Porra...isso devia ser o degredo em subidas e percursos mais complicados, não?
Parece que nos últimos anos já se começa a ver privados com capacidade de preservar alguns autocarros, seja de forma particular ou em grupos.
Um desses grupos (Clube Viação Clássica) já tem alguns restaurados e está a tentar, através de crowdfunding, restaurar um Leyland Atlantean de 2 pisos ex-STCP.
Espero que consigam, já dei o meu contributo. Se alguém tiver curioso fica o link: https://ppl.pt/clubeviacaoclassica
O estado atual do grandalhão:
![]()
Ah, isso está bem [].
E ainda por cima com os cubos redutores bem barulhentos [:blush:]
É, andei mts anos nestas O305 mas da RL, com o mesmo motor e caixa auto de 4 vel.
Som exactamente igual.
E como podemos ver, creio, a O305 em plano safa-se perfeitamente, sobretudo sem carga.
Mas nos percursos sinuosos da margem norte é que sofriam bem, alturas que nem dos 20 km/h passavam.
Sim, o O305 em plano aguentava-se bem, mas nas subidas, chapéu. E por aqui temos muitas zonas acidentadas. Mas por outro lado também temos que reconhecer que trata-se de um autocarro urbano, portanto projectado para andar em zonas citadinas, que por norma são planas.
Esse quando veio para cá já era velho.
Para dizer a verdade não sei, pois nunca tive o prazer de andar num. Mas tendo em conta o motor de 10 litros e 210 cv (acho que era 210), não deviam ser grande coisa nas subidas, não.
E julgando também pelo tempo de demoravam a atingir a velocidade máxima, como neste vídeo.
Sim, o O305 em plano aguentava-se bem, mas nas subidas, chapéu. E por aqui temos muitas zonas acidentadas. Mas por outro lado também temos que reconhecer que trata-se de um autocarro urbano, portanto projectado para andar em zonas citadinas, que por norma são planas.
Exacto, aquilo na alemanha creio ser bem mais plano que a zona de lisboa por ex.
Pelo menos no OMSI2 hehehehe.
Sim lembro-me da RL ter adquirido os primeiros, foi talvez em 1996/1997 ou mesmo 1998.
Foi para substituir os Volvo B10M talvez ( ? ) que até usavam caixa Voith.
Segundo me explicaram na altura, era devido ao consumo, sendo que gastavam menos uns 10 ou 20 L/100 que os Volvo, e claro eram muito resistentes.
Mas sim chegaram cá com mais de 10 anos e já com algum uso.
Quando terminaram o serviço lá por 2006 ou assim, já andavam bem desgastados, fumo, caixa, travões...
Ja agora Olives são autocarros que ja foram para o lixo mas n te esqueças que cumpriram toda a sua vida útil e talvez até mais que isso.
A partir de certo ponto já é mais o que chateiam com fumo e a varias do que outra coisa.
E nem AC tinham.
Isso era projectado para que tipo de utilização ? Zonas praticamente só em plano? E com distâncias mais longas entre paragens?