Quando o banal e barato faz 600/700mil km com 1 a 5% do custo de manutenção, e 1/10 de imobilizações de carro por visitas à oficina para manutenção, que terias no BMW ou Mercedes, facilmente percebes o porquê da ridicularização que estes carros estão a trazer aos fabricantes tradicionais, premium e não premium.
Estão a produzir na Europa, a Tesla até na Alemanha, está sujeita a todas essas condicionantes e coloca o carro num preço competitivo na mesma.
Estás a colocar as manutenções de um elétrico no mesmo patamar de ICE.
Os planos de manutenção do meu são trocar óleo dos travões e inspeção visual de 2 em 2 anos, independentemente dos km.
E a Tesla tem um design, interior etc muito mais simples, não dá para comparar com um alemão, qualquer um deles. E o objetivo é simplificar ainda mais.
Logísticamente a Tesla também é contenção de custos. Não só o modo de venda mas a limitação de personalização dos veículos, quando eu escolhi o meu tinha umas 10 cores, 7 ou 8 jantes, estética normal, pack m e pack m PLUS, botões em plástico ou botões em metal, 2 tipos de bancos, vários tipos de materiais dos bancos e várias cores, vários materiais do interior, várias cores, podes alterar espelhos, spoiler, grelha frontal, vidros.... Isto só a estética!
Tesla escolhes o interior preto ou branco...
Logísticamente isto é um pesadelo, mesmo assim se quiseres um modelo totalmente personalizado só tens que esperar uns 3 meses.
Tudo isso tem custos, goste-se ou não, podes não ligar nada a isso e preferir ser pragmático na escolha de um carro, não podes é colocar Tesla e marcas alemãs no mesmo patamar de preços, não dá.