Tópico do Nissan Qashqai

Artigo 17.º
Prazo para liquidação e pagamento
1 — No ano da matrícula ou registo do veículo em
território nacional, o imposto é liquidado pelo sujeito
passivo do imposto nos 30 dias posteriores ao termo
do prazo legalmente exigido para o respectivo registo.
2 — Nos anos subsequentes o imposto deve ser liquidado
até ao termo do mês em que se torna exigível,
nos termos do n.º 2 do artigo 4.º

Artigo 4.º
Incidência temporal
1 — O imposto único de circulação é de periodicidade
anual, sendo devido por inteiro em cada ano a que respeita.
2 — O período de tributação corresponde ao ano que
se inicia na data da matrícula ou em cada um dos seus
aniversários, relativamente aos veículos das categorias
A, B, C, D e E, e ao ano civil, relativamente aos veículos
das categorias F e G.
3 — O imposto incidente sobre os veículos da categoria
A, B, C, D e E é devido até ao cancelamento
da matrícula em virtude de abate efectuado nos termos
da lei.

Estes são os artigos que interessam para esta questão.
Resumindo, no final de se ter a matrícula do carro, tem-se 30 dias para pagar o IUC.
Nos anos seguintes o imposto pode ser pago até ao final do mês da matrícula.

Artigo 17.º
Prazo para liquidação e pagamento
1 — No ano da matrícula ou registo do veículo em
território nacional, o imposto é liquidado pelo sujeito
passivo do imposto nos 30 dias posteriores ao termo
do prazo legalmente exigido para o respectivo registo.
2 — Nos anos subsequentes o imposto deve ser liquidado
até ao termo do mês em que se torna exigível,
nos termos do n.º 2 do artigo 4.º

Artigo 4.º
Incidência temporal
1 — O imposto único de circulação é de periodicidade
anual, sendo devido por inteiro em cada ano a que respeita.
2 — O período de tributação corresponde ao ano que
se inicia na data da matrícula ou em cada um dos seus
aniversários, relativamente aos veículos das categorias
A, B, C, D e E, e ao ano civil, relativamente aos veículos
das categorias F e G.
3 — O imposto incidente sobre os veículos da categoria
A, B, C, D e E é devido até ao cancelamento
da matrícula em virtude de abate efectuado nos termos
da lei.

Resumindo, no final de se ter a matrícula do carro, tem-se 30 dias para pagar o IUC.

5 estrelas!!!!!apr:) apr:) apr:)

Mas sabem o pior que está a acontecer com o Novo Imposto IUC ?
É que tem de ser pago mesmo para veículos parados ou na sucata, desde que estejam em nosso nome. Eu vou dar um exemplo:

A semana passada fui pagar o selo do meu Land Rover e do carro da minha mulher e qual o meu espanto quando o empregado das finanças me perguntou se queria pagar o selo dos outros meus carros e da minha mulher que constavam na base de dados ? Eu perguntei, quais carros, se nem eu nem a minha mulher temos mais carros. Ele respondeu-me: - da sua mulher constam aqui dois automóveis com as seguintes matrículas...e seu consta aqui um automóvel com esta matrícula...eu fiquei parvo :confused:

Sabem do que se tratava ?

Eram automóveis que vendemos há anos e que nunca foi mudado o nome do proprietário, os carros nem já existem e agora para dar baixa deles na Direcção Geral de Viação tenho de apresentar os livretes deles, senão pago 17,25 € por cada um para pedir uma certidão, se não tratar disto durante este ano, vou ter de pagar o IUC de cada um obrigatoriamente no próximo ano.

Tenho andado a correr à procura das pessoas a quem terá sido vendido tais automóveis, vamos ver se consigo.

Mas sabem o pior que está a acontecer com o Novo Imposto IUC ?
É que tem de ser pago mesmo para veículos parados ou na sucata, desde que estejam em nosso nome. Eu vou dar um exemplo:

A semana passada fui pagar o selo do meu Land Rover e do carro da minha mulher e qual o meu espanto quando o empregado das finanças me perguntou se queria pagar o selo dos outros meus carros e da minha mulher que constavam na base de dados ? Eu perguntei, quais carros, se nem eu nem a minha mulher temos mais carros. Ele respondeu-me: - da sua mulher constam aqui dois automóveis com as seguintes matrículas...e seu consta aqui um automóvel com esta matrícula...eu fiquei parvo :confused:

Sabem do que se tratava ?

Eram automóveis que vendemos há anos e que nunca foi mudado o nome do proprietário, os carros nem já existem e agora para dar baixa deles na Direcção Geral de Viação tenho de apresentar os livretes deles, senão pago 17,25 € por cada um para pedir uma certidão, se não tratar disto durante este ano, vou ter de pagar o IUC de cada um obrigatoriamente no próximo ano.

