Tópico dos carros eléctricos

Não vai ter 4 estrelas. Aliás se assim fosse já o tinham feito. Se tiver 3 para mim é excelente e deixo de apontar esse defeito ao carro. Se tiver 4 estrelas eu mesmo mudo o meu avatar durante um mês com a sigla "C3 forever" e peço desculpas formais ao nosso colega Cccorreia. :-)

Última edição:
A MG está a querer subir na vida... Este MG iM5 impressiona. Plataforma 800V com bateria de 96,5 kWh e versão mais barata tem 407 cavalos e 500 Nm de binário, enquanto a 4WD com dois motores tem 751 cavalos e 802 Nm.
A primeira versão custa 54000€ e a segunda 59000€! 751 cavalos por 59000€!!! Isto é absurdo.
E vai ter versão SUV.

O interior para mim é horrível mas é uma proposta impressionante e que vulgariza o que as marcas alemãs andam a introduzir.

mg-im5-bleu-nevis-essai-2026-013.jpg

mg-im5-bleu-nevis-essai-2026-012.jpg

mg-im5-bleu-nevis-essai-2026-014.jpg

mg-im5-bleu-nevis-essai-2026-004.jpg

mg-im5-bleu-nevis-essai-2026-020.jpg

Não estou sabendo disso não. O ponto negativo de carros elétricos no Brasil é ter poucos carregadores. A infraestrutura é insuficiente para o produto produzido. Falta de manutenção na rede de eletropostos do Brasil e o preço elevado. Em termos de qualidade do produto em si nunca li nada negativo. É caro demais abrir empresas modernas assim no Brasil. É imposto demais, burocracia demais. Desanima empresários. Aí vendem carros assim no país. E não tem onde carregar. Infelizmente o país não se moderniza. E alguns brasileiros são jacus ignorantes. Tem preguiça de investir em modernidade. A mentalidade de usar coisa medieval gastando pouco e explorando os outros. Muitos não tiram essa mentalidade de senhor de escravos da cabeça. Gastar o mínimo, explorar bastante e ganhar muito. Enfim. Aí o país fica aí estagnado no tempo.

A Zeekr ainda é bastante distinta dessas outras. Este MG parece um mix de Taycan e Aston Martin, o Xiaomi claramente inspira-se no design do Taycan.

Não me pareceu feio, mas tem uns arredondados mais forçados no interior que ridicularizam um bocado a coisa, diria que é demasiado chinês. Preferia mais fluido…

Raros são os carros chineses cujo atributo design seja evidente. Este é muito... meh... incaracterístico. muito parecido aos Xaiomi, Taycan e o interior não é melhor. Não sei se é bom ou não, mas o design é no mínimo desinspirado.

A MG está a querer subir na vida... Este MG iM5 impressiona. Plataforma 800V com bateria de 96,5 kWh e versão mais barata tem 407 cavalos e 500 Nm de binário, enquanto a 4WD com dois motores tem 751 cavalos e 802 Nm.
A primeira versão custa 54000€ e a segunda 59000€! 751 cavalos por 59000€!!! Isto é absurdo.
E vai ter versão SUV.

O interior para mim é horrível mas é uma proposta impressionante e que vulgariza o que as marcas alemãs andam a introduzir.

o problema é que tem aspeto de carro de 30.000€... mas isso, talvez pouco interesse... ou não

E vai ter versão SUV.

Coisa feia

Incrível como os chinos aparentemente conseguem tudo e mais alguma coisa excepto arranjar um designer com bom gosto...

A Zeekr ainda é bastante distinta dessas outras. Este MG parece um mix de Taycan e Aston Martin, o Xiaomi claramente inspira-se no design do Taycan.
A zeekr tem lá o Stefan Sielaff como líder do dep de design, interior e exterior... Tem no currículo mercedes, audi e bentley.

Mais um estudo de degradação da bateria.

Cumps
Mais ou menos o expectável… os coreanos com os buffer lá em cima, os Teslas estabilizam nos 15-20% de degradação, aliás creio que todas as baterias em geral é isso, só que há carros que efetivamente demoram mais a chegar lá…. Por exemplo os bmw’s costumavam ser assim, já o Mini não comprovou essa regra…

Não percebo muito bem pq, os Mini não era com tecnologia dos i3 antigos que tinham degradações muito baixas?!?

Mais um exemplo de consumos do Kauai.

Odivelas > São Julião do Tojal > Apelação > Fetais > Massamá > Caxias > Odivelas

A maior parte dos kms foram feitos na CREL > A8 > IP7 > IC19 > A5 > IC17, em velocidades muito em torno dos 100 km/h, com algumas reduções para 70/80 consoante o trânsito, e um ou outro pico aos 120. O restante foi tudo em nacional e em cidade, com o trânsito normal, sem filas.

Nota 1: Isto foi a meio do dia, porque estive algum tempo parado e lembrei-me de ir espreitar o consumo e fotografar. Penso que está atualmente nos 100kms, e que o consumo subiu para ~12.

Nota 2: O tempo de viagem inclui períodos com o carro parado/estacionado, mas ligado. O tempo efetivo de condução deve ter rondado 1h45.

1789663865314.png

terá 2 estrelas por ter mais airbags? 3?

Só Deus sabe.
Se calhar não.

Pergunta ao nosso amigo Chatgpt:

Portanto, no teu exemplo
Imagina um carro com:
Crash Protection: 95% — estrutura, airbags, cintos, protecção dos ocupantes, etc.
Post-Crash: 90%
Safe Driving: baixo
Crash Avoidance: praticamente 0%, porque não tem AEB, assistência de faixa, etc.
Mesmo sendo excelente a proteger as pessoas quando ocorre uma colisão, não conseguiria chegar às 5 estrelas. Se a pontuação de Crash Avoidance ficasse abaixo de 30%, nem sequer atingiria o limiar de 1 estrela no protocolo de 2026.

A estrutura é fraquinha, nunca na vida ia ter 95%. Nem 90. Mas ei, em outubro há outra ronda de resultados, vamos fazer figas para ver se é desta.

Entretanto o Grande Panda (o primo do C3 com a mesma base) deste youtuber espanhol teve uma série de problemas de software e hardware e não carrega em carga lenta. Stellantis Stellanting.

Última edição:
Voltar
Superior