Tópico do IRS

Se tiverem a pagar podem enviar a 1 de abril ou a 30 de junho. Só têm que pagar a 31 de agosto;

Se tiverem a receber e enviarem a 30 de junho, recebem até 31 de agosto ou depois disso com juros;
Se tiverem a receber e enviarem a 1 de abril, recebem garantidamente depois disso ... se receberem depois de 31 de agosto, recebem juros;

A última opção é sempre a melhor, pois há uma probabilidade elevada de receberem antes de 31 de agosto e ficam com o dinheiro do lado de cá em vez de ficarem com ele do lado de lá ...[;)]

Quanto aos bugs está para vir o dia em que eu enviei a 1 de abril e simulei depois a 30 de junho e o resultado do valor a receber/pagar foi diferente ...

Se tiverem a pagar podem enviar a 1 de abril ou a 30 de junho. Só têm que pagar a 31 de agosto;

Se tiverem a receber e enviarem a 30 de junho, recebem até 31 de agosto ou depois disso com juros;
Se tiverem a receber e enviarem a 1 de abril, recebem garantidamente depois disso ... se receberem depois de 31 de agosto, recebem juros;

A última opção é sempre a melhor, pois há uma probabilidade elevada de receberem antes de 31 de agosto e ficam com o dinheiro do lado de cá em vez de ficarem com ele do lado de lá ...[;)]

Quanto aos bugs está para vir o dia em que eu enviei a 1 de abril e simulei depois a 30 de junho e o resultado do valor a receber/pagar foi diferente ...

é porque não tens anexo J, que nem dá para simular 🤣

Simular com esses dados migrados para os anexos E (juros, dividendos) e G (vendas). Para a maioria dos casos, serve.

Mesmo assim simulador não está actualizado para as alterações fiscais dos últimos 3 ou 4 anos e podes ter uma enorme surpresa particularmente no caso do englobamento que entrou em vigor em 2023...

Mesmo assim simulador não está actualizado para as alterações fiscais dos últimos 3 ou 4 anos e podes ter uma enorme surpresa particularmente no caso do englobamento que entrou em vigor em 2023...

Referes-te ao desconto de 10/20/30% sobre as mais-valias? De facto, o simulador não o aplica. É uma das muitas exclusões. Mas não tem a ver com englobamento (somar aos salários), é de aplicação global.

Algum dos nossos membros da área da contabilidade ou da advocacia fiscalista me consegue explicar como alguém pode ter duas declarações de IRS 2024 (portanto do ano fiscal passado) ambas apresentadas no mesmo dia e ambas com comprovativo / modelo3.

Quando a AT passa um comprovativo/mod3 para um determinado NIF é porque outras (eventuais) declarações foram substituídas por essa, estou certo ou errado?

Obviamente que uma dessas declarações não pode ser comprovada pelos mecanismos existentes... mas nem toda a gente o faz! E o mesmo NIF dá-se no direito de apresentar duas declarações, ambas com comprovativo da AT... e ambas com a mesma data de apresentação! Essa da mesma data é que me faz mais espécie...

Claro que já os mandei bugiar, por muito dinheiro que eles possam ter... mas fiquei com a pulga na orelha!

Algum dos nossos membros da área da contabilidade ou da advocacia fiscalista me consegue explicar como alguém pode ter duas declarações de IRS 2024 (portanto do ano fiscal passado) ambas apresentadas no mesmo dia e ambas com comprovativo / modelo3.

Quando a AT passa um comprovativo/mod3 para um determinado NIF é porque outras (eventuais) declarações foram substituídas por essa, estou certo ou errado?

Obviamente que uma dessas declarações não pode ser comprovada pelos mecanismos existentes... mas nem toda a gente o faz! E o mesmo NIF dá-se no direito de apresentar duas declarações, ambas com comprovativo da AT... e ambas com a mesma data de apresentação! Essa da mesma data é que me faz mais espécie...

Claro que já os mandei bugiar, por muito dinheiro que eles possam ter... mas fiquei com a pulga na orelha!

