Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

Acabei de falar com a minha "Maria" e ela alinha, e acha que sim.. Pelos vistos também gosta de ter as coisas a um certo nível.. É como o "Manel" :P

Obrigado rca33! apr:) Impecável!

Bem, se já trás a ditas fichas ISO de origem, menos mal.. É menos uma preocupação.. Entretanto obrigado pela tua palavra.. Tenho de falar com ela, a perguntar se acha jeito perfurar a chapeleira e colocar lá as colunas para ficar com um som aceitável... Eu, em principio, para a semana vou comprar umas colunas de 10cm para lhe oferecer, e vou andar a mirar os Rádios e isso..

Tem de ser mesmo esse valor porque senão depois o Sistema de Som fica mais caro que o próprio carro.. hehe

O carro não é meu, por isso é que estou a pedir a ajuda de pessoas dentro da matéria.. Até porque se fosse, já tinha umas coisinhas em mente, das quais colocar as 16cm à frente e deixar a "traseira limpa"... :)

Colunas de 16cm baratas, que me aconselhas rca33? Nada de exorbitante! :P Até 50€ chega.. hehe

Ia-me esquecendo de uma coisa.

As colunas da frente não devem ter o tweeter saliente (o que nem sempre é fácil de encontrar). O problema é que como a coluna fica à face, se a grelha for saliente vai empurrar as grelhas do plástico do carro. Se for mesmo demasiado saliente podes mesmo não conseguir montar.

Em relação às colunas aconselho-te a ires a uma media markt ou outro local onde estejam ligadas e escolheres pelos teus ouvidos. [;)]

Normalmente nas marcas conhecidas há coisas interessantes (JBL, por exemplo). Não tragas as que tiverem mais agudos, porque quando montares no carro pode ser demais.

Impressionam mais na comparação mas cansam mais no dia-a-dia quando montadas no carro.

Boas pessoal

Como não percebo muito de caraudio, venho aqui fazer umas perguntas aos entendidos e pedir umas opiniões.

Tenho um R19 comercial, por isso tenho espaço que sobra para colunas, e subwofers e isso tudo.

Ora lugares para colunas tem no tablier para 2 colunas de 10cm, nas portas para 2 colunas de 17cm e depois como já disse tenho bastante espaço na chapeleira para mais se for necessário.

Quero montar um sistema de som à maneira, mas que dê para "ouvir musica", não seja só "bum bum bum" e depois os médios e agudos são abafados pelos graves, nada disso, para isso prefiro não gastar o dinheiro.

Primeira questão: que marca comprar?
Se pretendes adicionar sub's e amplificação vai para auto-rádio alpine, nem que seja o mais barato.
O resto tens imensas marcas interessantes, e dentro das mais conhecidas a qualidade em amplificadores não varia muito.
Nas colunas as variações são maiores.
Segunda questão: O que comprar?

Quero uma coisa potente, dentro de um preço aceitavel, mas com a condição que disse acima.

Quanto acham que devo gastar para ficar com um som mais ou menos bom?

Cumps
Bem, em relação ao rádio já te respondi.
Depois em amplificação as diferenças não são muito evidentes.
Eu aconselhava-te a comprares um amplificador com 4 canais (minimo 50 watt rms por canal a 4 ohm) com crossover integrado.

Em termos de colunas a solução ideal para esse carro é colocares colunas de vias separadas, ou seja, um altifalante de 16cm(a medida é 16/17cm) para a porta e um tweeter separado, que com ajuda de um adaptador que podes fazer em mdf aplicas no local das colunas de 10 cm.
A ideia aqui é teres o palco sonoro na posição mais próxima dos ouvidos (em altura), dado que as altas frequências (agudos) são mais direccionais.

Em relação ao sub, esquece as potências anunciadas. Isso diz-te zero sobre o desempenho do subwoofer, não passando de uma medida eléctrica.

O que deves procurar é uma especificação que dá pelo nome de "X-MAX", que é a excursão máxima que um determinado altifalante pode fazer.
Isto vai-te dar uma noção da extensão do grave e também da sua força, porque para produzires graves tens de movimentar muito ar, e para movimentares muito ar precisas de um altifalante com muita excursão.

Um altifalante de 10 polegadas é mais do que suficiente para o que pretendes. Os subwoofers da MTX costumam ter um excelente desempenho e boas excursões, logo podes ver este valor do MTX e comparar com outras marcas (se não disser na caixa diz no papel que vem lá dentro).

