Tópico do crime

O negócio multimilionário oculto (VOLTA) da SDR Portugal

705046472_1410859037743272_8180133507214309268_n.jpg

Não sei porque está no crime topspeed.

Dúvido de vários pontos da análise e alguma análise é digamos muito criativa.

Mas tem também bons pontos e é muito melhor uma análise do que ninguém se tenha sequer dado ao trabalho.

E suspostamente porque não encontro os accionistas, estes são os produtores de bebidas e os retalhistas.

Eu posso não concordar com o modelo, mas apenas porque se cada um fizesse a sua parte, não era necessário criar tamanha ineficiência do sistema só para o tornar mais eficiente só nas garrafas, o que é um contrassenso.

Já é o 2ª ou 3º no mesmo concelho.

E se fizessem mais fiscalizações um pouco por todo o país eram fechados restaurantes todos os dias. Já passaram 10 anos desde a estreia do Pesadelo na Cozinha, um programa que era autêntico serviço público, aquilo que se viu por lá há por todo o país mas vezes 1000 ou mais.

Mas tem também bons pontos e é muito melhor uma análise do que ninguém se tenha sequer dado ao trabalho.

E suspostamente porque não encontro os accionistas, estes são os produtores de bebidas e os retalhistas.

Eu posso não concordar com o modelo, mas apenas porque se cada um fizesse a sua parte, não era necessário criar tamanha ineficiência do sistema só para o tornar mais eficiente só nas garrafas, o que é um contrassenso.

Curiosamente ainda ontem postei sobre o tema nas pequenas coisas que me irritam, é um sistema que meramente do ponto de vista ambiental não me convence.

A análise até é especulativa, tendo em conta que ainda não sabemos qual será a taxa de devolução, mas o facto é que cada embalagem abrangida que não seja devolvida são mais 10 cêntimos para a SDR. Por outro lado, há um porradão de equipamentos que foram criados para o efeito e cuja produção, transporte e montagem poluem. Há mais sacos e fechos criados de propósito para o sistema, que poluem. Carros que vão fazer a recolha, que poluem. Carros de alguns que vão andar de propósito para ir entregar as embalagens nos locais de depósito, que poluem.

Honestamente, do ponto de vista ambiental, espero que isto traga vantagens. Não estou é bem a ver como...

E se fizessem mais fiscalizações um pouco por todo o país eram fechados restaurantes todos os dias. Já passaram 10 anos desde a estreia do Pesadelo na Cozinha, um programa que era autêntico serviço público, aquilo que se viu por lá há por todo o país mas vezes 1000 ou mais.

Quem está ligado à hotelaria, seja por trabalhar lá ou por fazer assistências ou algo semelhante, sabe a javardeira que existe em diversos sitios.

É cada cena..

Mas muita coisa mudou desde o aparecimento da ASAE, aí sim. Há um antes e depois, mesmo que longe da perfeição, a hotelaria já melhorou muito.

É um crime ambiental e mais um roubo aos consumidores mascarado de ecologia.

Contabilizam-se à volta de 60 milhões de Euros por ano de lucro por taxas não devolvidas.

Da minha parte, o que dantes ia para o ecoponto, vai tudo para o lixo, já paguei a taxa.

Contabilizam-se à volta de 60 milhões de Euros por ano de lucro por taxas não devolvidas.

Da minha parte, o que dantes ia para o ecoponto, vai tudo para o lixo, já paguei a taxa.

WHAT ?? 60 milhoes....cum crl...já sabia que isto ia dar "lucro" mas nessa ordem...n fazia ideia.

E dá-me vontade de fazer o mesmo que tu.....

Podemos não concordar, mas vou passar o vermelho de propósito, só porque fui multado injustamente há x anos atrás?[;)]

Mas conheço quem já faz o mesmo, porque "não vou ser eu que vou ter o trabalho de separar o lixo, eu já pago, eles que o façam."

Por isso é que depois chega-se ao ponto de ter de quase obrigar só para atingir determinadas metas de reciclagem.

Podemos não concordar, mas vou passar o vermelho de propósito, só porque fui multado injustamente há x anos atrás?[;)]

Mas conheço quem já faz o mesmo, porque "não vou ser eu que vou ter o trabalho de separar o lixo, eu já pago, eles que o façam."

Por isso é que depois chega-se ao ponto de ter de quase obrigar só para atingir determinadas metas de reciclagem.

Não acho que seja essa a comparação..
Mandar o lixo para o contentor comum sem separar não é bem o mesmo que passar no vermelho mas ok acredito que nao seja pa comparar directo.

E sim já pagamos taxas. Se essas taxas deviam ser mais baixas? é outra discussão mas que merece ser tida, eu acho.

Agora se eu já separo o lixo porque raio vou agora ter de pagar taxa como se nunca tivesse reciclado?
Acho que é esse o cerne.

Tenho de pagar pelos outros? Cumpro a minha parte e não chega?

Uma analogia mais próxima do que se passa com este programa seria:

Eu cada vez que passar num semáforo, esteja ele verde, amarelo ou vermelho, pagar multa, então sim passo mesmo com o vermelho.
Se pago sempre multa, qual é mesmo o incentivo?
Peguem nos 10c e plantem uma arvore.

Uma analogia mais próxima do que se passa com este programa seria:

Eu cada vez que passar num semáforo, esteja ele verde, amarelo ou vermelho, pagar multa, então sim passo mesmo com o vermelho.
Se pago sempre multa, qual é mesmo o incentivo?
Peguem nos 10c e plantem uma arvore.

Mas se passares no verde, depois devolvem-te o valor da multa.

Não é bom nem mau, é ridículo associar que cada cidadão é não cumpridor logo à partida.

Mas nós em PT adoramos ser chulados e desde que haja bola tá tudo OK.

Isto é um bocado offtopic na minha opinião (não partilho da opinião do Clubman1d), e a análise que ponho abaixo será um bocado enviesada, mas que dá que pensar dá... eu queria mesmo era que alguém me conseguisse convencer que isto vai ser bom do ponto de vista ambiental... alguém se chega à frente?? Nota: Reciclo os meus resíduos o melhor que sei / consigo e vou continuar a fazê-lo. Este sistema o que provoca em mim é: costumava comprar umas latas de cerveja Desperados. A última compra que fiz já foi em garrafa de vidro. É chato porque as latas são de 1/2 l e as garrafas são de 330ml...

Editado: não há link nenhum porque era o mesmo que o Clubman colocou acima [:D]

Last edited:
Back