Tópico do IRS

O esclarecimento não está no link, foi apagado.

Pois foi. Não sei o que se passou.

Mas muito do que era explicado está também nesta entrevista: Quinhões hereditários de imóveis deixam de pagar IRS: saiba o que muda

Basicamente, a venda de quinhão hereditário, isenta de IRS, é a venda do direito total à herança (imóveis e outros ativos) de um ou mais herdeiros. Não serve para vender apenas um imóvel específico, quando ele não constitui o total restante da herança indivisa. E o comprador do quinhão não está nesse momento a adquirir um imóvel (não fica seu titular), apenas o direito a vir a herdá-lo com o acordo dos restantes herdeiros (se existirem) na partilha.

Na prática, este esquema pode funcionar bem quando
  1. O(s) imóvel/is a vender constitue(m) o total restante da herança
  2. O comprador adquire os quinhões hereditários de todos os herdeiros (ou todos os outros herdeiros, quando o comprador é já um deles)

Last edited:
Pois foi. Não sei o que se passou.

Mas muito do que era explicado está também nesta entrevista: Quinhões hereditários de imóveis deixam de pagar IRS: saiba o que muda

Basicamente, a venda de quinhão hereditário, isenta de IRS, é a venda do direito restante total à herança (imóveis e outros ativos) de um ou mais herdeiros. Não serve para vender apenas um imóvel específico, quando ele não constitui o restante total da herança indivisa. E o comprador do quinhão não está nesse momento a adquirir um imóvel (não fica seu titular), apenas o direito a vir a herdá-lo com o acordo dos restantes herdeiros (se existirem).

Sim, tem sido amplamente divulgado na CS, inclusive se a herança for constituída apenas por 1 imóvel mentem-se a posição de não pagamento de mais valias na venda da herança indivisa.

O que eu não vi explicado ainda, é como se processa o dinheiro da venda do quinhão. Imaginando que alguém vende o seu quinhão, digamos por 200k€, não paga mais valias, mas e em sede de IRS, esse dinheiro não entra como rendimentos?

O que eu não vi explicado ainda, é como se processa o dinheiro da venda do quinhão. Imaginando que alguém vende o seu quinhão, digamos por 200k€, não paga mais valias, mas e em sede de IRS, esse dinheiro não entra como rendimentos?

Herança não é rendimento. O rendimento seria apenas a diferença entre o valor de venda e o valor da herança. Mas o IRS não contempla a venda de quinhões hereditários, por isso não há declaração.

A tributação da herança é feita em Imposto do Selo. Mas os conjuges / unidos de facto, ascendentes e descendentes estão maioritariamente isentos.

Quanto menos se desconta menos se recebe
Ou mais se paga... esperava nao pagar nem receber no acerto relativo a 2024. Afinal tive milhares de euros para pagar, curiosamente o mesmo valor que tinha recebido no acerto referente a 2023. Nao houve rendimentos extraordinários e apenas uns aumentos inferiores a 10% nos vencimentos.

Reformulem os escalões e os seus respectivos limites, percentagens de desconto e parem de "brincar" com as tabelas de retenção na fonte.

Ou mais se paga... esperava nao pagar nem receber no acerto relativo a 2024. Afinal tive milhares de euros para pagar, curiosamente o mesmo valor que tinha recebido no acerto referente a 2023. Nao houve rendimentos extraordinários e apenas uns aumentos inferiores a 10% nos vencimentos.

Reformulem os escalões e os seus respectivos limites, percentagens de desconto e parem de "brincar" com as tabelas de retenção na fonte.

É mesmo um bocado "brincadeira" o acerto que foi feito em Setembro e Outubro de 2024 e que vão repetir +- nos mesmos moldes agora em Agosto e Setembro de 2025.
Onde num casal (4 salários bons) retem uns milhares de IRS a menos.. que são agora esses milhares que te vêm buscar, e para o ano será semelhante.

É mesmo um bocado "brincadeira" o acerto que foi feito em Setembro e Outubro de 2024 e que vão repetir +- nos mesmos moldes agora em Agosto e Setembro de 2025.
Onde num casal (4 salários bons) retem uns milhares de IRS a menos.. que são agora esses milhares que te vêm buscar, e para o ano será semelhante.
Sim, é juntar isso a uma subida de escalão...

Teoricamente é melhor pagar do que não pagar ou receber.
Na pratica, custa pagar uma batelada valente. Ver sair o dinheiro da conta revolta bastante mais ... :(

A ideia que tenho é que nos USA é assim que funciona. Não há retenção alguma e depois as pessoas tem que pagar o IRS numa batelada única anual....
Mas talvez os users que lá morem podem esclarecer.... Prelude???

O esclarecimento não está no link, foi apagado.

Não sei se é este:

https://www.reddit.com/r/literaciaf...vida_sobre_maisvalias_de_quinhão_hereditário/

Obrigado JRJordao por colocares mais esclarecimentos e por me mencionares na resposta. És uma grande "mais-valia" para este e outros forum!
Eu estou no caso: estou a vender um imóvel que, neste momento, é o único bem da herança (somos dois herdeiros). O imóvel permanece no NIF da herança. Vou falar novamente com uma advogada para saber se poderemos escapar à mais-valia e, se sim, que cuidados se deverão ter na escritura.

Não sei se é este:

https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/1m5dmi9/d%C3%BAvida_sobre_maisvalias_de_quinh%C3%A3o_hered it%C3%A1rio/

Obrigado JRJordao por colocares mais esclarecimentos e por me mencionares na resposta. És uma grande "mais-valia" para este e outros forum!
Eu estou no caso: estou a vender um imóvel que, neste momento, é o único bem da herança (somos dois herdeiros). O imóvel permanece no NIF da herança. Vou falar novamente com uma advogada para saber se poderemos escapar à mais-valia e, se sim, que cuidados se deverão ter na escritura.

Era um outro, publicado no mesmo dia em reação a esse. Que entretanto foi apagado.

Mas o essencial está também na entrevista Quinhões hereditários de imóveis deixam de pagar IRS: saiba o que muda

Se o imóvel é tudo o que resta da herança, e os dois herdeiros estão dispostos a vender o seu quinhão hereditário, o esquema deve funcionar. Mas tens de ver os detalhes com uma advogada, pois parece-me que teria de haver primeiro escritura(s) de venda de quinhões e depois (já sem teu envolvimento) escritura de herança do imóvel por parte do comprador. Como explicado na entrevista, se a herança vende diretamente o imóvel, é uma venda normal, a declarar 50/50 pelos dois herdeiros no IRS.

Duvida em relação ao IRS 2024.

Submeti a declaração a 23 de Abril, fiz o pagamento a 6 de Julho (tenho o comprovativo do banco), mas o estado ainda aparece como "NOTIFICAÇÃO EMITIDA" no portal das finanças.
É normal demorar tanto tempo a mudar de estado? A data da situação aparece como 2025-05-26 e a semana passada recebi o documento para pagar em casa (que tem a mesma referência que está no documento de pagamento do banco, portanto está correta)...

Back