Repito, não compres um subwoofer pela potência porque isso é o mesmo que comprares ao quilo.

Só uma nota: O som bum-bum que ouves é em 90% dos casos uma questão de afinação. Há pessoas que gostam assim.

Mas com um bom subwoofer (não tem de ser grande) com o ponto de crossover bem afinado no amplificador, ficas com um som impecável, com detalhe, extensão e controlo.

Em relação às colunas da frente, não escolhas as que têm mais agudos. No carro depois montas os tweeters virados para o vidro, e a reflexão faz com que fique com agudos a mais (som estridente).

Em termos de preços não te posso ajudar muito porque já há uns tempos que me deixei de avarias (pudera, foram tantas [:D] ), mas digo-te que não necessitas de gastar uma fortuna.

Se tiveres alguma dúvida podes por aqui ou mandar-me pm, como preferires.[;)]

Ia-me esquecendo de uma coisa.

As colunas da frente não devem ter o tweeter saliente (o que nem sempre é fácil de encontrar). O problema é que como a coluna fica à face, se a grelha for saliente vai empurrar as grelhas do plástico do carro. Se for mesmo demasiado saliente podes mesmo não conseguir montar.

Em relação às colunas aconselho-te a ires a uma media markt ou outro local onde estejam ligadas e escolheres pelos teus ouvidos. [;)]

Normalmente nas marcas conhecidas há coisas interessantes (JBL, por exemplo). Não tragas as que tiverem mais agudos, porque quando montares no carro pode ser demais.

Impressionam mais na comparação mas cansam mais no dia-a-dia quando montadas no carro.

Obrigado por essa nota rca33. Amanhã vou à Worten, é a única loja de electrónica (sem ser o StationMarché) que está perto de mim.. Vou lá e comparo esse aspecto do Tweeter. Ou então, também dá para fazer uma alteraçãozinha da forma a que o tweeter não toque lá na grelha.. Qualquer das maneiras obrigado pela dica!

Entretanto gostaria de pedir mais uma opinião...
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04067513&oid=6&c=
Será alguma coisa de jeito?

Obrigado!

Obrigado por essa nota rca33. Amanhã vou à Worten, é a única loja de electrónica (sem ser o StationMarché) que está perto de mim.. Vou lá e comparo esse aspecto do Tweeter. Ou então, também dá para fazer uma alteraçãozinha da forma a que o tweeter não toque lá na grelha.. Qualquer das maneiras obrigado pela dica!

Entretanto gostaria de pedir mais uma opinião...
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04067513&oid=6&c=
Será alguma coisa de jeito?

Obrigado!

De nada.

Esse rádio esquece.

Para além de ser de uma marca manhosa, tem 7 watt por canal, o que é claramente insuficiente para excitar qualquer coluna. Isso são valores de potências com 20 anos. Hoje em dia o mais normal será na casa dos 4x40/4x45 watt.

Eu há quase 4 anos comprei na worten um blaupunk dos mais baratinhos e era bastante honesto. Para ligar directamente (sem amplificadores) são mesmo muito bons (boa amplificação).

Como os rádios têm vindo a descer deve estar num preço ainda mais agradável. :)

É preferível neste caso gastar mais um pouco no rádio nem que se poupe depois nas colunas (principalmente as da frente).

Última edição:
De nada.

Esse rádio esquece.

Para além de ser de uma marca manhosa, tem 7 watt por canal, o que é claramente insuficiente para excitar qualquer coluna. Isso são valores de potências com 20 anos. Hoje em dia o mais normal será na casa dos 4x40/4x45 watt.

Eu há quase 4 anos comprei na worten um blaupunk dos mais baratinhos e era bastante honesto. Para ligar directamente (sem amplificadores) são mesmo muito bons (boa amplificação).

Como os rádios têm vindo a descer deve estar num preço ainda mais agradável. :)

Realmente achei estranho 7 Watts por canal, é mesmo uma miséria.. Secalhar vamos para o mesmo que eu tenho no meu Corsa. O Sony CDX Gt20.. Dá para o que a casa gasta! hehe

Boas pessoal

Como não percebo muito de caraudio, venho aqui fazer umas perguntas aos entendidos e pedir umas opiniões.

Tenho um R19 comercial, por isso tenho espaço que sobra para colunas, e subwofers e isso tudo.

