Tópico dos aviões

Mais uma companhia a fechar: Primera Air

Para mim dava bastante jeito, pois era a única com vôos directos para Portugal e ilhas, ainda que só uma parte do ano. Pena.

O primeiro A320neo da Iberia:

14009_1527611038.jpg

Há pouco pareceu-me ver um jacto a uma altitude mais baixa que a normal, pelo que fui ao flightradar e não encontrei nada. Aqui perto há um clube de aeromodelismo, mas não me parece que fosse desses.

Mas depois no mapa vi um Cessna que anda pelo Norte às voltas

aXkeI1h.jpg

É normal? E um Cessna tem assim tanto tempo de autonomia?

Há pouco pareceu-me ver um jacto a uma altitude mais baixa que a normal, pelo que fui ao flightradar e não encontrei nada. Aqui perto há um clube de aeromodelismo, mas não me parece que fosse desses.

Mas depois no mapa vi um Cessna que anda pelo Norte às voltas

aXkeI1h.jpg

É normal? E um Cessna tem assim tanto tempo de autonomia?

A Cessna faz um pouco de tudo, é uma espécie de Renault ou Toyota dos aviões, penso que a Cessna, que agora pertence ao conglomerado Americano Textron, é a maior construtora de aviões do Mundo em termos de volume de produção, fazem desde o avião básico de escola de aviação até aos Citation com vários milhares de quilómetros de autonomia.

Falta-lhes só um topo de gama para competir com os melhores Gulfstream e Dassault que são construtores mais premium.

Uma ajuda pf. Em julho tive um atraso de voo. Fiz queixa a companhia, respondeu em agosto a dizer que não era nada com ela.
Em agosto face a esse resposta fiz queixa a ANAC. Apos feita a queixa, nem um email nem um comprovativo, nada. Passaram-se 2 meses desde a queixa e nem uma prova da queixa tenho.
É normal?
Que mais posso fazer?
Obrigado

A queixa é sempre com a companhia. A ANAC o que pode fazer é ajudar, caso a companhia enrole muito (por experiência própria, são inúteis).

A companhia pode é alegar que não há razões para indemnizar (e em determinadas circunstâncias tem razão). Antes de mais, há que ver se foi um tipo de voo que dá direito a indemnização. Caso tenha sido um voo intra-europeu, um voo de dentro da Europa para fora ou um voo de fora da Europa para dentro com uma companhia europeia, tens direito. Se tiver sido de fora da Europa com companhia não-europeia, não tens. Exemplo, Philadelphia - Lisboa operado pela American Airlines não dá indemnização.

Caso a rota/companhia permita indemnização, há que ver a razão. A companhia deu alguma específica? Se tiver sido por mau tempo/greve dos controladores aéreos ou pessoal de chão, não há indemnização. Se for greve de pilotos/tripulação há direito, se for avaria técnica há direito, se foi porque o voo chegou atrasado da rotação anterior, há direito.

Por fim, atraso tem que ser superior a 3 horas (chegada ao destino final, não interessa atraso em escala).

Se cumprires todos os requisitos de indemnização, insiste com a companhia. A queixa é sempre com eles, já que serão eles a pagar.

Back