Tópico dos carros eléctricos

O Tesla é o carro elétrico de referência por excelência... Não há nada mais premium que isso, isso é que é difícil de aceitar... A Tesla conseguiu caminhar tão cedo que hoje em dia dizes a alguém, comprei um elétrico, imediatamente recebes a pergunta, um Tesla? Ya... That's it... A referência e pelos bons motivos!

Portugal não é o mundo. Infelizmente há muitos portugueses sem mundo, o que explica as barbaridade que vamos lendo por aqui.

Tesla é mega carro do povo actualmente, especialmente com os importados que chegam em massa, comprados lá fora com +100k kms e por preços abaixo de 20€k

Mas hey, tenho um tesla e alcancei um sonho. Lol

Da mesma forma que um golf 4 TDI ou um 320d E46 foi o carro do povo no tempo dele, e nem por isso era menos premium por isso.

Fui...

Grande dica esse vídeo do Bjorn... Contra carros com baterias enormes/800V/... que começam o teste já com não sei quantos kWh a mais, e o Tesla mais básico vai lá...

Da mesma forma que um golf 4 TDI ou um 320d E46 foi o carro do povo no tempo dele, e nem por isso era menos premium por isso.

Fui...

Grande dica esse vídeo do Bjorn... Contra carros com baterias enormes/800V/... que começam o teste já com não sei quantos kWh a mais, e o Tesla mais básico vai lá...

Que é um electrodoméstico muito eficiente. Sem dúvida. Único elemento a mais é mesmo o
Humano atrás do volante.

Fui

O ser premium muitas vezes tem mais a ver com percepção do outra coisa. Percepção de superiodade. Percepção é diferente de realidade.

Num Bmw tens um carro normal mas com uma imagem de superioridade e com um suposto tratamento premium.

Num Tesla tens um carro globalmente melhor mas um tratamento mais humilde.

Um Tesla tem melhor performance, fiabilidade, eficiência, tecnologia, equipamento, etc..

A Tesla é verdadeiramente premium naquilo que é a essência do produto, no Bmw o que é premium não é o produto em si mas sim a experiência e a imagem.

Agora cada um decide se dá mais valor à essência ou à imagem.

quen chafana fabulosa se fazia com este carneirinho :D

neste momento no que toca a EV os ditos premiium alemães são

feios
ineficientes
obsoletos
caros

assim não espanta que estejam perder quota de mercado mundialmente

Deve ser dramático para as marcas perceberem que estão a perder quota de mercado de mãos de mãos atadas.

São caros porque as matériais primas e energia são mais caras e o custo de mão de de obra na Europa também. Além disso, suportam um pouco artificialmente o lastro de toda uma cadeia de fornecimento diemnsionada para ICE.
Nem vou falar de restrições legais ambientais e da lei do trabalho comparando com China ou até USA em que se trabalha "à semana" às vezes em condições quase deshunanas.

Essa asfixia financeira, associada a constrangimentos políticos, tenderá a potenciar a obsolência e declínio se nada for feito.

​​​​​​Penso que vamos assistir a mega fusões, reestruturações e despedimentos.

Porém, um BMW ou MB , mesmo com menos autonomia e menos funcionalidades de software continua a ser uma outra loiça (o tal premium....) e a ter clientes.

Se bem que mesmo as marca dos grupo VAG , Stellantis etc sofrem do mesmo processo. Basta ouvir os discursos do Carlos Tavares.

Quando o banal e barato faz 600/700mil km com 1 a 5% do custo de manutenção, e 1/10 de imobilizações de carro por visitas à oficina para manutenção, que terias no BMW ou Mercedes, facilmente percebes o porquê da ridicularização que estes carros estão a trazer aos fabricantes tradicionais, premium e não premium.

Estão a produzir na Europa, a Tesla até na Alemanha, está sujeita a todas essas condicionantes e coloca o carro num preço competitivo na mesma.

