Tópico dos aviões

Também é um bocado isso.Para quem acompanha o Air Crash Investigation apercebe-se que:
- Os pilotos da Europa e América são muito mais eficazes a lidar com situações de perigo. Os do sudeste asiático são ,ou eram pelo menos, uma desgraça.
- Em 70% dos casos em que há algum problema o piloto faz toda a diferença.
Acho que muitas vezes se chega à conclusão de que o problema foi a a formação que tiveram que pode não ser a mais adequada, até porque muitas vezes muitos deles vieram de pilotar caças e afins, sendo que já são experientes.

Tambem havia muitas vezes o problema das hierarquias e de haver muito constrangimento dos first officers e second officers contrariarem o captain

Acho que muitas vezes se chega à conclusão de que o problema foi a a formação que tiveram que pode não ser a mais adequada, até porque muitas vezes muitos deles vieram de pilotar caças e afins, sendo que já são experientes.

Tambem havia muitas vezes o problema das hierarquias e de haver muito constrangimento dos first officers e second officers contrariarem o captain

Basta ver esta situação (se for real)! No minimo esta tripulação não punha mais os pés neste tipo de aviões:

Falta também perceber porque carga de água este modelo tantas vezes e em tão pouco tempo levantou demasiado o nariz durante a descolagem... Não é algo que seja comum pilotos que sabem descolar não saberem contrariar isso...

edit: Curiosamente o que está na noticia não é o que faz sentido fazer nessas situações. Cortar o motor é contra-intuitivo, vai contra as regras básicas. Numa situação daquelas o importante é aumentar a velocidade, o que passa por aumentar (ou pelo menos manter) a potencia e descer o nariz.

Last edited:
Em relação ao teste dos explosivos, sinceramente duvido muito da sua eficacia mas pronto.

De cada vez que faço o teste pergunto como é feita a "selecção/escolha " das pessoas a testar.

A resposta é sempre a mesma: aleatório.

Dá me uma vontade de rir.

Posso vos dizer que faço esse teste 8 em cada 10 controles de segurança.
Voos na Europa.

Aleatório? Nao me parece.
É mais ao menos isto.
2af02b367e2628565d545374d3b82c99.jpg

o meu comentário nem era no sentido da higiene ou roupa (embora também haja profiling a esse nível), quando eu disse aspecto era mais no sentido racial, grupo étnico.

conheço colegas da Índia, Bangladesh, Irao, que lhes está sempre a acontecer isso, e não se vestem mal nem têm mau aspecto.

a maioria dos portugueses são fisicamente muito parecidos com árabes - especialmente para agentes da Europa central ou do norte.

Sou um gajo que dificilmente fica moreno no Verão, e com cabelo claro. Tivesse eu mais uns 10cm e passava por sueco [:D][:D][:D]

Normalmente vou com roupa casual quando voo, jeans + t-shirt/sweat-shirt e sapatilhas.

Não andas de helicóptero porquê ?

Em caso de falha no motor é infinitamente mais seguro que um avião....

Também tenho essa ideia, mas tenho um amigo comandante da TAP e ele diz que não mete os pés num helicóptero. Que se no avião os motores se calarem, ainda dá para planar, agora no helicóptero cai que nem uma pedra. E sim, ele está bem ciente da auto-rotação, mas diz que isso é muito bonito nos livros mas na realidade...

Também tenho essa ideia, mas tenho um amigo comandante da TAP e ele diz que não mete os pés num helicóptero. Que se no avião os motores se calarem, ainda dá para planar, agora no helicóptero cai que nem uma pedra. E sim, ele está bem ciente da auto-rotação, mas diz que isso é muito bonito nos livros mas na realidade...

Por acaso conheço malta ligada à aviação (seja profissionalmente seja como hobby) que diz o mesmo... helis nem pensar!

Isso é mais do que óbvio. Adicionalmente, basta olhar para as estatísticas dos acidentes de helicóptero para perceber que são infinitamente mais perigosos que os aviões.

O equilíbrio de um helicóptero é algo muito sensível, basta uma pequena falha de manutenção, um pequeno erro na posição dos rotores, para deitá-lo abaixo. E a manutenção dos helicópteros nem sempre é feita da forma como se desejaria que fosse, está longe de ter o mesmo rigor dos aviões comerciais.

Wtf ?

Há métodos para que após falha no motor o helicóptero aterrar de forma controlada, mais violenta que com motor, óbvio, mas suficiente para ninguém se aleijar.

É ir ao youtube que há lá pilotos a explicar isso mesmo, quem o diz não sou eu, está à vista de todos e comprovado.

Isso é mais do que óbvio. Adicionalmente, basta olhar para as estatísticas dos acidentes de helicóptero para perceber que são infinitamente mais perigosos que os aviões.

O equilíbrio de um helicóptero é algo muito sensível, basta uma pequena falha de manutenção, um pequeno erro na posição dos rotores, para deitá-lo abaixo. E a manutenção dos helicópteros nem sempre é feita da forma como se desejaria que fosse, está longe de ter o mesmo rigor dos aviões comerciais.
Vocês estão a confundir manutenção de helis privados com aviões comerciais.

Ora é tambem comparar a aviação privada com a comercial.....medo !

Portanto é mais que óbvio onde?

Wtf ?

Há métodos para que após falha no motor o helicóptero aterrar de forma controlada, mais violenta que com motor, óbvio, mas suficiente para ninguém se aleijar.

É ir ao youtube que há lá pilotos a explicar isso mesmo, quem o diz não sou eu, está à vista de todos e comprovado.

Eu sei, também já vi esses videos, e por isso é que disse que eu também tenho essa idea. Falei da opinião do meu amigo para que se discuta o assunto.

Eu sei, também já vi esses videos, e por isso é que disse que eu também tenho essa idea. Falei da opinião do meu amigo para que se discuta o assunto.
Sim eu sei, eu disse " wtf " era precisamente em relação à opinião do teu amigo.

Epá é que isso de planar com avião é mesmo muito relativo, seja no meio do atlântico seja nas montanhas. No alentejo tranquilo mas noutros sítios, credo.

Back