De acordo, erro primário do(s) ATC(s) que é o responsável pela separação. Eu quando coloquei a minha primeira opinião não fui ao detalhe de dizer quem foi o mais culpado ou o primeiro culpado, o que quis dizer é que com a atenção devida por parte dos pilotos isto não teria ocorrido. Nota que agora digo pilotos no plural mas que primeiro só disse piloto. O mesmo com o controlador. Não foi querer meter as culpas num só indivíduo, foi apenas uma forma de expressão ou um lapso se preferires. Sei tão bem como tu que numa torre de controlo há muita gente a controlar as diversas posições e um ou mais supervisores por detrás a coordenar e a supervisionar e que num cockpit existem dois pilotos.
Eu sou um apaixonado pelos procedimentos da aviação porque são do mais completo, redundante e idiot-proof que existe, tudo em nome da segurança. Acredito que 99% dos passageiros nem faça idéia do que está por detrás de um vôo. Por isso é que não me limitei a apontar o dedo exclusivamente ao(s) controlador(es) que numa situação destas é o mais fácil e mais óbvio.
Já agora e para quem gosta e tem paciência para isto aconselho o canal do Guido Warnecker no Youtube, um piloto que filma muitos dos seus vôos e que na pós-produção do vídeo explica os vários procedimentos, porque é que premiu aquele botão, porque é que o ATC usou aquela fraseologia, etc e ainda... porque é que olhou para ambos os lados naquele momento do vídeo.[

]