Tópico dos carros eléctricos

Para quem quer mesmo ver e perceber o porquê do hidrogénio não vai nem será solução, podem ver e perceber este vídeo da Sabine HossenFelder (Física teórica) no Youtube.

Explica tudo muito bem explicadinho os problemas de passar de um conceito téorico e prático que funciona em laboratório para um produto com viaturas, por exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=Zklo4Z1SqkE

É muito mais complexo do que se fala entre nós comuns mortais :)

Claro que sim, onde disse que não o faziam? Isso não é comum a qualquer combbustão?

... se colocares todos os escapes que existem dos ICE a largar vapor de água seria bem pior que o CO2.​​

Percebi mal. O que querias dizer aqui então, visto que todos os ICE já largam vapor de água?

Nem todas as combustões emitem água, basta não haver hidrogénio no processo.

Percebi mal. O que querias dizer aqui então, visto que todos os ICE já largam vapor de água?

Nem todas as combustões emitem água, basta não haver hidrogénio no processo.

Estamos a falar de carros ou de que estamos a falar? Os hidrocarbonetos não têm hidrogénio?
Um veiculo a hidrogénio liberta mais vapor de água do que um CI, mudar todo o panorama mundial de uma tecnologia para a outra iria piorar os problemas de efeito de estufa, isto é a ideia que eu quis passar e que tenho, não falei de outros poluentes,...

Estamos a falar de carros ou de que estamos a falar? Os hidrocarbonetos não têm hidrogénio?
Um veiculo a hidrogénio liberta mais vapor de água do que um CI, mudar todo o panorama mundial de uma tecnologia para a outra iria piorar os problemas de efeito de estufa, isto é a ideia que eu quis passar e que tenho, não falei de outros poluentes,...

Certo, liberta mais, mas diferença entre ambos é completamente negligenciável (não sou eu que o digo), tendo o veículo a hidrogénio o benefício acrescido de não emitir outros gases poluentes, que também contribuem para o efeito de estufa:

Hydrogen fuel cell vehicles (FCVs) emit approximately the same amount of water per mile as vehicles using gasoline-powered internal combustion engines (ICEs).

​Portanto, se substituíssemos todos os veículos ICE por veículos a hidrogénio, não iríamos ficar pior, antes pelo contrário.

Certo, liberta mais, mas diferença entre ambos é completamente negligenciável (não sou eu que o digo), tendo o veículo a hidrogénio o benefício acrescido de não emitir outros gases poluentes, que também contribuem para o efeito de estufa:

Hydrogen fuel cell vehicles (FCVs) emit approximately the same amount of water per mile as vehicles using gasoline-powered internal combustion engines (ICEs).

​Portanto, se substituíssemos todos os veículos ICE por veículos a hidrogénio, não iríamos ficar pior, antes pelo contrário.

Só estava a falar na questão do vapor de água, portanto iriamos aumentar a concentração de vapor de água.

Pessoal, estive a procura e não encontrei. Se já houver metam aqui o tópico sff.
Para os carregadores o que aconselham? Basta a APP da via verde por exemplo para fazer carregamentos? O que aconselham a nível nacional? Pouco vou carregar em carregadores públicos, mas em viagens longas sou obrigado a fazer isso. Por isso o que aconselham para ter o maximo de hipóteses/preço?
Obrigado

Como pedir serviços de carregamento não tem custo podes ter as que quiseres, eu acho que a app do Continente, da eletroverse e agora a da Atlante, valem bem a pena, cada uma com a sua vantagem, a do Continente pelo preço, a da eletroverse pela descomplicação e a da Atlante pelo preço também. De resto se já tens via verde é facil ter a app, tal como a miio, não será numa lógica de utilização, mas podem-nos safar em algumas situações que a coisa não esteja a correr bem.

Pessoal, estive a procura e não encontrei. Se já houver metam aqui o tópico sff.
Para os carregadores o que aconselham? Basta a APP da via verde por exemplo para fazer carregamentos? O que aconselham a nível nacional? Pouco vou carregar em carregadores públicos, mas em viagens longas sou obrigado a fazer isso. Por isso o que aconselham para ter o maximo de hipóteses/preço?
Obrigado

Electroverse, Atlante, Continente, Prio. São as únicas que tenho e nunca fiquei mal.

