Tópico do IRS

Há algum simulador completo que tenha em conta o meu caso: Casado com rendimentos dependentes e também recibos verdes e venda de imóvel herdado que gerou mais valias? Queria ver se era mais vantajoso fazer a entrega conjunta com a minha mulher ou em separado. O simulador das finanças avalia as duas hipóteses?
Obrigado.

Ano passado submeti dia 1 e no dia 13 já estava na conta. Mas como não é muito e o destino dele vai ser mete-lo na poupança, não tenho pressa.

Viva. Tenho aqui uma duvida a ver se alguem me consegue ajudar.

Cá em casa somos eu, mulher e 1 dependente. Declaração conjunta, rendimentos exclusivamente por conta de outrem.

Regra geral as despesas são as que temos registadas no e-fatura, portanto, tudo para que o preenchimento automático seja tranquilo.

MAS em 2018 vendi um apartamento e comprei outra casa, e a venda produziu mais valias que reinvesti no novo imóvel. Adicionalmente, tive encargos com a venda do apartamento e durante o periodo que o tive fiz obras de melhoria, que quero abater em sede de IRS.

As minhas dúvidas são:
Tenho que tomar alguma ação antes de entrega do IRS, ou seja, reclamar alguma rúbrica à AT sobre o preenchimento automático?
Ou basta, na hora de submeter o IRS, não aceitar o preenchimento automático e 'customizar' preenchendo manualmente as rúbricas necessárias para apresentar estes negócios e os respetivo encargos para dedução?

Obrigado.

Desculpem a insistência, mas alguem consegue ajudar?

Não és obrigado a submeter em automático.

Fazes manual com todos os dados e anexos que necessitas e submetes em manual.

Obrigado pela resposta.

Estive a ver a declaração pré-preenchida, e enquanto não coloquei o Anexo G validou, simulou etc.
Preenchi o Anexo G ja não simula, tenho as minhas dúvidas quanto a forma de preencher isto, até porque vendi 3 frações e só 1 era habitação permanente, tive encargos com a compra e venda, e obras de valorização, e reinvesti noutro imóvel permanente, parece-me que provavelmente não estou a atinar com os valores.

Provavelmente é melhor procurar ajuda profissional, que tipo de profissional me poderia ajudar? Contabilista? Solicitador? Outro?

Obrigado!

Bom dia a todos.

Fui simular o IRS e surgiu aqui uma dúvida. O ano passado tive rendimentos do Fundo de Garantia Salarial da Segurança Social que estão da declaração pré preenchida. Apenas não preenche um campo que é o número de anos a que respeitam esses rendimentos.
Consoante o número de anos que coloco, o valor a receber muda.
Tenho de colocar o número de anos que trabalhei na empresa que faliu?
Eu recebi esse valor em 2018 mas penso que não seja para colocar "1" porque se assim fosse já podia estar pré preenchido.

Última edição:
Obrigado pela resposta.

Estive a ver a declaração pré-preenchida, e enquanto não coloquei o Anexo G validou, simulou etc.
Preenchi o Anexo G ja não simula, tenho as minhas dúvidas quanto a forma de preencher isto, até porque vendi 3 frações e só 1 era habitação permanente, tive encargos com a compra e venda, e obras de valorização, e reinvesti noutro imóvel permanente, parece-me que provavelmente não estou a atinar com os valores.

Provavelmente é melhor procurar ajuda profissional, que tipo de profissional me poderia ajudar? Contabilista? Solicitador? Outro?

Obrigado!

Trolha!

Voltar
Superior