Tópico do IRS

Agradeço a ajuda de alguém para a seguinte questão.

Estou a fazer o IRS de um familiar e no ano de 2023, as ações da Brisa que detinha no banco foram vendidas.

Neste momento tenho o documento do banco CGD, com a data de venda total e a data em que foram compradas faseadamente, mesmo as últimas têm mais de 20 anos (suspeito que foi na altura da privatização). Tem o valor de venda mas no valor da aquisição não aparece.

Como posso eu declarar o valor de compra?

Estou a fazer o IRS de um familiar e no ano de 2023, as ações da Brisa que detinha no banco foram vendidas.

Neste momento tenho o documento do banco CGD, com a data de venda total e a data em que foram compradas faseadamente, mesmo as últimas têm mais de 20 anos (suspeito que foi na altura da privatização). Tem o valor de venda mas no valor da aquisição não aparece.

O banco não pode fornecer esses valores ou pelo menos o preço médio de aquisição (já pediram)?

Se não, talvez possas ir por esta via
Tratando-se de partes sociais, warrants autónomos, certificados referidos na alínea g) do n.º 1 do artigo 10.º ou de outros valores mobiliários cotados em mercado regulamentado, o custo documentalmente provado ou, na sua falta, o da menor cotação verificada nos dois anos anteriores à data da alienação, se outro menos elevado não for declarado;
fonte: https://info.portaldasfinancas.gov.p...ges/irs48.aspx

Já tinha tratado do IRS e recebi um mail da minha empresa a dizer que se enganaram nos valores que comunicaram à AT. Estive a submeter a declaração de substituição e descobri que vou ter de devolver cerca de 500€ do reembolso. [8b][8b][8b][8b]
Alguém sabe como se vai processar? Eles vão-me enviar uma carta com uma guia de pagamento?

Já tinha tratado do IRS e recebi um mail da minha empresa a dizer que se enganaram nos valores que comunicaram à AT. Estive a submeter a declaração de substituição e descobri que vou ter de devolver cerca de 500€ do reembolso. [8b][8b][8b][8b]
Alguém sabe como se vai processar? Eles vão-me enviar uma carta com uma guia de pagamento?

Passou-se o mesmo com a minha mulher. São 6 meses de horas extras. Foi tudo apanhado de surpresa por causa dos valores que vão ter de devolver ou pagar a mais.

Valor nominal que acho que é baixíssimo (0.01€) ou valor a 0€.

A Brisa já não é cotada em bolsa há mais de 10 anos.

Também tive um amigo a perguntar-me o mesmo.[:p]

O banco não pode fornecer esses valores ou pelo menos o preço médio de aquisição (já pediram)?

Se não, talvez possas ir por esta via

fonte: https://info.portaldasfinancas.gov.p...ges/irs48.aspx
Pois o problema é que para complicar a resolução o titular faleceu este ano, impossibilitando saber a história das aquisições. Quase de certeza que foi na altura das varias fazes das privatizações e dos bônus ações que se tinha na aquisição das mesmas. Sei que nos últimos anos a empresa já nem cotada em bolsa estava, sendo que em 2023 as ações foram vendidas sem autorização do titular. Pedi informações á CMVM, vamos a ver o que vai dar... Penso que antigamente existia um departamento de contacto com acionistas na Brisa, mas como agora já não é cotada em bolsa devem ter encerrado esse departamento.

Pois o problema é que para complicar a resolução o titular faleceu este ano, impossibilitando saber a história das aquisições. Quase de certeza que foi na altura das varias fazes das privatizações e dos bônus ações que se tinha na aquisição das mesmas. Sei que nos últimos anos a empresa já nem cotada em bolsa estava, sendo que em 2023 as ações foram vendidas sem autorização do titular. Pedi informações á CMVM, vamos a ver o que vai dar... Penso que antigamente existia um departamento de contacto com acionistas na Brisa, mas como agora já não é cotada em bolsa devem ter encerrado esse departamento.

https://www.reddit.com/r/literaciaf...pecial_ao_pessoal_que_tem_ações_da/?rdt=47726

Vendi uma segunda casa e coloquei as mais valias para pagar o restante do empréstimo da casa principal e submeti o IRS no dia 1de maio, ainda está no estado "RECEPCIONADA - AGUARDA VALID". Sabem como será o processo, vou ser chamado às finanças?

Boas pessoal uma questão

É comum na simulação ter x valor de rendimentos e na declaração ter menos 100+-?

O valor dos rendimentos da declaração bate certo com a declaração passada pela empresa apenas na simulação tem lá 100€ a mais que não sei o porquê

Foi feito fora e apenas agora vi a declaração e a simulação

Obrigado

Mas isto é possível? Eu achava que as empresas tinham de reter IRS e pagar Seg. Social todos os meses em função dos salários pagos no mês anterior, e que era isso que dava origem aos valores que aparecem no IRS automaticamente. Que estranho...

Mas isto é possível? Eu achava que as empresas tinham de reter IRS e pagar Seg. Social todos os meses em função dos salários pagos no mês anterior, e que era isso que dava origem aos valores que aparecem no IRS automaticamente. Que estranho...

E fazem todos os meses e os valores aparecem automaticamente, podem ter dado conta agora que durante meses não comunicaram algum valor e corrigem a situação. O Empregado contribuinte não sai prejudicado, apenas se está a corrigir o que estava errado.

1º passo é pedir ao banco: A maior parte dos bancos nacionais numa primeira abordagem vão dizer que não têm dados relativos a compras anteriores a 1 de Janeiro de 2002, antes dessa data o sistema de registo de ações era diferente e a maior parte dos bancos não assume emitir declarações automáticas com os valores anteriores por não serem fidedignos. No entanto se pedires com jeitinho e se existir em arquivo, eles dão-te o histórico desde sempre.

2º se o banco não tiver mesmo esses dados, o que pode acontecer, só tens a hipótese se seguir o art 48 do IRS e como não há cotação nos dois anos anteriores, a solução é declarar o valor nominal que é 0,01€ por ação e assumir quase tudo como mais-valia.

Continuo à espera da massa.
Passou a validada no dia 4 de Junho mas ainda não aparece nos movimentos financeiros.

Boas pessoal uma questão

É comum na simulação ter x valor de rendimentos e na declaração ter menos 100+-?

O valor dos rendimentos da declaração bate certo com a declaração passada pela empresa apenas na simulação tem lá 100€ a mais que não sei o porquê

Foi feito fora e apenas agora vi a declaração e a simulação

Obrigado
Alguém sabe o que pode ter acontecido?

Obrigado

Como é então, na simulação aparece um valor no rendimento global 100€ acima do valores dos rendimentos no anexo A tabela 4? Não declaraste outros rendimentos, por exemplo no anexo E quadro 4B, anexo F, anexo G ou anexo J com opção de englobamento?

Como é então, na simulação aparece um valor no rendimento global 100€ acima do valores dos rendimentos no anexo A tabela 4? Não declaraste outros rendimentos, por exemplo no anexo E quadro 4B, anexo F, anexo G ou anexo J com opção de englobamento?

O rendimento declarado na tabela 4 do anexo A são 11294,73€ que batem certo com a declaração da entidade patronal.

Além disso no foram declarados 1800€ no anexo H na tabela A com englobamento.

Mas na simulação o rendimento global que aparece são 11400,52€

Obrigado

Back