Tópico do Firefox - nova actualização v.91.

citação:Originalmente colocada por Jacare

citação:Originalmente colocada por larturlp

citação:Originalmente colocada por ARDav

www.firefoxmyths.com
Parece que o Firefox está mesmo a incomodar. É bom sinal.

"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win."
Mohandas Gandhi

Muito giro... mas duvido que o Gandhi percebesse o que quer que seja de Browsers... [:p]
Ou seja nao percebeste o significado da frase.

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

www.firefoxmyths.com

"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win."
Mohandas Gandhi

Não seja por isso...

http://secunia.com/product/10615/?task=advisories
http://secunia.com/product/4227/?task=advisories

Compara... :D

porque achas que sera?

www.firefoxmyths.com

Mohandas Gandhi

Não seja por isso...

porque achas que sera?

Porque o Opera é de uma empresa que está dependente das vendas e do sucesso do seu browser, assim como publicidade e parcerias com várias empresas e o Firefox é "apenas" um browser Open Source com umas ajudas monetárias do Google?

Sabes que eu paguei para usar o Opera quando ainda nem existia todo este hype em torno dos browsers e ainda hoje não me arrependo. É um browser fenomenal e ajuda-me bastante no meu trabalho.

Gostava de saber que ajuda dá o Opera que os outros não dão.

Devido às boas criticas que ia lendo de tempos a tempos sempre fui dando oportunidades ao Opera, durante semanas revirei-o de cima abaixo, utilizei todas as funcionalidades e sinceramente nunca me convenceu.

O firefox também já utilizo desdos primórdios em que ainda tinha outro nome, e nessa altura também era muito instável tornando bastante chata a sua utilização.

Por alguma coisa o IE dominou quase por completo o mercado, de facto era o browser que proporcionava a experiência de utilização mais satisfatória ao utilizador comum.

Às vezes os técnicos e engenheiros deixam-se levar pelo seu mundo de 0 e 1's e esquecem-se do utilizador final que não está minimamente interessado em saber se a plataforma do browser é a X ou a Y, e se cumpre as normas W e Z. O que está interessado é em navegar sem problemas, tudo o resto é conversa.

citação:Originalmente colocada por Bolide
Gostava de saber que ajuda dá o Opera que os outros não dão.
(...)

Bem, antigamente tinha o tabbed browsing, mas isso já não é novidade. :D Continua com as sessões, e ao contrário das versões antigas do Fire-qqcoisa (ainda não era fox) quando saia uma versão nova não precisava de re-instalar as extensões todas. Isto claro não esquecendo de que o Opera é o único browser que segue as normas W3C à risca e isso ajuda-me bastante no desenvolvimento de sites, até porque se no Opera funciona no IE normalmente também, o Firefox é que se faz de esquesito às vezes mas esse também não segue as normas à risca.

Depois é normal os webmasters de "vão de escada" dizerem que os browsers não prestam, coitados também não sabem mais :D

Mas eu acho piada aos fãs do Firefox quando falam mal do Opera mas esquecem-se que o Firefox tem sido melhorado e têm sido criadas extensões para fornecer no Firefox o que já existia no Opera ;)

Eu sou fã de um browser que seja "user-friendly" e agradável à vista.

Ultimamente tenho experimentado o Firefox 2.0, versão beta mas que pelo menos já tem português de Portugal e não do Brasil... mas tem, até ver, dois probleminhas, um com as imagens que por vezes não aparecem, outro, aqui no fórum, com os "replys" que aparecem com as letras muito pequeninas...

Também tenho experimentado o IE7, actualmente num patamar ligeiramente acima da versão beta, mas... não é lá muito intuitivo, o Firefox parece-me melhor.

Bom, falta experimentar o Opera, mas vou já tratar disso :D

Quanto a problemas de segurança, nunca tive chatices. Também evito frequentar sites "manhosos"...

Isso das letras aqui no fórum, tal como já disse no tópico do Opera não é culpa do browser. O Firefox 2.0 está a seguir mais à risca as normas W3C e é normal que apareçam erros e "coisas estranhas" em sites cujo código não está bem formatado.

