Tópico do IRS

obrigado a todos que ajudaram

engraçado que os meus sogros mesmo com cerca de 2.500€ em despesas de saúde mesmo assim vão ter que pagar cerca de 90€ de IRS ... declararam pouco mais de 11.000€ de rendimentos
Se só têm esses rendimentos ( e são 2 titulares, ou seja recebem ambos, tipo 5500+5500) é bastante estranho esses valores. A não ser que falhe alguma coisa nas despesas. As deduções que têm consegues ver na simulação, ou indo ao efatura.

Pode não ter validado as faturas em devido tempo por exemplo, pode não ter havido comunicação de alguma entidade dos valores por exemplo de saúde ou educação e não ter colocado no IRS.

Eu valido todas as faturas que surgem no e-fatura... vou fazendo isso quase semanalmente desde que começou a ser assim. Os meus rendimentos são baixos, mas já o eram no ano passado e passou de um reembolso de quase 400€ para 100€.

engraçado que os meus sogros mesmo com cerca de 2.500€ em despesas de saúde mesmo assim vão ter que pagar cerca de 90€ de IRS ... declararam pouco mais de 11.000€ de rendimentos

esses 11000 devem estar concentrados num dos contribuintes, certo?

mesmo assim vê uns posts para trás onde se fala do artº70 (salvo erro)

Visto assim parece estranho, mas isso terá que ver com os descontos para IRS que realizaram ao longo do ano.

Porque quem recebe agora IRS no fundo é uma devolução. Se não descontaram não poderão ter devolução, e poderão ter eventualmente de pagar, conforme o balanço final.

Se estiver errado... alguém que me corrija, há por aqui quem perceba bastante do assunto, bem mais que eu.

Pode não ter validado as faturas em devido tempo por exemplo, pode não ter havido comunicação de alguma entidade dos valores por exemplo de saúde ou educação e não ter colocado no IRS.

Mas a deducao das faturas nao acontece so quando ha IRS a pagar? Quando temos a receber a deducao nao entra nas contas....acho eu

Eu valido todas as faturas que surgem no e-fatura... vou fazendo isso quase semanalmente desde que começou a ser assim. Os meus rendimentos são baixos, mas já o eram no ano passado e passou de um reembolso de quase 400€ para 100€.

Então, porque é que dizes "a culpa é minha por me desligar disto" ?

Então, porque é que dizes "a culpa é minha por me desligar disto" ?

Pelo que vou lendo aqui no tópico há muita gente a fazer o seu próprio IRS e com cuidados que provavelmente fariam que o reembolso fosse algo mais justo. É que até poderão ter havido alterações das quais não me apercebi que fizeram com que o reembolso fosse mais baixo do que vem sendo habitual nos últimos anos. A ideia, se calhar errada e um pouco desleixada é de "entrego ao contabilista, ele saberá o que fazer". Mas a verdade, é que esse também poderá não se dar a trabalho "extra" para atingir diferentes resultados. Na próxima semana vou passar lá para levantar os documentos, também já falo com ele sobre esse assunto.

Pelo que vou lendo aqui no tópico há muita gente a fazer o seu próprio IRS e com cuidados que provavelmente fariam que o reembolso fosse algo mais justo. É que até poderão ter havido alterações das quais não me apercebi que fizeram com que o reembolso fosse mais baixo do que vem sendo habitual nos últimos anos. A ideia, se calhar errada e um pouco desleixada é de "entrego ao contabilista, ele saberá o que fazer". Mas a verdade, é que esse também poderá não se dar a trabalho "extra" para atingir diferentes resultados. Na próxima semana vou passar lá para levantar os documentos, também já falo com ele sobre esse assunto.

A verdade é que, para um IRS simples, podias muito bem preencher tu e poupar mais essa conta do contabilista. [;)]

Se os valores de um ano e outro forem iguais (mais 100 menos 100) a devolução deveria ter sido mais euro menos euro igual. 300€ de diferença é muita coisa, só pode haver rendimentos a mais ou deduções a menos de um ano em relação a outro.

Mas a deducao das faturas nao acontece so quando ha IRS a pagar? Quando temos a receber a deducao nao entra nas contas....acho eu
A dedução entra sempre nas contas, agora pode é não haver nada a deduzir se não tiveste retenções durante o ano e aí o acerto de contas dá zero.
A dedução como já disseram atrás beneficia quem já teve retenções durante o ano, pode fazer com que receba toda a retenção que teve durante o ano, pode fazer com que receba parte, ou pode apenas abater na parte que tem a pagar se a retenção feita durante o ano não for suficiente e beneficia quem não teve qualquer retenção se o acerto agora feito for um valor a pagar, se tiver a pagar 1000 e tiver deduções de 200, só paga 800.

A verdade é que, para um IRS simples, podias muito bem preencher tu e poupar mais essa conta do contabilista. [;)]

Ele não cobra muito, são cerca de 10€ e de vez em quando vou abrindo actividade porque sou músico e para passar recibos de vez em quando, ele trata-me disso também. Mas vou ver se para o próximo ano me inteiro melhor de como fazer o processo e ver a possibilidade de ser eu a fazê-lo.

então deixo aqui prints dos dados

eu na minha modesta opinião e com o que sei dos anos anteriores acho que eles deviam receber na totalidade o IRS que descontaram ao longo do ano 98,83€ a minha sogra nem desconta IRS devido há pensão ser baixa

[

IMG] [/IMG]

ricbarata

Os rendimentos são 15580€ bem acima dos 11mil que referiste.
Em todo o caso do efatura tem a deduzir 64€ de saúde e nada mais (além dos "normais" 250€ de despesas gerais.) Pode tentar arranjar mais despesas de saúde e de restaurantes e mecânico por exemplo para no próximo ano pagar menos ou até que sabe receber parte do valor que já tinha lá. (o máximo que poderia receber eram os 98€ que já tinham retido durante o ano).
O que devia ter acontecido para não pagar agora é que o teu sogro devia ter retenção na fonte mais que os 98,83€. Acabaria por pagar o mesmo, mas faseadamente todos os meses. Na realidade paga 196€ de IRS mas já lá tem 98€ adiantados.

Atualização

Submetida: 09/04

Declaração certa: 12/04
Declaração c/ reembolso: 01/05
Reembolso emitido: 05/05

Back