Tópico do IRS

Vergonhoso este tempo de espera só porque se declara o raio de um Iban!

Meti logo no dia 1 e nem mexeu... Agora já percebi porque é que a malta mete sem anexo j e depois mete uma de substituição.. Para o ano não falha!

o teu post levantou-me uma dúvida, tendo declarado o Iban degiro este ano, é necessário declarar todos os anos enquanto o tiver? [8b]

Meti logo no dia 1 e nem mexeu... Agora já percebi porque é que a malta mete sem anexo j e depois mete uma de substituição.. Para o ano não falha!

Tinhas feito a declaração normal sem o IBAN, depois de receberes o dinheiro na conta, colocavas uma declaração do subsituição, com o Anexo J, onde declaras o IBAN estrangeiro...

Como é que isso funciona? Substituição depois de processada? Se for antes não deve adiantar nada.

Bom dia pessoal,

Já entreguei o IRS; no entanto, estive a ler os últimos posts e reparei que me esqueci de incluir o anexo J... :sh)

De facto, no ano passado abri 2 contas no estrangeiro: Degiro (acções e ETFs) e Openbank (Conta á ordem, Poupança e Robot-advisor), e, por ser novidade, nem me lembrei das obrigações fiscais destas coisas...

Da Degiro não recebi, que eu me tivesse apercebido, qualquer declaração anual, e não "vendi" nada. Assim, pelo que percebi dos vossos posts, apenas terei que colocar o NIB Alemão no anexo J. É isso? Se sim, em que campo\quadro?

Quanto ao Openbank, saquei uma Declaração de Rendimentos de 12 páginas (!?). Esta apresenta um rendimento líquido total de 24.93 €, que presumo que seja para pôr no Quadro 8 do Anexo J; e os movimentos efectuados pelo Robot mencionados na declaração? O que fazer com estes valores? Colocá-los todos no quadro 92A desse mesmo anexo J?

E já agora, como já submeti e aguardo validação, é melhor enviar já a declaração de substituição, ou, como referiram anteriormente, só depois do reembolso?

Cumprimentos e obrigado desde já.

Os IBAN + BIC são declarados no quadro 11.

Quanto ao Openbank, o que eu opto por fazer no quadro 9.2 A e que não está necessáriamente correto, é agrupar os movimentos por país da fonte, somando os valores de realização e aquisição e utilizando a data mínima de aquisição e máxima de realização. Técnicamente estará incorreto, mas como não tem impacto no resultado e se trata de uma mais-valia tão pequena (semelhante à tua), decidi avançar assim.

Quanto ao substituir já ou depois do reembolso, como no teu caso tens rendimentos (embora reduzidos) haverá impacto no resultado do processamento da declaração. Assim, eu no teu lugar entregava já. O cenário "limpo" para substituir após o reembolso é quando apenas se tem o quadro 11 preenchido.

Os IBAN + BIC são declarados no quadro 11.

Bom dia amigo,

Obrigado pela resposta. O IBAN do OB é o da Conta à ordem? Quanto às mais-valias, tecnicamente não me parece que tenham havido, pois aquilo tem estado a desvalorizar bastante...
C:\Users\smpc\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.gif
C:\Users\smpc\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image002.gif

Em vez de agrupar os movimentos também poderei criar tantas linhas quanto forem precisas, ou seja, literalmente copiar as linhas da declaração anual para o quadro 9.2A, não? Dará trabalho, mas, pelo menos, penso que estarei mais longe de fazer asneira...

Já agora, aderi ao Robot-advisor do OB em Setembro de 2021 com 2k€ para receber os 100 de oferta (perfil New York). Neste momento estou com 1995€ (-104 paus...), ou seja, lá se foi a oferta...Estou a pensar em só lá deixar os 1000€ para não ser penalizado, e mudar também o perfil de investimento para o menos agressivo (Kuala Lumpur)... O que é que achas?

É que, se esses mil continuarem a encolher, não serei (seremos...) penalizados na mesma?

Última edição:
Voltar
Superior