Tópico do IRS

Quem dera que toda a maquina do estado funcionasse como as finanças.
Cerca de 24 horas depois da entrega recebi email a dizer que a declaracao tem erros...
Bota mais unas largas de centenas ao bolo... pqp isto[:vm)]

Pois foi o que eu pensei no nosso caso o rendimento bruto são 31300€ dividindo por 2 que temos um filho vamos logo para o 4 escalão por isso me cortaram o abono quando ele fez 6 anos:sh).

Consegues ver as contas no site da seg social. O rendimento bruto entra tudo, não apenas o que vai no IRS. (por exemplo baixas, juros, etc)
Com 1 filho só os 2 ganhando o salário mínimo é que têm abono a partir dos 6 anos.

Não vais pagar mais IRS (%) sobre os teus rendimentos, certo? Apenas adiantaste menos durante o ano e ficou mais para ser pago agora. Se tivesses retido o dobro todos os meses e agora fosses receber 500€, não te deprimia? :)

Compara o resultado de (coleta total / rendimento global) da liquidação deste ano e do anterior.

É a carga fiscal no seu todo. Isso é que me deixa triste. Porque quer trabalhe a mais ou não, no fim, levo sempre uma enorme talhada.

É a carga fiscal no seu todo. Isso é que me deixa triste. Porque quer trabalhe a mais ou não, no fim, levo sempre uma enorme talhada.

Não discordo, mas ultimamente o IRS tem diminuido todos os anos. Se o suficiente considerando a inflação, já é outra questão.

Os limites e taxas dos escalões têm sido alterados, bem como a dedução específica fixa (valor fixo isento, substituído pelo valor de contribuições para Seg Social quando superior)
  • 2022: 4104€ isentos, 7116€ seguintes sujeitos a 14,5%, ...
  • 2023: 4104€ isentos, 7479€ seguintes sujeitos a 14,5%, ...
  • 2024: 4350,24€ isentos, 7703€ seguintes sujeitos a 13%, ...
  • 2025: 4462,15€ isentos, 8059€ seguintes sujeitos a 13% (12,5% em proposta), ...​

o PS em 9 anos subiu a carga fiscal em todos os anos através da não actualização das tabelas e os mais variados limites de isenções e beneficios fiscais.
apenas no ultimo ano com eleições à porta houve uma actualização, mesmo assim muito abaixo da inflação do ano anterior...

basta ver esse limite em 9 anos subiu 100€, em 2 do novo governo já subiu 350€

Não discordo, mas ultimamente o IRS tem diminuido todos os anos. Se o suficiente considerando a inflação, já é outra questão.

Os limites e taxas dos escalões têm sido alterados, bem como a dedução específica fixa (valor fixo isento, substituído pelo valor de contribuições para Seg Social quando superior)
  • 2022: 4104€ isentos, 7116€ seguintes sujeitos a 14,5%, ...
  • 2023: 4104€ isentos, 7479€ seguintes sujeitos a 14,5%, ...
  • 2024: 4350,24€ isentos, 7703€ seguintes sujeitos a 13%, ...
  • 2025: 4462,15€ isentos, 8059€ seguintes sujeitos a 13% (12,5% em proposta), ...​

Essa é outra.

Mexem sempre nos escalões, nas tabelas de retenção mexem sempre. Já nas tabelas das deduções, está quieto. :sh)

Ou seja, por mais que aumente o custo de vida, o Estado não procura o equilíbrio. Só areecada e arrecada vez mais.

Uma das críticas que faço ao IRS é a forma como lida com as famílias com filhos menores.

Querem aumentar a natalidade, mas os benefícios dados em IRS são umas migalhas.

Mexem sempre nos escalões, nas tabelas de retenção mexem sempre. Já nas tabelas das deduções, está quieto. :sh)

Ou seja, por mais que aumente o custo de vida, o Estado não procura o equilíbrio. Só areecada e arrecada vez mais.