​​​​​​

Last edited:
Quando o banal e barato faz 600/700mil km com 1 a 5% do custo de manutenção, e 1/10 de imobilizações de carro por visitas à oficina para manutenção, que terias no BMW ou Mercedes, facilmente percebes o porquê da ridicularização que estes carros estão a trazer aos fabricantes tradicionais, premium e não premium.

Estão a produzir na Europa, a Tesla até na Alemanha, está sujeita a todas essas condicionantes e coloca o carro num preço competitivo na mesma.

​​​​​​
Estás a colocar as manutenções de um elétrico no mesmo patamar de ICE.

Os planos de manutenção do meu são trocar óleo dos travões e inspeção visual de 2 em 2 anos, independentemente dos km.

E a Tesla tem um design, interior etc muito mais simples, não dá para comparar com um alemão, qualquer um deles. E o objetivo é simplificar ainda mais.

Logísticamente a Tesla também é contenção de custos. Não só o modo de venda mas a limitação de personalização dos veículos, quando eu escolhi o meu tinha umas 10 cores, 7 ou 8 jantes, estética normal, pack m e pack m PLUS, botões em plástico ou botões em metal, 2 tipos de bancos, vários tipos de materiais dos bancos e várias cores, vários materiais do interior, várias cores, podes alterar espelhos, spoiler, grelha frontal, vidros.... Isto só a estética!

Tesla escolhes o interior preto ou branco...

Logísticamente isto é um pesadelo, mesmo assim se quiseres um modelo totalmente personalizado só tens que esperar uns 3 meses.

Tudo isso tem custos, goste-se ou não, podes não ligar nada a isso e preferir ser pragmático na escolha de um carro, não podes é colocar Tesla e marcas alemãs no mesmo patamar de preços, não dá.

Portugal não é o mundo. Infelizmente há muitos portugueses sem mundo, o que explica as barbaridade que vamos lendo por aqui.

Tesla é mega carro do povo actualmente, especialmente com os importados que chegam em massa, comprados lá fora com +100k kms e por preços abaixo de 20€k

Mas hey, tenho um tesla e alcancei um sonho. Lol

Olha aí, nao destruas o sonho da classe "media-alta"
LOL

feios
ineficientes
obsoletos
caros

estou à vontade para dizer isto porque tive dois mercedes

Feio é subjectivo

Ineficientes? O id7 está brutal. Idem para Mercedes.

Vejam o bjorn que tanto adoram mencionar.

Caros é relativo. A maioria são em leasing e não ficam mais caros que tesla. A maioria são para empresas , frotas, o mercado particular é residual.

Este ano sim, nota-se bem o aumento de imports. Há cada vez mais Teslas importados. Comparável com a febre dos Golf e A4 no início dos anos 2000 talvez para quem se lembra.

Ainda ontem vi um 3 de cor verde.

Mas o que interessa é que cumpram e satisfaçam as necessidades dos donos. Eu não tenho absolutamente nada contra.

​​​​​O tema, nas páginas anteriores, é o ser ou não premium e o que isso significa.

Não significa nada para alguns e amigos na mesma.

alguém deu uma vista de olhos a um "youtuber da mobilidade electrica nacional" que fez um desafio de 1000kms com vários carros num dia?

Que categoria o sistema de auto pilot do i5!
A tesla ficou mto bem representada no geral, mas foi interessante ver alguns dos momentos.

Se por acaso tivesse gosto de velho ia querer um i5, e não sei como ia fazer porque não tenho carteira para aquilo.
Felizmente sou moderno e posso conciliar a carteira e ter um Tesla usado.

Caros é relativo. A maioria são em leasing e não ficam mais caros que tesla. A maioria são para empresas , frotas, o mercado particular é residual.

No leasing, creio que a renda Tesla até é inferior a equivalente BM para algo equivalente em autonomia e "tamanho".

O problema que eu vejo (sendo até mais subjetivo, talvez) é quem já teve um tesla. Com o design parado no tempo e vulgarização, os utilizadores dos carros de funções que apostaram em força há 3,4, 5 anos em Teslas preferem agora mudar de ares sem se preocuparem muito com autonomia.