Ora lugares para colunas tem no tablier para 2 colunas de 10cm, nas portas para 2 colunas de 17cm e depois como já disse tenho bastante espaço na chapeleira para mais se for necessário.

Quero montar um sistema de som à maneira, mas que dê para "ouvir musica", não seja só "bum bum bum" e depois os médios e agudos são abafados pelos graves, nada disso, para isso prefiro não gastar o dinheiro.

Primeira questão: que marca comprar?

Segunda questão: O que comprar?

Quero uma coisa potente, dentro de um preço aceitavel, mas com a condição que disse acima.

Quanto acham que devo gastar para ficar com um som mais ou menos bom?

Cumps

Até quanto queres gastar? É importante definir um máximo para poder aconselhar adequadamente.
Esquece as colunas de 10cm, não arranjas nada de jeito.
Compra antes um bom par de colunas de 17cm de vias separadas (e conforme a localização e orientação do espaço das colunas de 10cm no tablier, até poderás lá meter os tweeters). Colunas na chapeleira também não vale a pena. Se gostas de qualidade antes comprares pouco mas bom.

Neste sentido, sugestões até €200 para colunas (para uma gama média de qualidade):
- Macaudio (Phase Linear) CFS 165.25
- DLS R6A
- Focal Polyglass 165V2

Para complementar, um subwoofer não muito grande nem muito potente, apenas para completar o espectro sonoro com qualidade e não muito virado para dance music.
Tendo isto em consideração, sugestões até €175
- Hertz ES300
- Rainbow Hammer 12
- DLS W612
- PolkAudio db124

Para tirares proveito das colunas e subwoofer, aconselho amplificá-las com um amplificador dedicado (ou dois). Poderás utilizar um amplificador de 4 canais, no qual 2 canais serão colocados em bridge para alimentar o subwoofer e os outros 2 canais irão alimentar o par de colunas, ou então comprar um amplificador de 2 canais para alimentar as colunas frontais e um amplificador mono para alimentar o subwoofer.
Sugestões, até €300 a título de exemplo (pois a escolha dos amplificadores depende das colunas e subwoofer que escolher):
- DLS CA41 (4 canais)
- Macaudio Z4200 (4 canais)
- DLS CA23 (2 canais)
- Macaudio Z2100 (2 canais)

Até quanto queres gastar? É importante definir um máximo para poder aconselhar adequadamente.
Esquece as colunas de 10cm, não arranjas nada de jeito.
Compra antes um bom par de colunas de 17cm de vias separadas (e conforme a localização e orientação do espaço das colunas de 10cm no tablier, até poderás lá meter os tweeters). Colunas na chapeleira também não vale a pena. Se gostas de qualidade antes comprares pouco mas bom.

Neste sentido, sugestões até €200 para colunas (para uma gama média de qualidade):
- Macaudio (Phase Linear) CFS 165.25
- DLS R6A
- Focal Polyglass 165V2

Para complementar, um subwoofer não muito grande nem muito potente, apenas para completar o espectro sonoro com qualidade e não muito virado para dance music.
Tendo isto em consideração, sugestões até €175
- Hertz ES300
- Rainbow Hammer 12
- DLS W612
- PolkAudio db124

Para tirares proveito das colunas e subwoofer, aconselho amplificá-las com um amplificador dedicado (ou dois). Poderás utilizar um amplificador de 4 canais, no qual 2 canais serão colocados em bridge para alimentar o subwoofer e os outros 2 canais irão alimentar o par de colunas, ou então comprar um amplificador de 2 canais para alimentar as colunas frontais e um amplificador mono para alimentar o subwoofer.
Sugestões, até €300 a título de exemplo (pois a escolha dos amplificadores depende das colunas e subwoofer que escolher):
- DLS CA41 (4 canais)
- Macaudio Z4200 (4 canais)
- DLS CA23 (2 canais)
- Macaudio Z2100 (2 canais)

Concordando com a grande maioria das tuas soluções, acrescento que não é preciso subir a esse patamar para se ter um bom som no carro (isto para o caso do R4E não estar disposto a gastar tanto dinheiro. [;)]

Concordando com a grande maioria das tuas soluções, acrescento que não é preciso subir a esse patamar para se ter um bom som no carro (isto para o caso do R4E não estar disposto a gastar tanto dinheiro. [;)]

Concordo contigo, não é preciso subir a este patamar para se ter um bom som no carro; mas tudo depende do nível de exigência de quem vai ouvir e de quanto dinheiro está disposto a gastar. Até poderia aconselhar coisas extremamente mais caras, mas que certamente não se justificam.
Mas se considerar a sugestão de colunas Macaudio CFS 165.25 (€170), mais o subwoofer Hertz ES300 (€100), mais o amplificador Macaudio Z4200 (nem é o mais adequado, mas custa €180 e faz o serviço), acaba por gastar €450 mas fica com um som que certamente irá agradar bastante.