Em Espanha Waylet.

nem por isso.. o vapor de água chove e restabelece o equilíbrio na atmosfera :)

Claro, enquanto isso tens mais escapes a lançar vapor na atmosfera a desiquilibrar.[;)]
A questão é que substituir CO2 por vapor de agua não será grande negocio para diminuir o agravamento do efeito de estufa.

Last edited:
Ou seja, subscreveste esses 4 para o caso de não funcionar 1 funciona outro?
Isso tem custos?
Obrigado

Basicamente o do Continente só serve para postos de carregamento dos supermercados deles, depois geralmente uso Electroverse que por vezes teima em não funcionar, pelo que nestes casos passo para o da Prio.
O da Atlante é recente, pedi porque Electroverse subiu os valores.

Do que me lembro acho que apenas o cartão da Atlante teve um custo de 2€.

Claro, enquanto isso tens mais escapes a lançar vapor na atmosfera a desiquilibrar.[;)]
A questão é que substituir CO2 por vapor de agua não será grande negocio para diminuir o agravamento do efeito de estufa.

não estou nada preocupado.. não são carros a hidrogénio que vão fazer sombra ao Sol e os seus 3498027349675 joules irradiados sobre a Terra diariamente

Obrigado

No meu caso instalei:

- A MIIO mas sinceramente nunca irei usar. Preços absolutamente fora de questão. Era bom porque dá/dava para comparar preços entre cartões, mas ás vezes funciona, outras não e quando não funciona tens de ir ao settings alterar os cartões para ele mostrar novamente. Portanto sinceramente, acho que não vale a pena.

- Plan2Charge - Não dá para carregar, mas permite procurar os postos e comparar os preços. É criar conta, e fica-se com acesso. Boa APP. Faz o que a Miio falha às vezes.

- MyAtlante - Foi o que escolhi, instalei, criei conta, criei um cartão virtual MB-Net multiplas compras e já está. É uma das mais baratas e consegue-se ver isso na App Plan2Charge. Não sei se dá para pedir cartão físico. Acho que sim, e custa 2€.

- Tenho via-verde, para desenrascar, se for preciso usa-se. Está logo associada ao cartão do banco, logo é activar e usar.

- Eletroverse, a mais barata para os postos rápidos, tipo Ionity e afins. É ver na Plan2Charge. Há uns zuns-zuns, que os posto da Galp pelo menos com o cartão físico não activa: https://www.youtube.com/watch?v=QQATeQyAFE0. Método de pagamento com cartão MB-Net.

- Prio Eletric - Instalei, mas ainda não criei conta, porque o pagamento é por débito direto. A ver.

E claro, o Continente Plug&charge.

Instalas a APP do cartão continente, crias conta, se não tiveres (Atenção o tlm tem de estar em PT, caso contrário a criar a conta falha), e fazes pelo menos 100€ de compras com o cartão.

Depois instalas a APP do Plug&Charge, entras com o tlm que usas-te na APP anterior e pronto.

Para quem tem ao pé é mesmo os mais baratos, os 0,27¢ por minuto, se não me engano.

Cada 30€ de compras dá 15m de carregamento rápido grátis ou 30 de carregamento lento grátis.

E ainda devolvem não sei quanto em saldo no cartão continente.

Espero que tenha ajudado.

1Tesla Model Y44,848+ 9.1%8
2Geely Xingyuan40,891new1
3BYD Qin PLUS38,618– 0.7%3
4BYD Qin L31,304+ 73.7%7
5BYD Seagull30,708– 12.8%2
6BYD Song PLUS26,813– 18.5%9
7Wuling Hongguang MINI EV26,111+ 156.3%4
8VW Lavida25,249+ 3.7%10
9Nissan Sylphy24,447– 4.4%5
10Xiaomi SU723,225+ 62.5%6
11BYD Seal 0621,770+ 185.5%25
12Geely Xingyue L21,668+ 36.9%11
13AITO M821,185new45
14Toyota Camry20,358+ 65.8%14
15VW Passat20,228

Top 15 de Junho na China (Retail)

Europeus a serem roubados, qualquer um destes elétricos é muito mais barato na China e são carros incrivelmente melhores do que os EV europeus.

Regulações, tarifas, politiquices, matam o poder de compra dos europeus

Back