Tópico dos aviões

Ok. Obrigado. Não estou a ver TV.
Acompanhei as comunicações enquanto estava sob controlo de Lisboa. Sim, foi em visual. O controlo perguntou várias vezes se tinham o terreno à vista e foram dando vectores. Depois passaram para o controlo de Beja e deixei de acompanhar.
Belo susto. Ainda bem que correu pelo melhor.

Mas com 2 motores OK e combustivel, não terá sido precipitado optar por ditching? Estranho. Deve ter havido mais problemas.

Fala um mero treinador de bancada.. Só quem lá estava sabe o que se passou.

Last edited:
Mas com 2 motores OK, não terá sido precipitado optar por ditching? Estranho. Deve ter havido mais problemas.

O que parece é que estavam sem qualquer controlo, não conseguiam manter altitudes nem rumos. Ainda para mais com a meteorologia do dia de hoje, provavelmente no meio de turbulência e sem referências visuais. Não sei se ficaram sem instrumentos também, aquilo que reportaram sempre foi que o avião estava incontrolável. Provavelmente a única forma de controlo que conseguiram ter nos momentos de maior aperto foi mesmo através dos motores.

De alguma forma e felizmente lá conseguiram recuperar algum controlo e a meteorologia em Beja permitia uma aterragem visual.

O que parece é que estavam sem qualquer controlo, não conseguiam manter altitudes nem rumos. Ainda para mais com a meteorologia do dia de hoje, provavelmente no meio de turbulência e sem referências visuais. Não sei se ficaram sem instrumentos também, aquilo que reportaram sempre foi que o avião estava incontrolável. Provavelmente a única forma de controlo que conseguiram ter nos momentos de maior aperto foi mesmo através dos motores.

De alguma forma e felizmente lá conseguiram recuperar algum controlo e a meteorologia em Beja permitia uma aterragem visual.

Sim tens razão. No ATC ao min 22 ele fez uma descrição que se estava a passar. Foi complicado.

Back