Tenho andado a correr à procura das pessoas a quem terá sido vendido tais automóveis, vamos ver se consigo.

Nos carros antigos não se chama IUC, mantem-se o "selo" normal, mas tal como dizes vai passar a ser obrigatório e a responsabilidade é do titular do veículo...

Isto é uma estupidez do caraças, para além deste caso que o ACM referiu, imaginem os stands de usados? Ou então alguém que está a restaurar uma carro?

Aqui em casa está uma situação idêntica à tua ACM.
O carro com que eu tive o acidente continua a aparecer em nome do meu pai. Sei que o carro já fez a inspecção da categoria B e os documentos já foram levantados na DGV, e também já me disseram que o carro já não está em exposição na oficina que o arranjou (ou seja já deve ter sido vendido). O meu pai anda a ver se encontra o contacto do homem e depois vai-lhe dar um prazo para alterar o registo, se o gajo não fizer isso é muito simple: manda-se apreender o carro e problema resolvido :)

Boa noite.
Possivelmente estas funcionalidades até existem no soft da centralina estam é desactivadas.

Um dia destes tenho de colocar essa pergunta ao pessoal da autogirar.

O meu qasqas anda a fazer um pequeno click no volante, quando viro para 1 lado e para outro, não é muito chato, mas q convem ver pq de hoje p amanhã poderá trazer problemas mais graves.

de resto estou, e como diz a Floribella:
Hiper, Mega , blá, blá, blá... satisfeito com o Qashqai.

Ver se amanhã compro o selo, acho q já devia ter comprado.

1 abraço

Última edição:
Alerto todos para que se informem nas Finanças ou na DGV se existe algum automóvel em vosso nome (que tenham vendido ou esteja já na sucata) porque Eles não perdoam.

Ainda hoje telefonei para as Finanças (para o número que informa sobre este Novo Imposto) a perguntar o que me poderia acontecer se eu não pagasse o Imposto destes carros que aparecem ainda em meu nome, de lá disseram-me que é obrigatório pagar tal como se tratasse do IRS ou IVA. Nem sei se vão enviar para casa algum aviso para pagamento, ou se teremos de pagar aquando dalguma paragem feita pela Polícia.

O que eu sei é que me arranjaram um "grande enredo" e a maior parte das pessoas que compra o "Selo" nas tabacarias, nem sabe se tem ou não carros em seu nome...PONHAM-SE A PAU...:(

Última edição:
Aqui vai informação sobre o Novo Imposto aplicado a automóveis anteriores a 1 de Julho de 2007:

Tem havido alguma confusão sobre o Imposto Único de Circulação. Espero com este artigo esclarecer definitivamente quem ainda tem dúvidas em relação ao mesmo.

Quem já comprou ou vai comprar automóvel até Julho de 2007 vai pagar Imposto Único de Circulação pela seguinte tabela:

(Não consigo inserir aqui a Tabela)

Além dos "novos" valores (houve apenas alguns reajustamentos em relação aos valores do IMV - "selo do carro"), acontecerá o seguinte:
  1. Pagará o IUC uma vez por ano durante o mês da matrícula do carro.
  2. O pagamento deverá ser feito no sítio das Declarações Electrónicas da DGCI - o mesmo que utiliza para entregar a declaração do IRS. Se não o puder fazer pela internet poderá fazê-lo em qualquer repartição de finanças. Deixa de ser possível fazê-lo nos estabelecimentos onde até agora era possível (papelarias, tabacarias, etc.).
  3. Se o seu carro é anterior a 1981 deixará de pagar qualquer imposto anual, ou seja, não paga Imposto Único de Circulação.
  4. Mesmo que não utilize ou circule com o automóvel terá que pagar o IUC: não pode por exemplo ter o carro guardado na garagem ou abandonado na rua e não pagar o imposto.
  5. Se algum dia vendeu um carro, tenha a certeza que o novo proprietário alterou o título de registo de propriedade. A DGCI vai cruzar informação com a Conservatória do Registo Automóvel, a conta do IUC (caso não seja paga no prazo) vai aparecer para pagar na morada do último proprietário conhecido. Da mesma forma, se nunca deu baixa da matrícula de um carro, por exemplo, entregue numa sucata ou vendido para peças, a conta vai aparecer para pagar.
  6. Deixa de haver "selo"/dístico para colocar no pára-brisas do automóvel. Em princípio será substituído por uma declaração de liquidação do IUC que deverá ser acompanhar os restantes documentos da viatura (Documento Único, Carta Verde, Certificado IPO, etc.).
  7. Estes valores, a forma de pagamento e tudo o resto só entrarão em vigor em Janeiro de 2008. Este ano (2007) ainda terá de pagar o Imposto Municipal Sobre Veículos exactamente como fez no ano passado (2006).

