Tópico dos carros eléctricos

a sério ?!?!
não pensei que isso existisse ainda num carro elétrico moderno !
Há coisas que nós(PT e Espanha) valorizamos muito mais que por exemplo os alemães... Os VE é uma delas, aqui há uns anos era comum ver Golf bem equipados mas sem VE na Alemanha... Idem para as jantes de ferro e tampões que são de série(18") nos ID na Europa e cá no mínimo são jantes LL de 18".

Já não comprava em 2025 qualquer tipo de carro sem bancos com ajuste elétrico, luzes, escovas automáticas, ac automático, retrovisores elétricos, ecrã com menu do carro, programador de rota, bagageira elétrica, e ajudas na condução.
Passaram a ser os meus requisitos mínimos mesmo para utilitário.
Para um citadino talvez prescindi-se da bagageira automática… o resto nunca, preferia resignar-me e comprar maior.

De notar que um cla novo de 55k € vi num video de um youtuber qualquer que nem os bancos elétricos tinha na versão ensaiada…. Em 2025, uma marca premium?!? Não faz isso…

Em 2025, a chave que abre o carro mete a posição de condução para o perfil da pessoa!!! Acho isso essencial até num citadino! Nem que tenha de ser chinês… who cares!

Last edited:
Já não comprava em 2025 qualquer tipo de carro sem bancos com ajuste elétrico, luzes, escovas automáticas, ac automático, retrovisores elétricos, ecrã com menu do carro, programador de rota, bagageira elétrica, e ajudas na condução.
Passaram a ser os meus requisitos mínimos mesmo para utilitário.
Para um citadino talvez prescindi-se da bagageira automática… o resto nunca, preferia resignar-me e comprar maior.

De notar que um cla novo de 55k € vi num video de um youtuber qualquer que nem os bancos elétricos tinha na versão ensaiada…. Em 2025, uma marca premium?!? Não faz isso…

Em 2025, a chave que abre o carro mete a posição de condução para o perfil da pessoa!!! Acho isso essencial até num citadino! Nem que tenha de ser chinês… who cares!

Eu é os sensores de estacionamento, de chuva e android auto... [:cool:]

Eu é os sensores de estacionamento, de chuva e android auto... [:cool:]
Quadrante é obrigatório para mim.

Botões que facilitem a vida também.

Parece ridículo, são coisas básicas que o meu primeiro carro (Peugeot 205 de 1984) trazia mas os carros modernos deixaram de trazer...

Tirando os marcas de luxo ou premium , quais são as outras marcas que tem vendas (expressivas) no segmento D ?

Quase todas excepto Opel, Fiat e as francesas. Não te esqueças que há vida para além da Europa.

Desde que me lembro de acompanhar o mercado automóvel que a Opel sempre foi uma marca de carros baratos.

Onde é que foste buscar ideia contrária?

Quase todas excepto Opel, Fiat e as francesas. Não te esqueças que há vida para além da Europa.

Desde que me lembro de acompanhar o mercado automóvel que a Opel sempre foi uma marca de carros baratos.

Onde é que foste buscar ideia contrária?

Ok. Com esses argumentos, para mim, não vale a pena continuar !

Ok. Com esses argumentos, para mim, não vale a pena continuar !

A Opel para ti é uma marca cara? Eu acompanho o mercado desde os anos 90, os preços da Opel sempre foram competitivos e dos mais baixos nos respectivos segmentos. Para além de ser uma marca conhecida por bons descontos. Uma típica marca generalista como as marcas francesas ou a Fiat.

Além de ter abandonado o segmento D, mesmo no segmento C, nomeadamente nos SUVs que é mercado mais importante entre os particulares o Grandland que é o modelo topo de gama da marca está basicamente atrás de quase toda a concorrência e não aparece sequer no Top 50 em 2024:

Atrás do Sportage, Qashqai, Tiguan, Formentor, 3008, Kuga, Tucson, Kodiaq, C-HR, RAV4, etc..

Top-50-best-selling-car-models-in-europe-2024-622x2000.avif

A Opel é cada vez mais uma marca de segmento B.

Nem a estratégia da aldrabice da Vauxhall funciona, deveriam acabar com isso, a Vauxhall tem uma imagem terrível no UK, é a única marca que faz isto em toda a Europa e não dá resultado, já não faz qualquer sentido.

Last edited:
Nos anos 80-2010/15 a Opel teve sempre como alvo a VW. São lendárias as rivalidades Golf/Astra Calibra/Corrado. Os Opel eram mais caros que os franceses e a fiat e próximos da VW.

Mas sim, nos últimos anos, a Opel deixou de ser a Opel de antigamente e passou a ser uma marca semi esquecida no grupo com produtos mais qualitativos como o grandland/astra mas essencialmente carros mais low cost (tal como a Citroen). Entrar num Frontera é uma dor d'alma. Não lhe estou a ver grande futuro.

Indispensável num carro de hoje em dia:

1º Android Auto

depois o resto: Luzes automáticas, vidros elétricos, espelhos elétricos, AC (não precisa ser automático), ajudas à condução (lane assist, CC adaptativo, travagem automática, etc), bom sistema de som, portas usb, (dispenso carregador por indução), porta copos, manete dos piscas, acho que é o mínimo.

Não gosto das escovas automáticas, andam sempre em manual.

Nos anos 80-2010/15 a Opel teve sempre como alvo a VW. São lendárias as rivalidades Golf/Astra Calibra/Corrado. Os Opel eram mais caros que os franceses e a fiat e próximos da VW.

