É um avião seguro tal como o 737 MAX. Pode ser seguro mas não é um avião que inspire confiança.
14:58:05 - the aircraft began takeoff from runway 15 of SBCA, with 58 passengers and 4 crew members onboard;
15:12:40 – PROPELLER ANTI-ICING 1 and 2 were turned on;
15:14:56 - the Electronic Ice Detector connected to the Centralized Crew Alert System (CCAS) displayed awarning signal when crossing FL130;
15:15:03 - AIRFRAME DE-ICING was turned on;
15:15:42 - a single chime was heard in the cabin. The crew then reported that a Fault message had occurred on the DE-ICING AIRFRAME;
15:15:49 - AIRFRAME DE-ICING was turned off;
Eles até aqui fizeram tudo bem. Por alguma razão não levaram os alertas seguintes a sério. Deveriam ter logo abortado o vôo quando o sistema DE-ICING começou a dar problemas e mensagens de erro.
Mas a ATR e os fanboys da Airbus (a ATR pertence à Airbus) vão dar a entender que a ATR não teve qualquer problema.
O problema foi o que ainda não sabemos.
O que fizeram logo depois dos alertas.
Um sistema pneumático de degelo é um sistema válido,mas não é o dos melhores pois só quebra o gelo acumulado na sua zona de acção,logo de seguida penso eu que já haveria de haver uma "camada" de gelo nas zonas mais críticas das asas que acabaram por fazer com que o avião perdesse sustentação e a sua perfomance aerodinâmica.
Segundo os dados fornecidos houve uma rotação a bombordo e estibordo com uns ângulos bem proibitivos seguido de uma giração de 180 graus,o que indica stall irrecuperável.
Supostamente digo eu quando o sistema de degelo foi "ignorado" o avião deve ter perdido velocidade,pelo menos 3 avisos antes de entrar em stall deve ter havido.
Outro ponto,será saber se a acumulação de gelo nas partes críticas tornou impossivel recuperar a velocidade descendo o nariz para baixo e aí ter piorado a recuperação.
O que eu digo é foi um pouco de tudo e só o saberemos no final da investigação.
Sinceramente preferia não o saber,significava que o acidente não teria acontecido.
Aqui pelo meu lado não existe um fan boy de marcas,simplesmente sei ver e apreciar sentir,e seguir uma das minhas paixões que é a aviação.
Se pagasse melhor e as condições fossem melhores aqui na europa trocava de rumo profissional já amanhã.