Claro que é perfeitamente possível fazer um setup mais barato e com alguma qualidade. É como disse, depende do ouvinte e da carteira!

por acaso tenho visto que os preços são bons assim como as da pioneer. Até aos 40€ o que achas? JBL, Alpine, pioneer ou mesmo a blaupunkt

Olha comprei umas Pioneer para o meu Bogas (Corsa B) e são de 13cm e possuem 130Watts.. Chegam e sobram para o que quero! São bastante boas, têm um Bass bastante aceitável e um treble que é um mimo... :)

Entretanto rca33, comprei outras Pioneer mas de 10cm (110Watts) para o Renault da minha Maria.. Vou montá-las amanhã, que o Rádio chega este fim de semana.. :D Já tivemos a ver, e os mais aceitáveis são os Sony CDX Gt20, igual ao meu..

Também já tive a falar com ela, e depois vou-lhe oferecer umas de 16cm ou ovais para meter na chapeleira.. Assim ela fica contente e somos felizes! hehe

por acaso tenho visto que os preços são bons assim como as da pioneer. Até aos 40€ o que achas? JBL, Alpine, pioneer ou mesmo a blaupunkt

Qualquer dessas marcas tem produtos interessantes de preços mais terrestres.

Se as puderes ouvir antes, tanto melhor (há lojas em que tal é possível).

Olha comprei umas Pioneer para o meu Bogas (Corsa B) e são de 13cm e possuem 130Watts.. Chegam e sobram para o que quero! São bastante boas, têm um Bass bastante aceitável e um treble que é um mimo... :)

Entretanto rca33, comprei outras Pioneer mas de 10cm (110Watts) para o Renault da minha Maria.. Vou montá-las amanhã, que o Rádio chega este fim de semana.. :D Já tivemos a ver, e os mais aceitáveis são os Sony CDX Gt20, igual ao meu..

Também já tive a falar com ela, e depois vou-lhe oferecer umas de 16cm ou ovais para meter na chapeleira.. Assim ela fica contente e somos felizes! hehe

Tens de ter a noção que com as colunas da frente não vais ter grave quase nenhuns, porque para além de 10cm ser insuficiente, o clio à frente não faz grande caixa acústica.
Mas as ovais de trás vão acabar por compensar essa falta (sem serem subwoofers, claro).

Vê a potência nominal dessa colunas de 130 e 110 watt [;)]

Tens de ter a noção que com as colunas da frente não vais ter grave quase nenhuns, porque para além de 10cm ser insuficiente, o clio à frente não faz grande caixa acústica.
Mas as ovais de trás vão acabar por compensar essa falta (sem serem subwoofers, claro).

Vê a potência nominal dessa colunas de 130 e 110 watt [;)]

Foi isso que tu me aconselhas-te à uns posts atrás.. Foi umas de 10cm para as caixas do Clio à frente, e umas Ovais ou de 16 / 17cm atrás.. ;)
Optei pelo teu conselho, tanto que comprei umas Pioneer TS-G1001i pá Maria..

A meu ver foi a compra mais sensata, porque experimentei umas Mitsai e umas Denver que para lá estava (também de 10cm) e tal como esperava, qualidade muito fraca.. Esta sempre é melhor, dentro das de 10cm. Agora nas de 16 ou ovais, penso eu, que a qualidade já difere.. E tal como tu disseste irei colocar umas de 10cm à frente e umas ovais atrás para compensar a falta de grave das caixas do Clio! :)

Exacto, de outra forma terias de andar a inventar para colocar colunas maiores nas portas da frente.

Eu fiz isso no clio que tive, mas dá algum trabalho e o grau de exigência era diferente. Lembro-me de ter dado 300 euros pelas duas colunas da frente (outros tempos :) )

Voltar
Superior