As alterações nos escalões e tabelas de retenção têm sido a reduzir o imposto a reter e no geral pagar (não confundir com o resultado da declaração, que é apenas um acerto de contas).​

Quanto a rendas, o limite de dedução (15%) tem sido ajustado
  • 2023: 502€
  • 2024: 600€
  • 2025: 700€
  • 2026 (legislado): 750€
  • 2027 (legislado): 800€

Last edited:
As alterações nos escalões e tabelas de retenção têm sido a reduzir o imposto a reter e no geral pagar (não confundir com o resultado da declaração, que é apenas um acerto de contas).​

Quanto a rendas, o limite de dedução (15%) tem sido ajustado
  • 2023: 502€
  • 2024: 600€
  • 2025: 700€
  • 2026 (legislado): 750€
  • 2027 (legislado): 800€

Isso é agora, estiveram congelados todo este tempo...

Isso é agora, estiveram congelados todo este tempo...

Tal como a dedução específica foi 4104€ durante imensos anos, até mais recentemente. Mas agora essas situações já não se aplicam.

Reclamação aplicável seria por exemplo terem deixado de contemplar juros de contratos de crédito habitação celebrados após 2011, e reduzido o limite dessa dedução para 296€, valor que esse sim continua inalterado.

Quem lê estes posts se calhar pensa que sou grande defensor do IRS ou do Governo. Mas a intenção é que conheçam e compreendam as regras do IRS, pois já percebi que boa parte das revoltas assenta em factos mal compreendidos (ex: maior pagamento na declaração após menor retenção ao longo do ano, reinvestimento apenas da mais-valia em vez do valor de venda do imóvel).

Last edited:
Já nas tabelas das deduções, está quieto. :sh)

Passou práticamente em silêncio, mas as despesas de saúde dedutíveis passaram de 50% ilimitados há 25 anos para a miséria actual.

A educação também tem um limite irrisório, face aos custos reais. Tudo para subjugar o vulgo aos serviços do estado ...

Pois foi o que eu pensei no nosso caso o rendimento bruto são 31300€ dividindo por 2 que temos um filho vamos logo para o 4 escalão por isso me cortaram o abono quando ele fez 6 anos:sh).

Eu nem com 4 filhos tenho abono, entretanto tens casos de gajas que não trabalham e se lhe meteres a renda ganham tanto como eu, espetacular

image.png

Este é o estado final quando se paga IRS? já está assim há bastante tempo depois de ter pago...

Para quem não gostar muito de esperar, é entregar no último dia.

Este ano fiz a declaração do meu pai, não é uma declaração simples, porque tem anexos E e J. Entreguei no última dia, foi validada muito rapidamente, e passou por todos os estágios em menos de 10 dias. Dinheiro já caiu na conta.

No meu caso, que tenho uma situação parecida e costumo entregar logo no início, nunca demora menos de 1 mês, mas o normal é perto de 2

Para quem não gostar muito de esperar, é entregar no último dia.

Este ano fiz a declaração do meu pai, não é uma declaração simples, porque tem anexos E e J. Entreguei no última dia, foi validada muito rapidamente, e passou por todos os estágios em menos de 10 dias. Dinheiro já caiu na conta.

No meu caso, que tenho uma situação parecida e costumo entregar logo no início, nunca demora menos de 1 mês, mas o normal é perto de 2

O reembolso rápido depende da sorte, há IRS que entregaram no mesmo dia e uns levaram semanas a serem pagos e outros levaram semanas só para serem validados pelo sistema central, e sem lógica alguma, há em alguns casos IRS simples e complexos em ambas as situações..

O reembolso rápido depende da sorte, há IRS que entregaram no mesmo dia e uns levaram semanas a serem pagos e outros levaram semanas só para serem validados pelo sistema central, e sem lógica alguma, há em alguns casos IRS simples e complexos em ambas as situações..

Não é essa a ideia que tenho.

Há muitos anos entrego sempre no primeiro dia, com anexos E e J, e o tempo que demora até ser reembolsado é muito constante de ano para ano. Em 95% das vezes, demoro entre 40 a 60 dias a receber o €€€€.

A única exceção foi este ano.

Back