Tópico do IRS

É obrigatório se a validação te obrigar a preencher para submeter. Suponho que para quem trabalhar e tiver até 35 anos será obrigatório.

A divergência tem alguma coisa a ver com IRS Jovem? E é mesmo um erro ou apenas um alerta para confirmares? Se conseguires colocar aqui o texto, ajudava bastante.
Viva,

Forcei a entrega sem mencionar nada no campo, já não consigo colocar aqui.
Vou tratar de submeter uma nova, pelo sim pelo não. :sh)

Edd :)

Não faz nenhum sentido. Este ano aconteceu-me uma coisa muito curiosa. O contabilista da empresa por algum motivo "esqueceu-se" de entregar o modelo 39 dentro do prazo, segundo ele por um motivo técnico qualquer do software. Mas como eu tenho sempre receio de ter problemas com a declaração, vou ao site da Segurança Social confirmar qual é o meu rendimento do capitais de ano anterior, porque no próprio site das finanças não consigo [:D][:D]

Graças ao site da segurança social, descobri que o contabilista não tinha enviado o modelo 39, e se eu tivesse enviado a declaração sem consultar, já iria dar me@@a.

É isto que me faz questionar porque raios a própria AT não apresenta essa informação, para evitar enganos, quando ela existe e está disponível, inclusive para outras entidades consultarem.

Não conhecia e até está bastante bem.

Sendo assim, pelo menos antigamente dava sem problemas, funcionários da Segurança Social podem ter acesso ao património e rendimentos de quem entenderem.

Sei que entretanto já não é tão fácil, mas duvido que não se possa dar a volta.

A ideia de não facilitarem o conhecimento dos rendimentos ao contribuinte é prática geral de variadíssimos países, não é caso único em Portugal.

Já agora quem tem direito ao IRS jovem, até aos 35 anos, tem de selecionar. Não é automático.

A ideia de não facilitarem o conhecimento dos rendimentos ao contribuinte é prática geral de variadíssimos países, não é caso único em Portugal.

Isto não faz grande sentido. Não é o meu caso, mas imagino pessoas que têm dividendos de dezenas ou centenas de empresas. Eu bem sei que essas pessoas têm outras a trabalhar para elas, mas ainda assim a chance de erros ou esquecimentos é grande.

Porra, quando é que estes gajos acertam com o raio da fórmula?? [8b][8b][8b]

Todos os anos recebo acima de 1000 €, este ano vou pagar 1400 €!! Não há um meio termo??? :sh):sh):sh)

Todos os anos recebo acima de 1000 €, este ano vou pagar 1400 €!! Não há um meio termo??? :sh):sh):sh)

Esqueceste-te de fazer retenção na fonte e depois quere o quê?...[:D][:D][:D]

...

quando o fisco tem a receber nunca há divergências, só existem divergências quando têm dinheiro a devolver, existe dúvida ?!?! não !!! cabada de chulos, um gajo trabalha é para o estado
Por acaso até há, e até ocasionalmente funcionam pior de quando há imposto a receber.

Cada pessoa tem valores de rendimentos e despesas diferentes dos anos anteriores e das outras pessoas.
E isto é sem pensar no fato de que todos os anos eles mexem em detalhes totalmente insignificantes na lei e outras regras, que em alguns anos só afetam algumas pessoas é verdade, mas as consequências em muitos casos é só mesmo para atrapalhar...​

Cada pessoa tem valores de rendimentos e despesas diferentes dos anos anteriores e das outras pessoas.

Quando as pessoas dizem "recebia X e agora pago Y", não se perdia se dissessem também a diferença entre retenções na fonte nos dois anos. Ficava-se a saber se há mesmo agravamento da fiscalidade, ou é só pagar o mesmo mais tarde ...

Tive um bónus de adesão no Santander, sujeito a retenção, que não foi reportado. Talvez por bug devido a entretanto ter encerrado a conta. Tive aviso de divergência no portal das finanças, e ao consultar o total na Seg Social percebi que faltava esse.

Também aprendi que abaixo de 25€ as empresas não têm de reportar, e verifiquei que a Real Vida e Fidelidade nessa situação não reportam mesmo.

Situações que acrescentam complexidade na declaração sem pré-preenchimento.

Pela primeira vez em quase 20 anos a malta da CGD reteve-me 28% do cashback do CC.[8b]

Nem sei se bem se mal.

Quando as pessoas dizem "recebia X e agora pago Y", não se perdia se dissessem também a diferença entre retenções na fonte nos dois anos. Ficava-se a saber se há mesmo agravamento da fiscalidade, ou é só pagar o mesmo mais tarde ...

Tens toda a razão, mas muitos não devem ter essa informação presente e nem sequer o conhecimento da interligação entre esses valores. Antes "recebiam IRS" e agora "pagam IRS"!

Para a generalidade dos casos, penso que de há uns ~5 anos para cá a tributação efetiva tem sempre diminuido. Os escalões ajustados em função da inflação, as deduções específica e por rendas aumentadas, novos setores no e-fatura. Pode é às vezes não parecer. E quando há diferenças importantes no agregado, rendimentos ou despesas, é mais dificil comparar.

Os rendimentos são +/- parecidos. Aliás, o ano passado nem foi o que teve mais rendimentos.

Eu tenho um emprego fixo + uma actividade secundária como freelancer. E faço religiosamente todas as retenções na fonte há muitos anos.

Desconfio que é a nova fórmula do desconto/escalão do IRS no emprego fixo que está a fazer com que desconte IRS a menos todos os meses, o que depois leva a que se tenha de fazer o acerto. :sh)

Pela primeira vez em quase 20 anos a malta da CGD reteve-me 28% do cashback do CC.[8b]

Nem sei se bem se mal.

Eish!

Acho que o ActivoBank também já fez isso.

Como ficamos agora? Os bancos e financeiras têm incumprido perante a AT estes anos todos?

Os
Eu tenho um emprego fixo + uma actividade secundária como freelancer. E faço religiosamente todas as retenções na fonte há muitos anos.

Desconfio que é a nova fórmula do desconto/escalão do IRS no emprego fixo que está a fazer com que desconte IRS a menos todos os meses, o que depois leva a que se tenha de fazer o acerto. :sh)

Os múltiplos salários têm esse problema.

Recebes X€ + Y€ todos os meses, mas no recibo do X€ reténs como se recebesses apenas X€ no total. Ficas (legalmente) com imposto em falta.

Já vi que não vale mesmo a pena enviar a declaração cedo.

Normalmente envio no dia 1 de Abril, demora sempre 2 meses ou perto disso para passar a certa...

Este ano enviei a 26 de Abril, passou a certa hoje, ao fim de apenas 13 dias. Com anexo E e 2 x Anexos J (rendimentos meus e da Maria)

também tenho essa percepção de outros anos, quem envia anexo J nos primeiros dias são tratados depois de quem envia umas semanas mais tarde, mesmo que também tenham anexo J, se calhar como têm bugs nos primeiros dias deixam para o fim, por isso este ano ainda não enviei

Back