Tópico do IRS

Que é isso de "não ganhar o suficiente para ser trabalhador independente"? Querias dizer que ele ganhará menos de 14 x 705€ em 2022 e, tendo até 25 anos, pode ser incluído como dependente na declaração dos pais? Que eu saiba, ele pode sempre entregar uma declaração separada, isso pode é não valer a pena com os pais a perderem a dedução por dependente (600€) e das despesas dele (e ele sozinho pode não ter rendimentos para as abater). Recomendo simular os dois cenários de entrega para determinar o mais vantajoso.

Quanto às perguntas,

1 - Sim, se mantiverem os prazos, em fevereiro 2024.

2 - Talvez em dezembro 2023, logo após o processamento do ordenado. Não creio haver nenhum prazo legal, é apenas uma questão de dar o tempo necessário para atualizarem o sistema.

Quanto à 2ª pergunta:

Dezembro de 2023 ou de 2022 ?

Quanto à 2ª pergunta:

Dezembro de 2023 ou de 2022 ?

Percebo a dúvida. O mais correto seria de facto 2022, pois já sabes que em 2023 o agregado será diferente. Mas não creio que tenhas problemas se "fizeres confusão" e apenas tratares disso mais ou menos na mesma altura em que comunicas a alteração de agregado à AT.

De qualquer forma, a retenção é apenas um adiantamento. Ao processarem a declaração de IRS será tudo retificado.

Percebo a dúvida. O mais correto seria de facto 2022, pois já sabes que em 2023 o agregado será diferente. Mas não creio que tenhas problemas se "fizeres confusão" e apenas tratares disso mais ou menos na mesma altura em que comunicas a alteração de agregado à AT.

De qualquer forma, a retenção é apenas um adiantamento. Ao processarem a declaração de IRS será tudo retificado.

Percebo....obrigado pela dica.

Já alguém "atravessou a linha da meta" e foi brindado com os 125€ para o Leitão? [:D][:D][:D]

Vamos ver se ainda vem esta semana, para me perder no fim-de-semana! [:)]

Começam a quem tiver o IBAN no portal das finanças. É que pelos vistos andaram a limpar o IBAN a muita gente (eu incluido). Ainda há pouco falei com uma amiga contabilista, que muitos dos clientes ficaram sem IBAN nas finanças, é preciso voltar a introduzir.

Muito inteligentes estes do governo

Na época de entrega do IRS houve vários contribuintes (como eu) a quem voltou a surgir o primeiro IBAN alguma vez indicado às Finanças. Talvez a situação agora seja uma extensão disso.

Não tencionando desculpar a "bronca" da parte da AT, não houve também falta de apelos para verificar o IBAN, logo desde o anúncio dos apoios. Quem deixou para verificar só nos últimos dias também "facilitou".

Claro que se houver situações em que o IBAN durante a entrega do IRS estava (ou ficou) correto, e posteriormente foi alterado pelo sistema, é muito grave!

Última edição:
Na época de entrega do IRS houve vários contribuintes (como eu) a quem voltou a surgir o primeiro IBAN alguma vez indicado às Finanças. Talvez a situação agora seja uma extensão disso.

Não tencionando desculpar a "bronca" da parte da AT, não houve também falta de apelos para verificar o IBAN, logo desde o anúncio dos apoios. Quem deixou para verificar só nos últimos dias também "facilitou".

Claro que se houver situações em que o IBAN durante a entrega do IRS estava (ou ficou) correto, e posteriormente foi alterado pelo sistema, é muito grave!
O Meu está lá, mas é curioso que já tinha verificado, fui verificar novamente e está alterado para outra conta minha...

O Da esposa está correcto, que é onde recebemos o IRS.

Curiosamente fui verificar e tinha lá um IBAN que já nao uso há anos ... Mas eu já recebi varios reembolsos de IRS na conta correcta ... Este IBAN nao deve ser o mesmo que aparece na declaração de IRS

Agora ficou IBAN por confirmar

Voltar
Superior