Foi um clone...[:blush:]

[:)][:)]​

É pá... está tão bem feito...

Eu só percebi quando recebi as duas declarações / Modelo 3! E nenhuma batia certo...

Daí ter ido ao site da AT e ter indagado... claro que uma não consegui comprovar! Mas como é que é possível... Duas no mesmo dia, com dados totalmente díspares???

Photoshop? Já não se pode confiar em ninguém... E um gajo que "ganhava" quase 4k€ brutos/mês...

Numa empresa falida... campo 27 muito duvidoso... A malta da contabilidade sabe o que significa o 27.

PQP!!! [:blush:]

Dia 9/Maio - Declaração Entregue (anexos A,B,H,J)
Dia 18/Maio (hoje) - Declaração Certa
Pela simulação ainda vou receber uma boa maquia (provavelmente relacionada com a infelicidade de ter sido brindado com uma incapacidade de 60%). Vamos ver quanto tempo demora reembolso.

Dia 9/Maio - Declaração Entregue (anexos A,B,H,J)
Dia 18/Maio (hoje) - Declaração Certa
Pela simulação ainda vou receber uma boa maquia (provavelmente relacionada com a infelicidade de ter sido brindado com uma incapacidade de 60%). Vamos ver quanto tempo demora reembolso.

Se tens certificado multiusos com incapacidade > 60% podes também pedir à tua entidade patronal que te desconte o IRS nessa lógica. Claro que no final do ano, provavelmente não terás IRS a receber, pois já o "recebeste" ao longo do ano anterior.

Se tens certificado multiusos com incapacidade > 60% podes também pedir à tua entidade patronal que te desconte o IRS nessa lógica. Claro que no final do ano, provavelmente não terás IRS a receber, pois já o "recebeste" ao longo do ano anterior.

Obrigado pela informação. A minha incapacidade é igual a 60%, não maior. Faz diferença?

Vê se o que está na página 1 quadro 10, se uma delas é de substituição...
Mesmo assim, é preciso ter em atenção que se mandares 2 declarações como primeira suficientemente perto as duas entram como primeira declaração.
Além disso podes ter acontecido problemas ocasionais, teres metido uma declaração, o sistema deu erro de sistema indisponível, mandaste segunda vez mas a primeira declaração já tinha entrado, e antes de mandar segunda vez não conferiste e outros problemas técnicos do portal assim.
E já me aconteceu uma pessoa mandar a declaração e não me ter dito que ela ia mandar este ano pela primeira vez ela própria.
Ou seja, sem saber detalhes não há maneira de dizer...

Declaração Submetida: 17/04
Declaração Certa: 03/05

E de lá para cá ainda não houve evolução.
Tenho pela primeira vez numa submissão de IRS, o Anexo G e o Anexo J.

Ou seja, isto deverá estar fechado lá para quando? 😉
Só para perceber se posso pensar num voo transatlântico ainda durante as férias de verão, ou se terá de ficar apenas para as férias frias... 😁

Declaração Submetida: 17/04
Declaração Certa: 03/05

E de lá para cá ainda não houve evolução.
Tenho pela primeira vez numa submissão de IRS, o Anexo G e o Anexo J.

Ou seja, isto deverá estar fechado lá para quando? 😉
Só para perceber se posso pensar num voo transatlântico ainda durante as férias de verão, ou se terá de ficar apenas para as férias frias... 😁

Até 31 de julho.

Nem vale a pena tentar determinar mais que isso. Mesmo que em anos anteriores declarações com os mesmos anexos tenham demorado certo tempo, nada garante para este ano.

Exemplo da declaração de familiar, sempre anexos A (reforma) + E (juros CA)
  • Submetida 2022-04-01, certa 2022-04-27, reembolsada 2022-05-11
  • Submetida 2023-04-02, certa 2023-05-10, reembolsada 2023-06-23
  • Submetida 2024-04-01, certa 2024-04-10, reembolsada 2024-05-14
  • Submetida 2025-04-02, certa 2025-04-17, reembolsada 2025-05-13
  • Submetida 2026-04-01, certa 2026-04-16

Back