Tópico do IRS

A tua interpretação está correta, mas a tributação é pelo rendimento global e não parcelarmente categoria a categoria.

Não alego o contrário.

Mas quem já tenha 41000 coletáveis, somando 4000 vai ter (desses 4000) quase tudo após os primeiros 629 sujeito a 43,1%, fingindo que o escalão termina em 45000 e não 44987 para simplificar.

Claro que os rendimentos no seu todo serão tributados em muito menos. Mas para aqueles 4000 em isolado é assim. O que é importante ter em conta quando se está a considerar iniciar uma atividade adicional ou englobar um rendimento de outro tipo.

Last edited:
amanhã faz 1 mês que a minha declaração foi dada como certa, e depois disso nada...

mais alguém na mesma situação?

A minha também mudou agora... Mas falhei nas simulações, pensei que ia receber uns trocos, afinal vou pagar. Era ali no limbo, mas psicologicamente era melhor receber 😒

Ainda não tenho é a nota de liquidação disponível para consultar se está tudo ok.

Hoje devem ter passado várias. Por aqui com vários anexos, incluindo dividendos estrangeiro nem uma semana demorou a ficar com reembolso.

A minha também estava e já fui presenteado com a 2ª divergencia, igual à anterior....a porcaria dos anexos G e J.

uma duvida, será que preciso declarar isto, o que detenho ao momento? pensei que era só o que era vendido, mas nem a pessoa da AT me soube dizer o que estava mal ou em falta....
image.png

A minha também estava e já fui presenteado com a 2ª divergencia, igual à anterior....a porcaria dos anexos G e J.

uma duvida, será que preciso declarar isto, o que detenho ao momento? pensei que era só o que era vendido, mas nem a pessoa da AT me soube dizer o que estava mal ou em falta....

Eu diria que o mais provável é ter origem no anexo G, porque em relação ao J, não me parece que seja possível detectarem divergências neste momento.

Não se declara o que se detém, apenas o que se vendeu ou terminou. Ou seja, o que se deixou de deter.

Os fundos nacionais devem ser sujeitos a retenção e por isso não se terem de declarar, exceto para englobar a categoria G.

Bom, confirma-se que este ano tenho de "arrotar" 1400 paus! Irra, nunca tal me tinha acontecido! [8b][8b]

Nestes casos, há a possibilidade de pagar parcelado, certo? Como e quando é que eu sei sob que condições? A AT informa-me através de uma notificação?

Último ano que paguei impostos em Portugal e com todas as deduções no máximo, consegui receber cerca de 9000€, ppr para os dois, retenção na fonte de acordo com os dois vencimentos, despesas de educação para dois filhos elevadas e com pouco mais de 78000 € de retenção na fonte

O problema nem sequer é o valor que descontei ao longo do ano e o valor reduzido de reembolso é saber que, paguei mais impostos do que um empresário e que o que paguei, vai ser servir de incentivo para esse empresário comprar mais uma carrito para a frota da empresa e ir de férias para o Algarve no carro novo.

Bom, confirma-se que este ano tenho de "arrotar" 1400 paus! Irra, nunca tal me tinha acontecido! [8b][8b]

Nestes casos, há a possibilidade de pagar parcelado, certo? Como e quando é que eu sei sob que condições? A AT informa-me através de uma notificação?

A AT não te informa nada disso. Mas no portal das finanças tens lá essa opção. Mas eu no teu lugar ou pagava tudo ou pedia financiamento noutro lado qualquer......

Podes pagar através dos chamados Pagamentos Prestacionais e podes fazer a simulação pelo números de parcelas que escolheres (até ao máximo de 36 prestaçõe) e verificar o quanto ficas a pagar por mês, isto no site das finanças (Aceda ao Portal das Finanças e pesquise por "Planos Prestacionais" ou navegue para Cidadãos > Serviços > Planos prestacionais > Simular / Registar Pedido​)
O pagamento geralmente é até ao final de Agosto, com o pagamento em parcelas o prazo estica-se até 15 de Setembro.

Como te compreendo. Este ano vou pagar metade do que tu vais pagar (748,00€), para mim um record.
[s)]:sh)[8b]

Last edited:
Back