Topico dos autocarros

10269573_878665232160351_759516402349143874_n.jpg

Os chineses já chegaram à ilha?

Andei numa dessa marca em Cuba,e jasus, aquilo tem arestas vivas por todo o lado.

attachment.php

Primeiros kms deste.

Attachments

• IMG-20140523-WA0002.jpg
    IMG-20140523-WA0002.jpg
    36.3 KB · Views: 0
  • IMG-20140523-WA0003.jpg
    IMG-20140523-WA0003.jpg
    63.3 KB · Views: 0
Os chineses já chegaram à ilha?

Andei numa dessa marca em Cuba,e jasus, aquilo tem arestas vivas por todo o lado.
Já chegaram e há mais marcas, esta foi a primeira vez que vi, mas sei que há BYD (eléctricos) e há aqueles de turismo "descapotáveis" no 1º piso de outra marca, que agora não me recordo.

É esta... Anhui Ankai

Anhui Ankai HFF6110GS-2

http://www.showbus.co.uk/gallery/lt/bigbusnew3.htm

Last edited:
Uma questão para quem entende de autocarros:

Porque razão os autocarros de dois pisos estão praticamente extintos em Portugal? Preço, rentabilidade? :confused:

Porque razão os autocarros de dois pisos estão praticamente extintos em Portugal? Preço, rentabilidade? :confused:
Também já reparei nisso.
Antigamente (2003) costumava vir para Coimbra num de 2 pisos, hoje em dia são todos de 1.

Apartir do momento que se podem utilizar veículos com mais de 12 metros (até 15 metros), permitindo assim capacidades de passageiros superiores, os Double Decker, perdem qualquer vantagem sobre os demais. Consumos, manutenção, espaço para pessoas e bagagem e até acessibilidade.

Não percebo muito do autocarro propriamente dito (mecânica, condução, etc...), mas penso perceber alguma coisa do negócio...

São mais caros, consome mais, maior manutenção, etc...

Depois pensa assim, tens uma empresa e compras uma viatura dessas para fazer alugueres, ou serviço internacional (a moda dos dois andares em Portugal, pelo que percebo começou com a Internorte/centro/sul à muitos anos (mal foi extinta a Rodoviária Nacional) a trás pois levavas mais pessoal e mais bagagem com uma viatura). Quando a viatura deixa de ter condições para esses serviços, vais fazer o quê a uma viatura de dois andares? Metes a fazer carreiras aldeia a aldeia a obrigar as senhoras de 80 anos a subir 9 ou 10 degraus? Não!

Vais vendê-lo? Ninguém tu compra.

Logo, é um mau investimento, pois muitas empresas, não vendem as viaturas ao fim de 6/10 anos. Tentam sim utilizar até não dar "mais" e ir para abate (começam em serviço expresso por exemplo, quando deixa de ser possível utilizar nos expressos passam para aluguer e quando os clientes também já não conseguem aceitar esse carro para aluguer por ser "velho" vai para carreias)...

O mesmo acontece com as tão falas Irizar Pb e outras...

São muito bonitas, o pessoal nos expressos adora, e o pessoal dos alugueres então só de verem aqueles espelhos parece que ficam aos pulos. Compras uma, metes nos expressos, dai a 10 anos metes em alugueres (se conseguires vender algum com um carro de 10 anos) e depois? Metes a fazer carreira a carreira e a obrigar as senhoras de 80 anos a subir escadas? Podes meter, mas não é boa politica...

Por isso é que muitas das novas viaturas que estão a entrar nos expressos, vindas das várias empresas são coisinhas deste tipo:

tourismo_rh_2_0.bWVkaWFTdGFnZS5TaW5nbGU~-2415346867-FallbackImage.jpeg

Isto tudo, claro, pelos meus olhos! [;)]

Há Tourismo RH e RHD...

Se quiseres ir por aí, estás à vontade, É que estás no "meu" território. [:D]

Obrigado Cyfer, faz todo o sentido! Por acaso ainda hoje vi um Irizar PB (rodado duplo) muito bonito! [kiss]

A propósito dos autocarros double decker, hoje passei na trofa por dois desta empresa

10360715_236096903267642_4660592132105600608_n.jpg

(foto retirada do facebook da empresa)

Se não me engano um deles era dos anos 90 e outro de 2004.

Back