Os que fazem mais km escolhem híbridos e ficam muito bem servidos quer com MB quer com BM e até Stellantis ou VAG (na gama média).

​​​​​​

Este ano sim, nota-se bem o aumento de imports. Há cada vez mais Teslas importados. Comparável com a febre dos Golf e A4 no início dos anos 2000 talvez para quem se lembra.

Ainda ontem vi um 3 de cor verde.

Mas o que interessa é que cumpram e satisfaçam as necessidades dos donos. Eu não tenho absolutamente nada contra.

​​​​​O tema, nas páginas anteriores, é o ser ou não premium e o que isso significa.

Não significa nada para alguns e amigos na mesma.

Estão a acabar os leasing lá fora. 3-5 anos e a frota é renovada.

Vai para leilão. E são despachados a bom preço. Tenho um amigo que agora também faz isso.

Dual motors ali pelos 15k mais despesas e legalização. Isto ou um Leaf? Nem há dúvidas na escolha.

Mas também se vê bons negócios nos híbridos. Jeeps avenger e tal.

O governo já deve estar atento a isso... [:D]

Então mas o objectivo do governo não é ter um parque zero emission?

Importar Teslas e EVs no geral é ouro sobre azul neste aspecto. Resta saber como vai correr a fase do desmantelamento e reciclagem das baterias em fim de vida.

Talvez um impostozito de reciclagem mais salgado para baterias faça algum sentido ♻️ ( já que o amigo está a pedir...)[:)]

No leasing, creio que a renda Tesla até é inferior a equivalente BM para algo equivalente em autonomia e "tamanho".

O problema que eu vejo (sendo até mais subjetivo, talvez) é quem já teve um tesla. Com o design parado no tempo e vulgarização, os utilizadores dos carros de funções que apostaram em força há 3,4, 5 anos em Teslas preferem agora mudar de ares sem se preocuparem muito com autonomia.

Os que fazem mais km escolhem híbridos e ficam muito bem servidos quer com MB quer com BM e até Stellantis ou VAG (na gama média).

​​​​​​

Lembras-te quando a TAP ia trocar a frota de Peugeot por BMW porque era mais barato?

A BMW é muito agressiva quando se trata de vendas para empresa e não é só o valor do carro, é do crédito/renting/leasing, valor do seguro, valor das manutenções.

Não posso dizer os valores aqui, mas no meu caso eu andava a ver carros a rondar os 40-45k (TM3, e308, Enyak, Born) e acabei por comprar um i4 de +70k porque contas somadas, era pouco mais que os outros.

Lembras-te quando a TAP ia trocar a frota de Peugeot por BMW porque era mais barato?

A BMW é muito agressiva quando se trata de vendas para empresa e não é só o valor do carro, é do crédito/renting/leasing, valor do seguro, valor das manutenções.

Não posso dizer os valores aqui, mas no meu caso eu andava a ver carros a rondar os 40-45k (TM3, e308, Enyak, Born) e acabei por comprar um i4 de +70k porque contas somadas, era pouco mais que os outros.

Eu falo dos valores anunciados por exemplo no site da leaseplan que tinha o 3 a preços muito baixos.

Depois se a BM baixa muito as calças será em gama mais alta acima do 40k talvez.

feios
ineficientes
obsoletos
caros

estou à vontade para dizer isto porque tive dois mercedes

Nem todos os EVs alemães são feios, mas na sua maioria são caros e nos pontos especificos e muito importantes num EVs perdem para os últimos Teslas...

Eu até tenho a teoria que os Mercedes elétricos são feios de propósito para se venderem menos que os a combustão pois nos EVs perdem dinheiro na venda e ainda no futuro em peças/manutenção enquanto nos a combustão (ou PHEVs) têm boas margens e ainda vão fazer dinheiro no futuro com eles.

No entanto o plano correu até "demasiado bem" e agora têm um problema que é nem conseguirem vender o estimado nas previsões...

Back