Tópico do Tempo/Meteorologia

Hoje, na estrada, pude presenciar um fenómeno incrível que descreve bem como são as trovoadas (extremamente localizadas e rápidas).

Ia na estrada, o céu tinha muitas células de grande desenvolvimento, principalmente vertical, estava a trovejar, mas não chovia, tempo quente. Até que no alcatrão reparo numa "parede" e que do lado de lá da parede via-se muita instabilidade e do lado de cá simplesmente não chovia a "parede" movia-se no meu sentido.

Assim que passo a parede, cum caramba... Começa uma tromba de água fortíssima, quase granizo, deixei de ver a estrada com tanta água e reduzi, obviamente, muito a velocidade.

Foi tipo isto, feito à pressa no PAINT:
trovoada28Junh.jpg

O rectângulo prateado era o carro onde ia, e depois tinha a tal "parede" desenhada a azul e do lado de lá daquela "parede" de água imensa chuva.

Basicamente podia estar parado a uns passos da linha que não apanhava chuva, avançava uns bons passos pra frente, assim que passava a linha apanhava uma molha descomunal.

Nunca tinha visto nada assim, uma tromba de água muito limitada e localizada e em "andamento" :eek:

Foi uma coisa engraçada, mas por debaixo da tromba é que não foi nada engraçado.

[:cool:]

hoje aconteceu me o mesmo por volta das 13h na A5 , na zona do estadio começou a chuver que só com luzes nevoeiro e 4 piscas se via algo, e com muita cautela.

na zona das bombas da galp já tava sol e ate pavimento tava seco.

o tempo tá maluco

Apesar de elas "andem ai", elas as células claro, ainda deu para ir dar uma volta de bicicleta só para ver como está a A6. Mas fui num pé e vim noutro com o coração nas mãos não fossem as coisas ficar molhadas ou até mesmo raiadas. [:)]

Por aqui(Castelo Branco) estão 26 graus, nada de especial.

E a máxima qual foi?
Aqui em Lisboa foi 36.
Em alguns locais do país chegou e ultrapassou os 40ºc.

A quem escreveu o título do tópico:
Refere-se a que região?
É que Junho foi um mês com anomalia claramente positiva ( valores acima do normal) e com 2 vagas de calor distintas segundo o relatório publicado pelo próprio IM.

Última edição:
finalmente parece que este ano temos um verdadeiro VERÃO.
já que os 2 anteriores foram uma "especie" de Verão [:p]

às 20:45 ainda registava 30.2ºC, vai ser é bonito para tentar dormir [:D]

Voltar
Superior