Tópico do Tempo/Meteorologia

Desta vez aconteceram coisa inéditas, essa dos postes de alta tensão nunca tinha visto, carros virados do nada, casas modulares a voar, arvores a voar, epá,...
Vi eu em 2009... E na altura apesar de estar a cerca de 20km de Torres Vedras(onde foi a entrada da tempestade), estive uma semana sem luz(água tinha o poço).

O que não há é políticos com 2 dedos de testa. Isso sim é mais importante do que saber de que lado do tacho ele está.

Os políticos são da mesma cepa do que o resto do país.

Se o português gosta de palhaçada, se comporta como palhaço e vota em palhaços, acaba com um circo.

Por acaso falei desse vendaval há duas páginas atrás, que também afectou aqui a minha zona. Mas... já foi em 2009??
Como o tempo passa, realmente.
O grande que levou o parque de campismo, estufas, postes de alta tensão, etc, sim já foi em 2009... Foi um natal e passagem de ano à luz das velas basicamente

O grande que levou o parque de campismo, estufas, postes de alta tensão, etc, sim já foi em 2009... Foi um natal e passagem de ano à luz das velas basicamente
Houve outro, julgo que em 2013, que arrancou uns quantos hectares de estufas.

23 de Dezembro de 2009. Tal como o desta semana, não me vou esquecer desse. Mesmo tipo de fenómeno (sting-jet) mas a extensão territorial dos estragos foi menor, circunscrita à zona Oeste de T.Vedras, Alenquer, S. Cruz, Lourinhã e pouco mais, pelo que me lembro.

A próxima semana será de muita chuva, a juntar aos solos completamente saturados, rios com caudal elevado e barragens sem capacidade de encaixe, será muito difícil evitar mais inundações. Na zona de Coimbra, principalmente nos campos do Baixo Mondego, está a ser tudo preparado com tempo para uma possível evacuação, os animais já foram retirados do canil municipal, e as populações em zonas de risco resguardam os bens para locais seguros, e protegem-se portas com sacos de areia.
Não têm faltados avisos por partes das várias entidades, desde juntas de freguesia, proteção civil, câmaras municipais, etc.

Nesta semana tive de viajar bastante e tenho família em zonas algo afectadas

A resposta até foi bastante boa por parte das freguesias e câmaras.

Vi estradas limpas logo pelas 11h da manhã seguintes à tempestade. Fiz também um trajecto de acesso único a uma aldeia com 20kms de estrada desobstruída 24h depois. Nada mau para quem está isolado e tem meios escassos e poucos habitantes.

O ponto negro da resposta, mas uma vez, continua a ser o governo central que fica sempre a olhar e sem saber o que fazer. Tanto faz dizer que são pessoas do PS como do PSD. É indiferente, já aconteceu noutras tragédias .A resposta é sempre fraca. Somos governados por pessoas bem falantes mas que não estão preparadas de forma nenhuma para algo diferente ou fora do caderno.

A protecção civil está a fazer o que pode e os bombeiros idem. Mas reparem, pedem às pessoas para ter uma mochila com o básico para um evento pior. Um kit de sobrevivência. Mas o nosso estado não o tem. Podiam meter o exército a percorrer as zonas afectadas a ajudar apenas as pessoas distribuindo água engarrafada e comida.
.
Tenho familiares que ficaram bastante tempo sem comer porque a zona da cozinha dispensa simplesmente desapareceu.

É obvio que nenhum país está totalmente preparado para cenários catastróficos mas fica patente que temos um povo coeso e resiliente. Mas temos uns governantes pouco capazes.

Talvez fosse boa ideia criar uma escola e cursos específicos obrigatórios para quem quer ser governante. Há países onde isso é mais ou menos assim

De outra forma teremos sempre esse ponto fraco de termos décadas de governantes que atrapalham mais o desenvolvimento do país do que ajudam

E é nestas alturas que volta a discussão sobre a famosa Regionalização, mas foi o próprio povo que a rejeitou no referendo de há poucas décadas atrás... :sh)

Pessoalmente não sou a favor da regionalização.

Sou a favor da descentralização.

Podíamos ter o parlamento ou alguns ministérios fora de Lisboa.

Ia ser bom para todos. Particularmente para quem vive na AML. A cidade está sobrecarregada a todos os níveis.

Nestes casos acho que a Proteção Civil devia estar fora da alçada dos municipios, ser um organismo independente das relações politicas tanto central como local.

Pessoalmente não sou a favor da regionalização.

Sou a favor da descentralização.

Podíamos ter o parlamento ou alguns ministérios fora de Lisboa.

Ia ser bom para todos. Particularmente para quem vive na AML. A cidade está sobrecarregada a todos os níveis.

Mas isso seria simplesmente a nível de localização e não de competências administrativas. Só ia trazer complicações logísticas, sem acrescentar nada de útil.

Entretanto lá chegou a SMS com o óbvio: "Não atravesses rios com 2 metros de altura de água com um jipe, não andes à chuva senão molhas-te e tira as coisas da rua e da cave senão também se vão molhar."

Mas pronto, para algumas pessoas continua a ser necessário divulgar isto, isso é verdade... :sh)

Nestes casos acho que a Proteção Civil devia estar fora da alçada dos municipios, ser um organismo independente das relações politicas tanto central como local.

Sem boys de nomeação política, com dirigentes formados na coisa e que sabem do que falam e como agir e planear, com interligação num corpo de bombeiros sapadores nacional.

Mas em Portugal, complica-se o fácil. Principalmente se não servir para colocar os afilhados e boys do partido.

E é nestas alturas que volta a discussão sobre a famosa Regionalização, mas foi o próprio povo que a rejeitou no referendo de há poucas décadas atrás... :sh)

Eu creio que o problema não é esse.

Falta o conceito de boa governança na política portuguesa, de alocação dos meios necessários e do fim dos tachos.

Já nem falo do conhecimento para gerir uma protecção civil funcional, não basta ter gente bem falante, que tem zero conhecimento e capacidade para estar à frente de um organismo tão essencial.

.

Last edited:
Fdx... fiquei revoltado agora ao ligar a TV por 2 minutos... Um morto no concelho de Leiria e mais 9 pessoas feridas em Alcobaça devido à inalação de monóxido de carbono por terem geradores a gasóleo a trabalhar dentro de casa!!! Eh pá, mas como é que é possível isto ainda acontecer em pleno séc. XXI??? [8b][8b][8b][s)][s)]

Back