Eu entendo a lógica de dizerem que um acidente aéreo é sempre o acumular de vários erros, mas não percebo algumas opiniões mais radicais sobre isto. Por exemplo, aquele youtuber brasileiro muito conhecido diz sempre que consegue encontrar vários elos para que um acidente ocorra, o que na maior parte dos casos é verdade, mas nem sempre.
Naquele acidente da Germanwings, o copiloto quis que o avião caísse, e para mim esse é o único motivo que se pode assinalar como causa.... Podem sempre argumentar que falhou a supervisão da empresa, mas isso é absolutamente secundário..
E se quisermos fazer o mesmo com um acidente rodoviário, também será sempre possível encontrar vários fatores. Se alguém tem um acidente por excesso de velocidade, também se pode argumentar que falhou a escola de condução por não ter dado a formação adequada, falhou o estado por ter dado carta a alguém não habilitado, falhou a indústria automóvel por não fazer carros mais estáveis, etc etc etc....
Esta conversa da sequência de erros faz sentido numa indústria aérea que costuma ter redundância para tudo, mas por vezes o fator que desencadeia um acidente é tão importante, que tudo o resto fica para segundo plano. Na minha modesta opinião, existem sim acidentes causados por um só fator.