Topico dos autocarros

Parece que nos últimos anos já se começa a ver privados com capacidade de preservar alguns autocarros, seja de forma particular ou em grupos.

Um desses grupos (Clube Viação Clássica) já tem alguns restaurados e está a tentar, através de crowdfunding, restaurar um Leyland Atlantean de 2 pisos ex-STCP.

Espero que consigam, já dei o meu contributo. Se alguém tiver curioso fica o link: https://ppl.pt/clubeviacaoclassica

O estado atual do grandalhão:

leyland5.jpg

Last edited:
Porra...isso devia ser o degredo em subidas e percursos mais complicados, não?

Para dizer a verdade não sei, pois nunca tive o prazer de andar num. Mas tendo em conta o motor de 10 litros e 210 cv (acho que era 210), não deviam ser grande coisa nas subidas, não.
E julgando também pelo tempo de demoravam a atingir a velocidade máxima, como neste vídeo.

Parece que nos últimos anos já se começa a ver privados com capacidade de preservar alguns autocarros, seja de forma particular ou em grupos.

Um desses grupos (Clube Viação Clássica) já tem alguns restaurados e está a tentar, através de crowdfunding, restaurar um Leyland Atlantean de 2 pisos ex-STCP.

Espero que consigam, já dei o meu contributo. Se alguém tiver curioso fica o link: https://ppl.pt/clubeviacaoclassica

O estado atual do grandalhão:

leyland5.jpg

Tem uma boa base de restauro. Pelo menos aparenta :)
A AMIBUS sei que andava a restaurar um UTIC-AEC das marrecas, nas instalações da Póvoa da Galega, mas acho que ficou em águas de bacalhau.

Ah, isso está bem [:cool:].
E ainda por cima com os cubos redutores bem barulhentos [:blush:]

É, andei mts anos nestas O305 mas da RL, com o mesmo motor e caixa auto de 4 vel.

Som exactamente igual.

E como podemos ver, creio, a O305 em plano safa-se perfeitamente, sobretudo sem carga.

Mas nos percursos sinuosos da margem norte é que sofriam bem, alturas que nem dos 20 km/h passavam.

Eu também andei bastante, mas nos da Boa Viagem (ou não fosse a BV a empresa que serve esta região). E nos SL200, e outros que tais. Enfim, tanto autocarro bom e bonito que havia naquela empresa e que foi tudo para o lixo.

Last edited:
É, andei mts anos nestas O305 mas da RL, com o mesmo motor e caixa auto de 4 vel.

Som exactamente igual.

E como podemos ver, creio, a O305 em plano safa-se perfeitamente, sobretudo sem carga.

Mas nos percursos sinuosos da margem norte é que sofriam bem, alturas que nem dos 20 km/h passavam.

Sim, o O305 em plano aguentava-se bem, mas nas subidas, chapéu. E por aqui temos muitas zonas acidentadas. Mas por outro lado também temos que reconhecer que trata-se de um autocarro urbano, portanto projectado para andar em zonas citadinas, que por norma são planas.

Sim, o O305 em plano aguentava-se bem, mas nas subidas, chapéu. E por aqui temos muitas zonas acidentadas. Mas por outro lado também temos que reconhecer que trata-se de um autocarro urbano, portanto projectado para andar em zonas citadinas, que por norma são planas.

Exacto, aquilo na alemanha creio ser bem mais plano que a zona de lisboa por ex.
Pelo menos no OMSI2 hehehehe.

Esse quando veio para cá já era velho.

Sim lembro-me da RL ter adquirido os primeiros, foi talvez em 1996/1997 ou mesmo 1998.
Foi para substituir os Volvo B10M talvez ( ? ) que até usavam caixa Voith.

Segundo me explicaram na altura, era devido ao consumo, sendo que gastavam menos uns 10 ou 20 L/100 que os Volvo, e claro eram muito resistentes.
Mas sim chegaram cá com mais de 10 anos e já com algum uso.
Quando terminaram o serviço lá por 2006 ou assim, já andavam bem desgastados, fumo, caixa, travões...

Ja agora Olives são autocarros que ja foram para o lixo mas n te esqueças que cumpriram toda a sua vida útil e talvez até mais que isso.
A partir de certo ponto já é mais o que chateiam com fumo e a varias do que outra coisa.
E nem AC tinham.

Para dizer a verdade não sei, pois nunca tive o prazer de andar num. Mas tendo em conta o motor de 10 litros e 210 cv (acho que era 210), não deviam ser grande coisa nas subidas, não.
E julgando também pelo tempo de demoravam a atingir a velocidade máxima, como neste vídeo.

Isso era projectado para que tipo de utilização ? Zonas praticamente só em plano? E com distâncias mais longas entre paragens?

O problema é que uma cidade como Lisboa/Coimbra/Porto não é a mesma coisa que Faro por exemplo em termos de altitude. E certas cidades europeias são também muito planas comparadas com as de cá.

Por isso eles cá nem se mexiam, e por exemplo os Mercedes a Gás Natural novos da Carris sejam fracos para Lisboa.

Sim lembro-me da RL ter adquirido os primeiros, foi talvez em 1996/1997 ou mesmo 1998.
Foi para substituir os Volvo B10M talvez ( ? ) que até usavam caixa Voith.

Segundo me explicaram na altura, era devido ao consumo, sendo que gastavam menos uns 10 ou 20 L/100 que os Volvo, e claro eram muito resistentes.
Mas sim chegaram cá com mais de 10 anos e já com algum uso.
Quando terminaram o serviço lá por 2006 ou assim, já andavam bem desgastados, fumo, caixa, travões...

Sim, os motores dos Volvo por muito bons que fossem, eram realmente bêbados. Há quem diga que faziam uma média de praticamente 100 l/100 km :sh).
Entretanto, já li num outro fórum qualquer há algum tempo que mais ou menos em 1998, quando a RL adquiriu os DAF SB220 Marcopolo, os motoristas continuavam a preferir os bons e velhos O305

Ja agora Olives são autocarros que ja foram para o lixo mas n te esqueças que cumpriram toda a sua vida útil e talvez até mais que isso.
A partir de certo ponto já é mais o que chateiam com fumo e a varias do que outra coisa.
E nem AC tinham.

Pois, isso do fumo, do desgaste da caixa, travões, etc, é o resultado das manutenções à candonga que nós tugas sabemos bem fazer.
Sim, no caso dos O305 e SL200 não tinham realmente AC, mas os S215UL e S215SL tinham, ainda que instalados à posteriori. Podiam ter pensado em fazer o mesmo aos O305, digo eu.

Mas enfim. Podiam ser autocarros que não tinham tanta potência como os de hoje em dia, mas tinham coisas que os de hoje não têm: Alma e carisma. E beleza também. Muitos designs de hoje em dia são um completo atentado [:vm)]

Last edited:
Back