Tópico do HOW TO Do it

Rafael1993

New member
Boa noite companheiros, criei este tópico com a intuito de discutir como se faz algo num carro correctamente, de forma a ajudar utilizadores a aprender correctamente e a evitar naturalmente trabalhos à "sapateiro" por parte de terceiros.

Para fins de organização, proponho a seguinte discrição:

Modelo especifico de carro, motor, modelo e ano de construção:
Aplicável a outros automóveis?
Tipo de manutenção:

Começo eu então com uma troca de uma distribuição.

Modelo especifico de carro, motor, modelo e ano de construção: Ford Focus 1.8 tddi/tdci de 99 a 2005
Aplicável a outros automóveis? Sim
Tipo de manutenção: Troca de distribuição

https://www.youtube.com/watch?v=emm5pkaqQ_s

Após a visualização do video, fiquei com algumas dúvidas:

1º Não se deveria trancar o motor com algo?
2º A rodar o motor pode ser assim?
3º Não se corre riscos a fazer isto sem estar trancado?
4º Marcar pontos e verificar no final o ponto do motor, rodando só a roda, se estiver certo, está feito?
5º o tensor está na tensão correta ?

Espero conseguir uma futura base de reparações HOW TO, de forma a quem desejar arriscar, o poderá fazer, ou alguém como eu poder aprender mais sobre este mundo. Opiniões e sugestões serão bem vindas !

Tudo pode ser feito como no vídeo, agora, alguns procedimentos podem não ser os mais adequados. De qualquer forma, quanto a trancar as polias, as do vídeo não parecem ter orifícios adequados para tal.

E ainda há outro aspecto, que é eu não saber falar ucraniano, logo também não entendo o que eles dizem para saber se acrescentam alguma info relevante.

De qualquer forma, se queres apreder alguma coisa, vê os videos do Eblase, que são em português.

Boa noite companheiros, criei este tópico com a intuito de discutir como se faz algo num carro correctamente, de forma a ajudar utilizadores a aprender correctamente e a evitar naturalmente trabalhos à "sapateiro" por parte de terceiros.

Para fins de organização, proponho a seguinte discrição:

Modelo especifico de carro, motor, modelo e ano de construção:
Aplicável a outros automóveis?
Tipo de manutenção:

Começo eu então com uma troca de uma distribuição.

Modelo especifico de carro, motor, modelo e ano de construção: Ford Focus 1.8 tddi/tdci de 99 a 2005
Aplicável a outros automóveis? Sim
Tipo de manutenção: Troca de distribuição

https://www.youtube.com/watch?v=emm5pkaqQ_s

Após a visualização do video, fiquei com algumas dúvidas:

1º Não se deveria trancar o motor com algo?
2º A rodar o motor pode ser assim?
3º Não se corre riscos a fazer isto sem estar trancado?
4º Marcar pontos e verificar no final o ponto do motor, rodando só a roda, se estiver certo, está feito?
5º o tensor está na tensão correta ?

Espero conseguir uma futura base de reparações HOW TO, de forma a quem desejar arriscar, o poderá fazer, ou alguém como eu poder aprender mais sobre este mundo. Opiniões e sugestões serão bem vindas !

Boas,

Relativamente ao tópico, parece-me uma boa ideia. Vamos ver se terá a adesão que esperas...

Relativamente ao video, e à questão de trocas de distribuição, posso-te dizer o seguinte:

Em primeiro lugar, qualquer troca de distribuição deve ser feita de acordo com o manual do fabricante. Existe um conjunto de diretrizes que são mais ou menos transversais, mas em cada motor pode-se dizer que o procedimento é diferente.
Para além disso, muitos motores exigem ferramenta dedicada, o que pode dificultar esse tipo de manutenção a um particular.

Respondendo diretamente às tuas questões:

1 - Sim. Neste caso são necessárias duas ferramentas para alinhar a cambota e a árvore de cames corretamente. O alinhamento neste caso não é feito pelas polies.
2 - Rodar o motor pela roda, desde que no sentido correto não terá grande mal... O maior problema é que com a roda no local não é possível a substituição da correia da forma correta.
3 - Sim, por vários motivos. O risco do motor não ficar corretamente no ponto e de a correia não ficar com a tensão correta.
4 - Não. Marcar pontos, apesar de ser uma técnica muito usada, idealmente nunca deveria ser usada. Apenas usando o procedimento e ferramenta adequada se pode garantir que a correia fica corretamente instalada. Basta ver o exemplo de uma correia que anteriormente foi mal substituída, e infelizmente muitas são, para se perceber que essa técnica não pode ser usada, nem permite de forma alguma fazer uma manutenção desta natureza com confiança.
5 - Não vi o video todo, nem a forma como o tensor foi instalado, mas neste caso em concreto existe um indicador no tensor que, quando alinhado, fica com a tensão correta. Mas esse alinhamento de nada serve se o tensor não estiver a ser tensionado devidamente. Neste caso, é necessário que a polie da árvore de cames se encontre solta aquando do tensionamento, de forma à tensão ficar homogénea pela correia. Como é preciso libertar a polie, esta vai inevitavelmente rodar relativamente a árvore de cames, inviabilizando de todo o uso de marcações de tinta neste caso.

Deixo-te aqui mais um vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=bTH6b-oM-BE&feature=youtu.be

Este espanhol tranca o motor como no manual, embora com ferramentas não específicas. Já não me recordo de todo o vídeo ao certo.
Não posso acrescentar mais nada, creio que o steeve é mecânico, ele sabe muito bem do que se fala. Temos de ter cuidado pois nem tudo o que está no Youtube é o que está certo como saberás.

Na altura também me lembro ter visto esse vídeo desse outro espanhol da Connect e achei o gajo um bocado maluco a fazer aquilo.[:cool:]

Back