Tópico do IRS

isto é o pico da incompetencia do Governo do Costa, em 9 anos passou de 1 semana para mais de 3 meses e continuo à espera...

image.png

IRS.png - Click image for larger version  Name:	IRS.png Size:	22.4 KB ID:	14477968
A minha também está engraçada. Demorou 2 meses para ficar certa.... [:D]

Aqui foram 10 dias, entre submeter (20.06.2024) e receber (mais do que ano passado, mas com mais um dependente também)
Ainda deu quase €90 em juros

Para o ano há mais

E eu já larguei o guito ontem. Ao menos estou despachado e vi-me livre desses abutres logo no início.

Agora é comecar a meter algum de lado para o ano que vem nao ter que andar a ir buscar adiantamentos... enfim...

Só para dizer:
Entregue a 27/06
Certa a 01/07
Dinheiro na conta a 9/07.

Não tinha pressa em entregar, até porque pensava que ia pagar, mas afinal ainda tive direito a reembolso. Pouco, mas foi positivo.[:D]

O montante pago a título de entrada de uma casa entra para efeitos de dedução em sede de IRS?

Conheço quem tenha beneficiado disso (tendo um teto máximo de 500€) mas não li nada sobre o assunto.

A entrar como deduções é em que rubrica do efatura?

Aqui foram 10 dias, entre submeter (20.06.2024) e receber (mais do que ano passado, mas com mais um dependente também)
Ainda deu quase €90 em juros

Para o ano há mais
Ainda não percebi bem como e que "eles" (finanças) calculam o juro??!

A minha sogra recebeu +/- 20€ de juros do IRS de ~450€
Eu no meu IRS de ~1300€ recebo ~1.10€ de juros (parece mesmo a gozar)

Alguém me explica como eles calculam o juro?!

Esta é para o Jordão, que não chego lá.[:D]

Um familiar mandou-me o seu IRS para ver, porque quase nunca paga IRS.

Rendimentos de 10640.

80 e tal euros a pagar de IRS.

Esta é para o Jordão, que não chego lá.[:D]

Um familiar mandou-me o seu IRS para ver, porque quase nunca paga IRS.

Rendimentos de 10640.

80 e tal euros a pagar de IRS.

Só com essa informação, parece uma adivinha :)

Talvez não tenha atingido 250€ de deduções à coleta. Verifica na segunda página do documento de liquidação.

Last edited:
Só com essa informação, parece uma adivinha :)

Talvez não tenha atingido 250€ de deduções à coleta. Verifica na segunda página do documento de liquidação.

Não é advinha. É mesmo pergunta.[:D] Não tem deduções, acho eu.

Só tenho cópia de demonstração de liquidação de IRS. Não tenho segunda página.

Mas por exemplo, esta informação,

https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/minimo-de-existencia.aspx

fica errada e lá estamos outra vez a complicar o simples.

E já percebi que eles meteram no cálculo os 250€ de deduções gerais familiares por exemplo:

10.640€ - (4.104€+[250€/14,50%]) = 4.811,86€*

https://www.santander.pt/salto/minimo-de-existencia

Ainda bem que ninguém gosta de taxas únicas para simplificar impostos.[:D]

No fundo é para obrigar a pedir facturas com NIF.

E já percebi que eles meteram no cálculo os 250€ de deduções gerais familiares por exemplo:

10.640€ - (4.104€+[250€/14,50%]) = 4.811,86€*

https://www.santander.pt/salto/minimo-de-existencia

Exatamente. Agora (IRS de 2023) com 10640€ de rendimento por conta de outrém há uma coleta de 250€. Só com esse valor em deduções não haverá imposto a pagar. Bastam 715€ em despesas gerais ao longo do ano, por exemplo quem use carro facilmente gasta isso só em combustível.

Back