Tópico do Tempo/Meteorologia

Obrigado a todos pela preocupação. Aparte estarmos sem água, luz, supermercados e comunicações, connosco pessoalmente está tudo bem.

Uma dica para quem é da região de Leiria: nas Caldas da Rainha está tudo pacífico e há comunicações. Viemos até cá para fazer compras e avisar familiares e amigos de que estamos bem.

Obrigado a todos pela preocupação. Aparte estarmos sem água, luz, supermercados e comunicações, connosco pessoalmente está tudo bem.

Uma dica para quem é da região de Leiria: nas Caldas da Rainha está tudo pacífico e há comunicações. Viemos até cá para fazer compras e avisar familiares e amigos de que estamos bem.

Porreiro saber que estão bem (dentro do possível). Espero que haja apoios e que não fiquem assim durante muito tempo.

Não serve de nada, mas desejo que as coisas evoluam da melhor maneira possível.

Abraço!

Espero que haja rapidamente campanhas para angariar bens e até para doações em dinheiro. Muita gente vai precisar de ajuda.

No que puder eu quero ajudar.

Se souberem de campanhas (sérias), vão colocando os links sff.

Aquilo que eu percebi é que o Anticiclone dos Açores (aquela coisa que se ouvia falar em todos os boletins meteorológicos dos anos 80 e 90) agora está mais fraco e já não mantém estas tempestades no outro lado do Atlântico e assim, é de prever que continuem a chegar aqui no futuro.

Agora, acho que a Proteção Civil terá de alterar a forma como emite os avisos. Ventos de 140km/h não são ventos fortes... É vento digno de furacão (apesar de não ser esta a situação). Têm de informar corretamente as pessoas sobre a força das tempestades.

Pelo menos em Braga o pessoal recebeu aviso no telemovel.
Já há um ano ou por aí houve um aviso semelhante, felizmente com bastantes menos danos, mas foram mais de 200 (penso eu) arvores caídas na altura, só com pequenos danos materiais, nada comparável a isto, felizmente.
O problema é que o pessoal como não está habituado a estes fenómenos não se preparara minimamente (como fazem nos EUA por exemplo. São coisas novas que não fazemos ao mínima das consequências.

Sim, eu também recebi o SMS dos ventos até 140km/h.

O que eu acho é que nós ainda não temos noção do que é que são ventos de 140km/h.

Não é algo a que estejamos habituados, por isso acho que é preciso usar termos mais fortes, do que apenas "vento intenso", como diz no SMS.

Bem, aqui por Alenquer já aconteceu um fenómeno semelhante há uns anos, que afectou a zona Oeste. Mas não ficámos sem electricidade por tanto tempo como está a acontecer agora. Nem sequer quando aconteceu o apagão. Já desde a meia-noite que várias povoações aqui à volta têm electricidade, só aqui é que ainda não.

Aquilo assobiava muito, nunca tinha ouvido o vento a fazer aquele barulho, muito característico… sem dúvida que se na figueira foram 238, por aqui deverá ser bem superior! Já fiz alguns km, e esta zona foi deveras mais devastada!

chuva até dia 8, como disse o metal e com períodos de muita intensidade. mas por aqui hoje a rua até esteve seca de tarde e o sol ainda se infiltrou por entre as nuvens.

Agora são os rios a transbordar. Fala-se que o Mondego pode rebentar um dique.

É quase certo que vai rebentar, as previsões não são famosas, dão bastante chuvas para a semana, e o rio não vai descer os caudais. Vai ser uma questão tempo/dias até aquilo ceder e rebentar...

Last edited:
Back