Tópico do Tempo/Meteorologia

ontem ainda se passou relativamente bem o dia, achei 2ª um dia pior. hoje não fui passear nem fui ao primeiro dia de praia, disseram que chovia e coiso e tal. afinal não aconteceu nada disso.

mas pior foi o meu irmão, que está em espanha e apanhou hoje de tarde 45º e depois de me ter mandado a foto apanhou 46º. zona de santander em direção a bilbao.

(nada de negacionismo da minha parte ... mas tambem convém ver os dados reais)

A Europa está a aquecer 2x mais rápido que qualquer continente:
“Nos últimos 30 anos, a temperatura média global aumentou cerca de 0,27  graus Celsius por década”, explicou Samantha Burgess na conferência de imprensa.
“Mas a Europa está a aquecer mais do que o dobro desse valor, o que a torna o continente que aquece mais rapidamente.”

Em Paris, os termómetros chegaram aos 40,3 graus. Foi a quarta vez em 150 anos que a capital francesa ultrapassou a barreira dos 40°C.

O Reino Unido registou esta quarta-feira a temperatura mais elevada de sempre para o mês de junho, atingindo os 35,7 graus Celsius no sul de Inglaterra, noticiou a BBC.
O recorde de calor foi atingido em Charlwood, na zona de Surrey, na Inglaterra. O anterior máximo era de 35.6 graus e tinha sido registado em 1957 e depois igualado em 1976.

https://rr.pt/noticia/amp/mundo/202...o-unido-batem-recordes-de-temperatura/475755/

https://www.publico.pt/2026/04/29/a...duas-vezes-rapido-qualquer-continente-2172824
​​

Eu apoio que cada cidadão europeu seja nativo ou não pagar mil euros 1000 euros por ano para combater as alterações climáticas tenho a a certeza que se esta medida for implementada que em 2030 vamos ter vinte e três graus no mês de julho prometo mas de seguida vai o iban para conseguir manter a promessaapr:)apr:)apr:)

O que impressiona nesta onda de calor nem são os valores acima de 40ºC, que costumam ocorrer todos os anos no Alentejo e noutras regiões do interior. mas sim a duração da mesma, com uma semana ou mais com mínimas acima de 20ºC e máximas a passar dos 40ºC.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	77.3 KB ID:	14719845

é ali perto da sierra nevada? se sim, já lá estive há uns bons anos.

por aqui já subiu a previsão. dão 41º e depois 42º nos próximos 3 dias. espero que seja menos uns graus, mas também prevejo não sair de casa nem hoje nem até (pelo menos) domingo, à exceção de alguma coisa que precise.

Fui até à zona saloia, tratar de uns assuntos particulares, pensando estar mais fresco, como é habitual, para não ter de andar a trabalhar pela zona de Lisboa.

Mesmo assim, na Ericeira, às 15 horas, marcava 35º e em Pêro Pinheiro, às 16h, marcava 40º.

Não são os tribunais que fecham no verão?
Deviam fazer o mesmo para toda a função publica no verão ninguém trabalha apr:) motivo alterações climáticas [kiss]

Quais alterações climáticas? Na sala onde estive o dia inteiro não senti nada desse calor de que andam para aí a falar. Tudo não passa de uma agenda dos "Verdes", o mundo e os oceanos nunca estiveram tão frios!! [:p]

Back