Tópico do IRS

Entreguei a 1/4 foi dada como certa a 8/4 e está com liquidação processada desde o dia 20/4 mas xuxu até agora nada deste lado [8b]

o meu esta dado como certo desde 9/4 e não passa disso a data que tem é 12/4 não sei porque não é alterada esta sempre na mesma, o ano passado estava mais actualizada, enfim.

Não, tb estou assim.
Julgo que como tenho recibos verdes eles terão de aguardar o envio das declarações de a quem eu prestei serviços para ver se tudo bate certo.

Bem, hoje lá recebi email da AT a dizer que a declaração foi validada como certa.
Submetida a 06/04 com anexos B, G e SS.

Seguir-se-ão os próximos capítulos..

Malta fixe,

Tudo bem convosco? :-) Preciso da vossa expertise. [:p]

Basicamente é o seguinte: Submeti o IRS, como sendo Solteiro e sem dependentes, deu como certa e reembolso emitido.
Chegou, salvo-erro, na 2a feira à minha conta. Portanto, aparentemente tudo OK.

Acontece que, estou junto com a minha namorada à mais de 5 anos na mesma morada fiscal (3 anos numa morada, 1.5/2 anos noutra morada) e queria reverter a coisa para corrigir o meu IRS. Ou seja, ficar sem efeito a declaração anterior e fazer uma declaração nova de IRS só que em conjunto ou então fazer com que a declaração anterior seja substituída pela de substituição.
É possível fazer o mesmo, tendo em conta que já recebi o reembolso? [8b]

Pode parecer uma pergunta estúpida mas não encontro informação a não ser para corrigir a declaração e não sei se será este o caso.
Tentei ligar para o balcão de atendimento mas... Já se sabe... [:D]

Obrigado desde já! [;)]

Last edited:
Tens a caderneta recente? (os códigos estão em vigor desde 2013)
No rodapé tens 123456 - Nome da Freguesia - U - 7890 - B
O código 123456 é o código da freguesia, que equivale ao nome da freguesia que tens que colocar.
O U é o tipo, urbano (no teu caso deve ser R de rústico ou em casos especiais O de omisso).
O artigo é 7890 (como é terreno pode ter letras).
A fracção / Secção é o B

Se preencheres o tipo de prédio como sendo rústico, já não deves ter que preencher a Fracção/Secção. Quanto à "quota-parte", deve ser "100".

Agradeço a ajuda dos 2.

Já consegui ter a Declaração certa. No entanto notei que o valor a receber da simulação é quase metade do que recebia durante os ultimos 10 anos. Estranho.
Está relacionado com a venda do terreno? As despesas de seguros e facturas não aparece no programa, será que vai ser adicionado posteriormente?

Submetida dia 9/4, dada como certa dia 12/04 e não voltou a alterar..

Agora só tenho uma questão, tinha o IMI para pagar até dia 30/04, e efetuei o pagamento total ontem, 28/04, e ainda não aparece nos movimentos financeiros...É de ficar preocupado, ou é normal?

Submetida dia 9/4, dada como certa dia 12/04 e não voltou a alterar..

Agora só tenho uma questão, tinha o IMI para pagar até dia 30/04, e efetuei o pagamento total ontem, 28/04, e ainda não aparece nos movimentos financeiros...É de ficar preocupado, ou é normal?
Demora 2/3 dias até aparecer, e não sei se por ser fim de semana não vai demorar mais tempo.....

Download do programa Modelo3IRS directamente do portal das finanças na secção "download".

Depois de instalado abre-se o programa, selecciona-se "obtenção de uma declaração pré-preenchida" e introduz-se NIF e password.

Aparece a folha "Rosto" e "Anexo A" ambas pré-preenchidas correctamente faltando só seleccionar estado civil, residência fiscal, etc.

Existem as despesas gerais (estas não dá para alterar em lado nenhum) e despesas de saúde (estas pertencem ao anexo H e aparecem correctamente no portal das finanças sem necessidade de alterações).

A dúvida é saber se é necessário adicionar manualmente o Anexo H para que as despesas de saúde sejam consideradas no cálculo do IRS (a receber/pagar) ou se a declaração pode ser submetida apenas com o "Rosto" e "Anexo A" e desse modo as despesas de saúde são contabilizadas à mesma.

Neste caso não há despesas com imóveis nem com educação, etc que impliquem adicionar informação manualmente ao AnexoH. É só mesmo despesas de saúde que aparecem correctamente no portal das finanças.

Obrigado

Back