Tópico dos aviões

Ainda não se sabe a causa. Fala-se em mau aperto, defeito ou simplesmente esquecimento de alguns parafusos. Mas há quem diga que os parafusos eram só de posicionamento e que a porta mantinha-se segura por uma barra em encaixe de cada lado em cima e em baixo.

Acho tudo muito estranho.

Mas fica a dica a reter. nunca tirar cintos em avião. Se uma porta destas falhar: adeus.

​​​​​​

O que querem dizer é (acho eu) que o acidente não ocorreu quando a cabina está pressurizada - o que só começa a acontecer lá para os 3000m.

O que significa que para aquela secção se separar da fuselagem (sem pressurização) daquela forma é uma falha muito significativa e estranha.

A Boeing focou-se demasiado nos 777 e 787 e descurou por completo a substituição do 737. 737 que está a ficar do tamanho do 757, que há muito desapareceu do catálogo.

Os recentes problemas revelam novamente que a plataforma está mais que no limite e tem de se partir de uma folha branca.

A Boeing focou-se demasiado nos 777 e 787 e descurou por completo a substituição do 737. 737 que está a ficar do tamanho do 757, que há muito desapareceu do catálogo.

Os recentes problemas revelam novamente que a plataforma está mais que no limite e tem de se partir de uma folha branca.

Dizem que o 797 virá até ao final da década.

No Reddit e fóruns não encontrei nada de novo sobre a porta também não há desenhos para se perceber o mecanismo de fixação.

Estou muito curioso para ver se aparece a porta para poder avançar com palpites.
​​​

Acho que foi a 16000 pes e teve que descer para 10000. A cabine ja estava pressurizada. Demorou cerca de um minuto a descer os 6000 pes para uma altura segura

Dá para perceber nas imagens que as mascaras de O2 caíram. Provavelmente já estava pressurizado. O Aviation Herald fala que já estavam a 16000 pés.

Dá para perceber nas imagens que as mascaras de O2 caíram. Provavelmente já estava pressurizado. O Aviation Herald fala que já estavam a 16000 pés.

Desde o começo que sempre ouvi falar em 16.000 pés e que já estava pressurizado. Mas felizmente ainda a uma altitude que não tem demasiada diferença, e com a sorte de não ir ninguém sentado no lugar imediatamente adjacente.
A descida terá sido em VMO (há opiniões contraditórias aqui) e com speed brakes. E teria demorado cerca de 1min até estabilizar

Pelos vistos, em algumas configurações, essa porta é utilizada como saída de emergência. Noutras, ela está lá, mas não como porta de emergência, e está fixada à fuselagem.

Essa porta faz parte do modelo de base homologado, o custo de a eliminar é provavelmente superior ao de colocar uma porta fixa. Pode ser fixa ou amovível (opcional) mas a geometria é muito similar nos dois casos e as fixações idênticas.

Segundo percebi só existem 4 pontos de fixação 2 em cima nas laterais ( uma espécie de calha) e 2 em baixo. Os restantes parafusos servem de apoio apenas.

Parece-me que, para saltar a porta tem primeiro que subir uns 5 cm para que os varões de suporte saiam das calhas dos dois lados e só depois pode cair. Mas existem travas que impedem esse movimento visíveis nas fotos.

Mas admitindo que a porta estava totalmente bem montada (quero acreditar que sim) há várias outras hipóteses. Por exemplo dimensional ou defeitos grosseiros nos materiais e fixações que possam ter levado a que a porta fracurasse em alguns pontos críticos ( por exemplo na calha de um dos lados).

​​​​​

​​​​

Last edited:
Mas não tem aquele aspecto que o Unreal meteu ali em cima, certo?

A segurança dos aviões é a coisa mais escrutinada nos transportes, mas isto dos Boeing ultimamente tem sido mau demais.

Tudo parqueado :sh)
2024[edit]
  • January 5, Alaska Airlines grounds their 737 MAX 9 fleet after a plug door blows out mid-air. See Alaska Airlines Flight 1282.[SUP][107][/SUP][SUP][108][/SUP]
  • January 6, the FAA issues an emergency airworthiness directive that forces the grounding of 171 units of 737 MAX 9 aircraft for inspection before they can resume service.[SUP][109][/SUP][SUP][110][/SUP][SUP][111][/SUP]
  • January 6, Aeroméxico grounds their 737 MAX 9 fleet for inspections.[SUP][112][/SUP]
  • January 7, Turkish Airlines grounds their 737 MAX 9 fleet for checks amid US mishap.[SUP][113][/SUP][SUP][114][/SUP]
  • January 7, Copa Airlines grounds 21 of their 28 737 Max 9 fleet for checks and cancels numerous flights to North, Central, and South America.[SUP][115][/SUP]
  • January 7, European aviation regulators follows FAA and grounds 737 MAX 9.[SUP][116][/SUP]

Ainda não percebi, essa porta não servia para nada?

Aquilo não é uma porta mas antes um painel que se coloca no lugar da porta e todo o seu mecanismo que a mesma acarreta.

A Boeing opta por esta solução para poupar no peso de ter uma porta de ermergência inutilizada. :sh)

Back