Enfim.. Que todos os browsers têm falhas de segurança, já é sabido..

Alguns desses artigos, sinceramente fazem-me lembrar aquele artigo que o ano passado foi adorado e idolatrado aqui no forum em que empresas de segurança diziam que os MAC iam estar muito mais expostos a virus e ataques..

Curiosamente, este ano, quando essas mesmas empresas vieram dizer que afinal se enganaram, ninguém deu destaque a isso..

Essa conversa de: "Ahh e tal.. Conhecemos umas falhas, mas não vamos revelar"... É conversa de encher chouriços..

Já agora.. Essa de que o IE é o lider por isso é o mais atacado é realmente de rir...

Deve ser por isso, que no outro lado da barricada, nos servidores WEB, o Apache é o lider do mercado, mas o lider dos ataques é o ISS..

Opps... Lá se vai a teoria que deixa tanta gente contente..

Não seja por isso...

Já agora... Só para acabar a lista dos 3 grandes:

http://secunia.com/product/11/?task=advisories_2006

Secunia has issued a total of 14 Secunia advisories in 2006 for Microsoft Internet Explorer 6.x. Currently, 36% (5 out of 14) are marked as Unpatched with the most severe being rated Extremely critical

Bem, antigamente tinha o tabbed browsing, mas isso já não é novidade. :D Continua com as sessões, e ao contrário das versões antigas do Fire-qqcoisa (ainda não era fox) quando saia uma versão nova não precisava de re-instalar as extensões todas. Isto claro não esquecendo de que o Opera é o único browser que segue as normas W3C à risca e isso ajuda-me bastante no desenvolvimento de sites, até porque se no Opera funciona no IE normalmente também, o Firefox é que se faz de esquesito às vezes mas esse também não segue as normas à risca.

O Opera só deu suporte as principais normas CSS2, no Opera 9.. Se isso fosse o factor essencial para defenir o melhor browser, então teriamos que dar a vitoria ao KDE e aos browsers baseados no motor KHTML.. Porque nesse ponto leva um avanço de pelo menos ano e meio em relação ao Opera 9..

Quanto ao Firefox, é verdade que tem mais falhas de implementação do que o Opera 9. E não vai ser o Firefox 2 que vai resolver isso, os developers já disseram que o Gecko tinha que ser reescrito e por isso, em principio, menos de meio ano depois do Firefox 2, devera sair o Firefox 3, esse sim, já com suporte completo.. Aliás, actualmente, se quiseres usar uma versão alpha do Firefox 3, que já existem binarios, podes comprovar que as normas estão praticamente todas implementadas e passa todos os testes de normas CSS2 sem dificuldade..

Já outros browsers, os desenvolvedores, já disseram que nem na versão 7, nem provavelmente na 8, vão conseguir implementar todas as normas, nem estão preocupados com isso...

Isso das letras aqui no fórum, tal como já disse no tópico do Opera não é culpa do browser. O Firefox 2.0 está a seguir mais à risca as normas W3C e é normal que apareçam erros e "coisas estranhas" em sites cujo código não está bem formatado.
Tarde demais, já fui OPERAdo :D e para já estou a gostar do resultado.

citação:Originalmente colocada por mundano

O Opera só deu suporte as principais normas CSS2, no Opera 9.. Se isso fosse o factor essencial para defenir o melhor browser, então teriamos que dar a vitoria ao KDE e aos browsers baseados no motor KHTML.. Porque nesse ponto leva um avanço de pelo menos ano e meio em relação ao Opera 9..

Precisamente.
Fora o IE, discute-se muito o Firefox (Gecko) vs Opera mas há um motor que se tem vindo a destacar no Linux e no Mac (ainda não há implementações do KHTML no Windows decentes) que se tem revelado muito rápido, fiável e robusto.
Daí que no Linux gosto muito do Konqueror e no Mac o Safari é quase obrigatório, é uma pena não haver um bom browser para Windows baseado no WebKit/KHTML (existe o Swift mas é uma versão tão básica que nem bookmarks tem).

Cumprimentos

Voltar
Superior