Última edição:
Aqui vai a Tabela do Novo Imposto aplicado a automóveis anteriores a 1 de Julho de 2007:

Tabela.jpg

Última edição:
Alerto todos para que se informem nas Finanças ou na DGV se existe algum automóvel em vosso nome (que tenham vendido ou esteja já na sucata) porque Eles não perdoam.

Ainda hoje telefonei para as Finanças (para o número que informa sobre este Novo Imposto) a perguntar o que me poderia acontecer se eu não pagasse o Imposto destes carros que aparecem ainda em meu nome, de lá disseram-me que é obrigatório pagar tal como se tratasse do IRS ou IVA. Nem sei se vão enviar para casa algum aviso para pagamento, ou se teremos de pagar aquando dalguma paragem feita pela Polícia.

O que eu sei é que me arranjaram um "grande enredo" e a maior parte das pessoas que compra o "Selo" nas tabacarias, nem sabe se tem ou não carros em seu nome...PONHAM-SE A PAU...:(

Que tal o pessoal não pagar e dizer à DGCI que pode penhorar o veículo em causa? [:)][:)][:)][:)]

pessoal, é a 1ª vez que participo no forum.

já tenho o meu qashqai há 1 semana, e posso vos dizer que estou a adorar o carro.

estive 3 meses á espera, mas ainda bem que chegou antes de julho, assim ainda pago só 16 euros de selo, é certo que agora o desconto era de 400 euros, mas tb o preço do novo imposto ia para os 120 euros, logo só valia a pena se mudasse de carro antes dos 3 anos.

estou prestes a atingir 1.000 kms, e aí é possivel que vá á nissan para darem uma vista de olhos pelo carro, já que sou uma "cobaia":sh), ou seja, fui dos primeiros a ter o carro, e tenho algum receio que haja algumas falhas.

o carro é brutal em tudo, toda a gente que já andou ou experimentou o meu carro, fica impressionada com ele.

só tem 3 pontos negativos:
- o leitor de cds não lê mp3
- comprei o silver, mas gosto mais do intense blue, só que na altura ainda não tinha visto nenhum
- nota-se algumas imperfeições no carro, mas nada de especial, são coisas pouco importantes, penso que seja devido á muita procura e eles tem que despachar aquilo depressa.

se tiverem alguma pergunta, terei muito gosto em responder...

abraço[:cool:]

Um dia destes tenho de colocar essa pergunta ao pessoal da autogirar.
O meu qasqas anda a fazer um pequeno click no volante, quando viro para 1 lado e par outro, não de muito chato, mas q convem ver pq de hoje p amanhã poderá trazer problemas mais graves.
depois conta...apr:)

já tenho o meu qashqai há 1 semana, e posso vos dizer que estou a adorar o carro.
Bom dia a todos,

Olá Pedro,

Bem vindo ao fórum e parabéns pelo QQ apr:)

É sempre importante sabermos das experiências dos poucos sortudos que já têm o carro.

Para o caso de desconheceres, estamos organizados em termos de troca de informações, da seguinte forma:

Neste tópico, discutimos e trocamos informação de carácter geral do carro;

No Diário de Bordo, experiências e informações de quem já o tem, que é o teu caso (p.ex., o clique no volante...)

Lá pró fim do ano...qd "todos" tivermos o carro, ficaremos só com 1.

Participa muito que o pessoal...apr:)

Última edição:
Estou todo esclarecido...mt obg

...Eram automóveis que vendemos há anos e que nunca foi mudado o nome do proprietário, os carros nem já existem
de facto...:sh)

Então e se o tivermos vendido e não encontrarmos a pessoa ??? damos baixa na mesma :confused:

De qualquer forma, desde o ano passado, qd pagamos na net, surgem logo os carros que temos registados...

Última edição:
de facto...:sh)

Então e se o tivermos vendido e não encontrarmos a pessoa ??? damos baixa na mesma :confused:

De qualquer forma, desde o ano passado, qd pagamos na net, surgem logo os carros que temos registados...

Convém sempre descobrirmos a pessoa a quem vendemos o carro, ou termos a certeza que o carro já não circula porque se dermos baixa do carro e se o carro ainda circula, é um grande problema.
Pode-se sempre dar baixa do carro, dizendo que ele já não existe ou que foi para a sucata, só que depois o carro desaparece como tal, se a outra pessoa ainda circular com ele, vai dar "barraca"...
Para darmos baixa do carro sem termos os seus documentos (Livrete e Título de Propriedade) basta pedirmos uma certidão na DGV que custa 17,25 €.

Última edição:
Voltar
Superior