E depois , um dia, o comprador dos quinhoes descobre que é ele que tem as mais valias eheh
E vai ter quando vender os bens da herança...
E depois , um dia, o comprador dos quinhoes descobre que é ele que tem as mais valias eheh
Em relação às mais-valias respeitantes às heranças, a AT emitiu uma Informação Vinculativa:
https://info.portaldasfinancas.gov....tivas/rendimento/cirs/Documents/PIV_28716.pdf
[...]
2. Sendo assim, é agora entendimento da AT que os ganhos decorrentes da alienação
do direito à herança ou de quinhão hereditário, ainda que a herança indivisa seja
apenas constituída por um ou vários bens imóveis, não estão sujeitos a tributação em
sede de IRS;
3. De ressalvar que esse entendimento aplica-se apenas quando decorrer,
inequivocamente, da escritura pública, ou documento similar, que se transmite o direito
de um, ou vários, herdeiros à herança, ou quinhão hereditário, como um todo;
4. Ou seja, falamos aqui dos atos de disposição a que se refere o artigo 2124º do
Código Civil, quer alienação de herança, quer de quinhão hereditário, mas sempre
tendo por objeto a universalidade de bens e direitos - um todo, que compõe a herança
indivisa - ainda não partilhada
[...]
Os pontos seguintes é que são problemáticos. Penso ser exemplo parecido ao meu caso e ao de outros users. No meu caso, dois herdeiros a vender uma casa (bem específico, apesar de ser o único bem da herança).
Cheira-me que vão dizer:
Ah e tal há uma casa e 50€ naquela conta. Como só venderam a casa, pagam IRS...
Teriam de incluir na venda também esse saldo da conta. Tudo o que compõe a herança.
Cheira-me que vão dizer:
Ah e tal há uma casa e 50€ naquela conta. Como só venderam a casa, pagam IRS...
Melhor porquê?
Quase ninguém vai-se meter nesses esquemas complicados e as finanças irão continuar a aplicar na esmagadora maioria dos casos o mesmo procedimento de sempre.
Digo eu.[]
para evitar que isso aconteça pergunto se ainda existem aquelas benesses do PPR ?????
se sim, é possível fazer um PPR com reforços anuais para poupar todos os anos no IRS ?
obrigado,
vou ter que fazer porque é quase certo que vou pagar IRS no ajuste anual, este ano paguei 180 e tal euros
isto vai doravante acontecer a muita gente, agora com novas mudanças nas taxas...
no NovoBanco tem esses PPRs, acho que vou fazer por lá
e todos os anos posso fazer reforço para beneficiar no IRS
e aos 60 anos posso resgatar o dinheiro sem penalizações ( vou fazer já em SET 56, seriam apenas 4 anos )
é isso ?!
Paguei a treta do irs deste ano. Em depressão nos proximos dias a pensar no destino que lhe vao dar.[s)]
O Montenegro foi mto generoso no salário de Agosto. Espero que Set seja igual.[]