Tópico do IRS

Viva, aproveito para fazer uma pergunta, cá em casa tambem somos 3 eu a maria e um dependente, apenas tenho o anexo A e H para preencher, tenho PPR que aparece automaticamente, tenho emprestimo da casa que não aparece automaticamente, dai tenho sempre que colocar os dados da casa... a pergunta é posso fazer o irs automatico?
É que os outros anos não podia...
A minha situação é igual, tenho PPR e crédito habitação, por isso não sei se deva este ano optar pelo automático

A mais alguém que tenha mais valias a declarar, está a dar o automático?

O ano passado nem me deixava submeter pelo automático, este ano deixa (e não devia) !

A consignação é o que? 0,5% de IRS ou 15% de IVA?

Tu é que escolhes.

Na opção dos 0.5 % de IRS a instituição recebe essa percentagem do imposto retido - não recebes menos nem pagas mais por isso.

Na opção dos 15 % de IVA a instituição recebe essa percentagem dos IVA proveniente da exigência de fatura (oficinas, cabeleireiros, restaurantes) e vai ter impacto no valor a receber/pagar

Aqui já fiz a simulação e vou receber mais 200€ do que recebi no ano passado e sou solteiro e sem dependentes,se o cão também for contado como dependente. [:D]

Segundo o IRS automático vou pagar 37,97€.

Confesso que não percebi, tenho de ir ler como isto funciona.

Nos últimos dois anos recebi sempre o total das deduções registadas no e-fatura.

Fizeste automatico ou o modelo 3 normal?
A mim tanto no automatico como no modelo 3 normal separado junto , o valor dá igual sem tirar nem por.. nao sei se aguarde mais uns dias para debug...e fala por automatico, espero receber mais cedo lool

estava na fase de considerar todas as opções, precisava saber se me compensava ou não meter tudo junto

acabei por meter só com o dependente A e o B vai fazer só , dá mais um cento de euros, é dinheiro
Fizeste automatico ou o modelo 3 normal?

A mim tanto no automatico como no modelo 3 normal separado junto , o valor dá igual sem tirar nem por.. nao sei se aguarde mais uns dias para debug...e fala por automatico, espero receber mais cedo lool

Bem, este ano segundo a simulação vou buscar cerca de 2650€, quase o dobro do que vinha a ser normal.

Mesmo assim ainda ficam lá com quase 4500€...

Viva. Tenho aqui uma duvida a ver se alguem me consegue ajudar.

Cá em casa somos eu, mulher e 1 dependente. Declaração conjunta, rendimentos exclusivamente por conta de outrem.

Regra geral as despesas são as que temos registadas no e-fatura, portanto, tudo para que o preenchimento automático seja tranquilo.

MAS em 2018 vendi um apartamento e comprei outra casa, e a venda produziu mais valias que reinvesti no novo imóvel. Adicionalmente, tive encargos com a venda do apartamento e durante o periodo que o tive fiz obras de melhoria, que quero abater em sede de IRS.

As minhas dúvidas são:
Tenho que tomar alguma ação antes de entrega do IRS, ou seja, reclamar alguma rúbrica à AT sobre o preenchimento automático?
Ou basta, na hora de submeter o IRS, não aceitar o preenchimento automático e 'customizar' preenchendo manualmente as rúbricas necessárias para apresentar estes negócios e os respetivo encargos para dedução?

Obrigado.

A entrega automática já está a 100% ? Ou terá ainda alguns bugs?
Estou a tentar entregar e o valor que me apresenta a receber é de cerca de 340€ menos do que simulei num simulador que não costuma falhar por muito.
Por outro lado, a declaração que apresenta, no campo dos anexos, só tem a quantidade 1 para o anexo A, e não tem quantidade para o anexo H. Por isso pergunto-me se, apesar de os valores das despesas aparecerem correctamente, se estas estão a ser consideradas nos cálculos para apurar os valores finais...
anexos.jpg

A entrega automática já está a 100% ? Ou terá ainda alguns bugs?
Estou a tentar entregar e o valor que me apresenta a receber é de cerca de 340€ menos do que simulei num simulador que não costuma falhar por muito.
Por outro lado, a declaração que apresenta, no campo dos anexos, só tem a quantidade 1 para o anexo A, e não tem quantidade para o anexo H. Por isso pergunto-me se, apesar de os valores das despesas aparecerem correctamente, se estas estão a ser consideradas nos cálculos para apurar os valores finais...
Ver anexo 147455

Confirmo que algo está mal... Se simular uma entrega normal (não automática) os valores já são coincidentes com a simulação.

Voltar
Superior