Tópico do IRS

Para quem tem rendimentos CAT. A mais rendimentos CAT. B, com recibos verdes passados a uma única entidade é mais vantajoso englobar tudo pala tributação segundo as regras da CAT. A ou não?

Mete que não, simulas.
mete que sim, simulas.

E vês.

Porque sem saber quais os rendimentos da Cat A e do Cat B ninguém te consegue dizer se compensa ou não.

No meu caso, todos os englobamentos que fiz não me compensam.
Só ainda não testei entregar separado(dois titulares) . Mas por norma também não me compensa.

Estranho confesso que tinha 99% de certeza que o ano passado tive de fazer o login com os sujeitos passivos e os dependentes.

eu tive confirmar todos os logins do meu agregado

escolhi opção automática, rendimento conjunto com a minha mulher, 1 dependente

quando escolhi ACEITAR pediu essas confirmações para cada um deles login/pass

o que me aconteceu também no ano passado

como as PASS são comuns e o browser as tem guardadas eu não tive problemas

eu tive confirmar todos os logins do meu agregado

escolhi opção automática, rendimento conjunto com a minha mulher, 1 dependente

quando escolhi ACEITAR pediu essas confirmações para cada um deles login/pass

o que me aconteceu também no ano passado

como as PASS são comuns e o browser as tem guardadas eu não tive problemas

A mim não pediu da minha filha, apesar de a ter colocado como dependente.

Mas o ideal será ser um encontro de contas o mais ligeiro possível.
Receber 800€ é que é mau.

os rendimentos são baixos, 13.821 euros no ano passado

e na simulação automática dava para receber tipo 178 euros este ano de IRS

os 800 euros foi o que recebeu de IRS no ano passado

estive a pesquisar e ele tem direito a IRS Jovem, mas tem que ser manual

ou seja fiz agora uma simulação e indica 945,60 € a receber por usufruir do IRS Jovem

grande diferença

os rendimentos são baixos, 13.821 euros no ano passado

e na simulação automática dava para receber tipo 178 euros este ano de IRS

os 800 euros foi o que recebeu de IRS no ano passado

Sim, mas não é melhor receber mais todos os meses e depois ter um reembolso menor ou até nulo? É incrível como esta ideia continua difícil de passar.

Sim, mas não é melhor receber mais todos os meses e depois ter um reembolso menor ou até nulo? É incrível como esta ideia continua difícil de passar.

Se não for por mais nada, só o facto de se receber esse valor sem as devidas correções por causa da inflação já representa prejuízo.

Pode não parecer muito, mas por exemplo nos anos em que a inflação esteve próxima dos dois dígitos, financiar o estado com o nosso dinheiro representa uma perda real significativa do poder de compra.

pois, não sei

o que fiz foi fazer à mão para ele usufruir dos descontos de IRS Jovem

e passou dos 178 a receber para 945 euros a receber

fez retenções de 1 286,00 € euros

Infelizmente para bem mais de metade da população o IRS é quase como um 15º mês. As pessoas vivem do liquido mensal, não sabem como funciona o IRS nem os impostos e nem querem saber. E entretanto ficaram habituados a receber e à medida que as estimativas vão sendo cada vez mais certas e as retenções melhores sentem que estão a "perder" quando na realidade estão é a ganhar liquidez mensal.

É incrivel a quantidade de pessoas que entrevisto e que apenas o que querem saber é de receber 1.000, 2.000, 3.000 liquidos por mês. Não sabem quanto recebem atualmente bruto, nem que enquadramento fiscal têm.

Mais um exemplo de como as retenções andam ajustadas.

Reformado com 14k em pensões.

Fez 1200€ em retenção, quando a coleta dá 1600€. Ou seja, reteve 400€ "a menos" ao longo do ano.

Agora, além da dedução fácil de 250€ por despesas gerais, foram precisos 1000€ em despesas de saúde só para não ter de pagar mais (infelizmente, teve bastante mais).

Custa é entregar ao estado X e passado um ano não receber X + Y.... Isto seria o justo, ninguém empresta dinheiro sem receber juros...

Concordo com o receber na totalidade e no final do ano fiscal, pagarmos o que devemos..

Voltar
Superior