, mas é [:D]

Como é que este estudo, que não tem ponta por onde se pegue passou ( pela própria comunicação social): Sensações de insegurança [:)]
Na imagem que está acima, está la: "Antes, um crime ficava nas noticias 2 ou 3 dias. Agora, são mais de 4". O relatório não tem lá isso.

O que pretendiam com este estudo? Em 25 anos passar de quase 360 mil para 355 mil participações, digamos que não é grande motivo de orgulho. Mas relacionar isso com noticias de primeira pagina de 5 pasquins, tá noutro nível. [:)] Faz-me lembrar o tempo de faculdade: "Faz uma dissertação sobre a reprodução dos pinguins com a quantidade de milho produzido no mondego" [:D]

Alguns aqui querem mesmo que esteja TUDO pior....

Bom Bom era nos anos 80 com ataques das FP25.

Agora a serio:

Isto nao pode ser sporting vs benfica.

Temos um tipo de criminalidade que tem aumentado, conforme referido acima, nomeadamente gangues juvenis, criminalidade violenta...

O que nao quer dizer que nao haja de facto mais sensacionalismo nos jornais, bem, no fundo isto já se falava há 20 anos, lembro-me bem. Algumas noticias exageradas, coisas assim.

Mas será assim tao dificil discutir o assunto sem entrincheiramentos?

E nunca esquecer que cada estudo é isso mesmo, um estudo, nao uma conclusao de toda a verdade ate porque isso tem que coincidir com outros estudos e alem do mais há que ver à lupa o que é analisado.

Alguns aqui querem mesmo que esteja TUDO pior....

Bom Bom era nos anos 80 com ataques das FP25.

Agora a serio:

Isto nao pode ser sporting vs benfica.

Temos um tipo de criminalidade que tem aumentado, conforme referido acima, nomeadamente gangues juvenis, criminalidade violenta...

O que nao quer dizer que nao haja de facto mais sensacionalismo nos jornais, bem, no fundo isto já se falava há 20 anos, lembro-me bem. Algumas noticias exageradas, coisas assim.

Mas será assim tao dificil discutir o assunto sem entrincheiramentos?

Se calhar convinha era compara com 10 anos atrás..

Alguns dados

Top 10 países da europa, incluindo UK, com maior número (absoluto) de migrantes não nascidos em países da UE, em 2023:
1Germany
2France
3Spain
4Italy
5United Kingdom
6Netherlands
7Austria
8Sweden
9Belgium
10Portugal
​ ​

Top 10 países da europa com maior numero (absoluto) de crimes reportados em 2023:
1Germany
2France
3United Kingdom
4Italy
5Spain
6Netherlands
7Belgium
8Sweden
9Austria
10Portugal

Crime index
1Belarus56.4
2France55.3
3Belgium49.1
4Sweden48.5
5Moldova47.1
6Greece47.0
7United Kingdom46.9
8Italy46.9
9Ukraine46.7
10Ireland45.9

Gráfico relação origem de cidadãos

o1eO6vK.png

​​

Última edição:
Não estava a deitar abaixo porque o "estudo" diz isto ou aquilo. Apenas quis realçar que o que ali está, de estudo, tem muito pouco.

Encontrei isto:
https://sedes.pt/wp-content/uploads/2025/07/Policy-Paper-01-2025-OSD.pdf

e se for este o documento final e oficial, eu não chamaria isto de estudo.

Onde estão os dados?
Qual foi a metodologia? ( dizerem que analisaram capas de 5 jornais, é no minimo, muito superficial)
Quais foram os critérios?
Como validar a consistência dos dados?
Como foram contadas as noticias?
Como foi feita a correlação entre as capas e a percepção de insegurança?

Isto mais parece um relatório politico do que um estudo técnico ( nem falamos de cientifico) .
O próprio objetivo deste estudo é altamente discutível

Poderíamos talvez dizer que o objetivo seria relacionar a sensação de insegurança com o numero de crimes reportados . Mas como chegam a isto não é explicito.
Inquéritos, sondagens? Nada disso, aferem indiretamente através do numero de noticias de 5 jornais. Já disse que não há critérios, nem dados, nem nada de jeito?

Como disse em cima, não sei se este é mesmo o documento final e oficial ( tudo parece apontar que sim)​. Mas se for, os princípios de um estudo, "é uma coisa que não lhes assiste"

Edit: corrigir erros ortográficos

Última edição:
Voltar
Superior