Infelizmente, para já só temos acesso a aplicações grátis através do market...a ver se isso muda em breve. Vou listar as que uso no meu Desire.
3G Watchdog + APNdroid (adiciona a funcionalidade de bloquear a internet 3G quando se atinge o limite pré-determinado).
a.Publico (ver as notícias de última hora naqueles 5 minutos mais mortos)
AnySoftKeyboard (teclado com correcção automática em PT)
Astrid (melhor TO DO actualmente para Android)
Astro (melhor "file manager" actualmente para Android - permite, entre outras coisas, criar atalhos para qualquer ficheiro e colocá-los no homescreen, algo que muito jeito me dá)
Calculator (calculadora científica mais avançada, com design decente, e que permite fazer contas do estili 3x3+2x4 sem somar 6+2 antes do produto final - coisa que a de origem não faz e é irritante)
Dropbox (simplesmente fantástico, ter os documentos do PC sempre sincronizados com o telemóvel - e com qualquer outro PC)
Gameboid (posso jogar qualquer jogo do Gameboy Advance, devo ter usado um par de vezes, mas pode dar jeito um dia...pus alguns roms do Mário e outros jogos de muito sucesso)
Goggles (é mais para a piada, mas tem capacidades fantásticas, e em breve será ainda mais surpreendente)
Google Sky Map (brilhante, e porque fica sempre bem poder dizer à Maria que estrela é aquela)
Google Tradutor (o nome diz tudo...e até fala se se instalar o pack necessário)
Maps [brut] + Navigator (versão aldrabada do Maps, que juntamente com o Navigator possiblita navegação "à pala". Não é muito fantástico, mas safa)
GPS Status (porque muitas vezes preciso de tirar coordenadas e mesmo medições de força do campo, etc etc)
LED Light (simples e muitíssimo útil, simplesmente liga o led da camara, tem um widget que é apenas o botão, com o mesmo aspecto dos outros da HTC)
Meebo IM (o IM mais competente que encontrei)
MoreLocale 2 (todo o interface do telemóvel em língua Portuguesa, não que faça muita diferença, vá...)
Notes (O MELHOR programa de notas, porque simplesmente só faz isso, e é bom, simples e rápido)
Ringdroid (para poder cortar as músicas e por como toque)
Shazam ("for the lulz", vá, às vezes dá jeito)
SMS Popup (extremamente completo, cria um popup no ecra quando se recebe uma mensagem, muitas opções, como mostrar logo a mensagem, apagar com um toque apenas, resposta imediata/automática, etc etc, muito jeitoso)
Task Manager (porque tem autokill e ignore list)
Tone Picker (controla todos os volumes em separado: ringer, music, call, system sound e alarm, muito simples, imediato e prático)
Unit Converter (o nome diz tudo, tem mais unidades que aqueles que alguma vez utilizarão)
Gmail Unread Cout (adiciona ao atalho do Gmail o pequeno círculo com o número de mensagens por ler na conta do Gmail, como acontece com o atalho das mensagens ou com o atalho do Mail nativo da HTC - para quem usa duas contas de mail e prefere ter acesso directo e separado às duas dá jeito)
UFFA...[

]
Já agora, alguém me diz um bom remote desktop?