Mas sim, nos últimos anos, a Opel deixou de ser a Opel de antigamente e passou a ser uma marca semi esquecida no grupo com produtos mais qualitativos como o grandland/astra mas essencialmente carros mais low cost (tal como a Citroen). Entrar num Frontera é uma dor d'alma. Não lhe estou a ver grande futuro.

já para não falar no Opel CALIBRA, no Opel INSIGNIA e nos modelos GSI, entre outros ...

para além de dezenas/centenas de inovações - https://www.opel.pt/sobre-a-opel/no...oes-destinadas-a-milhoes-de-utilizadores.html

agora este novo frontera é uma dor d'alma .... um pouco à semelhança de muitos outros modelos/marcas , em que estão a trocar qualidade global e/ou equipamento ... por carros mais caros e que parecem cada vez menos "interessantes"

A Opel vendia perto de 1M de carros/ano há cerca de 20 anos. E nos últimos anos andava pela metade disso (acho que em 2023 chegou aos 670m, o que até foi uma subida grande face à pandemia).

Porém não era uma marca rentável: conseguiu dar prejuízo durante quase 20 anos até ir parar à stellantis que a colocou a dar lucro em 2018. Não sei qual é a rentabilidade posterior da marca.

O posicionamento atual da marca parece-me abaixo da Peugeot e acaba a partilhar modelos budget do grupo, onde se inclui o Frontera.
Fiat/Citroen/Opel são as marcas budget da Stellantis, pese embora não exista uma Lancia ou DS alemã a vincar o posicionamento.

Nem todas as marcas têm de tentar ser premium.

Acho que sofreram um bocado com os problemas do 1.2 puretech, com uma gama de EVs pouco competitiva e também por competição interna (quando a Peugeot lançou modelos “bonitos” 208/2008 etc e os Opel são mais anónimos).

A Opel não era uma marca low-cost. Era uma marca generalista que competia com Ford, VW, Peugeot, etc. Nos dias de hoje é que no grupo Stellantis nenhuma marca pode pisar os calcanhares da Peugeot, logo baixaram o seu posicionamento.

A Opel não era uma marca low-cost. Era uma marca generalista que competia com Ford, VW, Peugeot, etc. Nos dias de hoje é que no grupo Stellantis nenhuma marca pode pisar os calcanhares da Peugeot, logo baixaram o seu posicionamento.

A Opel, desde que me lembro (anos 90), sempre teve um posicionamento abaixo da VW, competia sim directamente em preço com as francesas, Ford, Fiat, etc..

E não é nem nunca foi uma marca low-cost, ninguém disse tal coisa, é o que sempre foi, uma marca de preço competitivo tipicamente generalista. Lá está a mania de alguns de meterem palavras falsas na boca de outras pesssoas.

A VW na Europa sempre teve preços mais elevados.

Last edited:
Andei o fim de semana passado com um carro com android auto/ carplay e continuo a não gostar de usar o sistema!
Então para meter a morada no gps era uma anedota com letras tão pequeninas!
Teve que ser com hotspot de outro telefone, porque o telefone que tinha com bateria no momento e com cabo para carregar estava sem dados móveis!
Mesmo assim melhor que usar o software fraquíssimo da renault.

Andei o fim de semana passado com um carro com android auto/ carplay e continuo a não gostar de usar o sistema!
Então para meter a morada no gps era uma anedota com letras tão pequeninas!
Teve que ser com hotspot de outro telefone, porque o telefone que tinha com bateria no momento e com cabo para carregar estava sem dados móveis!
Mesmo assim melhor que usar o software fraquíssimo da renault.

Sabes que podes ditar a morada oralmente!

já para não falar no Opel CALIBRA, no Opel INSIGNIA e nos modelos GSI, entre outros ...

para além de dezenas/centenas de inovações - https://www.opel.pt/sobre-a-opel/no...oes-destinadas-a-milhoes-de-utilizadores.html

agora este novo frontera é uma dor d'alma .... um pouco à semelhança de muitos outros modelos/marcas , em que estão a trocar qualidade global e/ou equipamento ... por carros mais caros e que parecem cada vez menos "interessantes"

As marcas francesas, a Fiat, a Ford, etc., também venderam muitos carros no segmento D, desportivos e até segmento E, sabias?

Desde Renault 25, Alpine, 21, Fuego, Espace, etc..

Citroen C5, C6, C8, XM, DS, etc..

Peugeot 405, 504, 505, 607, 807, RCZ, etc..

Fiat Croma, Coupé, Barchetta, 124 Coupé, etc..

A lista da Ford então é interminável, a nível de imagem por exemplo no UK sempre esteve acima da Vauxhall/Opel.

Estas marcas também têm várias inovações sabias?

A Opel sempre teve preços alinhados com as francesas, e obviamente tentava concorrer com a VW porque a VW sempre foi a referência na Europa mas a nível de posicionamento de preço e imagem a Opel sempre esteve abaixo da VW.

Não percebo esta tentativa de colocar a Opel acima das marcas francesas, da Ford ou da Fiat.

Last edited:
Sabes que podes ditar a morada oralmente!

Sei, mas nunca uso o assistente de voz quando uso o waze (principalmente quando estou parado).
No meu carro eu posso fazer quase tudo por controlos por voz (que funcionam!), mas no entanto toda a gente critica a falta de botões fisicos!

Back