Tópico dos carros eléctricos

IMG_8724.JPG

Há montes de oferta de carregadores inteligentes, este é de 22kW, mas sei que também há sem a caixa e com a electrónica embutido na type 2.

Durante algum tempo, criticavam os VE, por a electricidade em parte ser produzida através de fontes poluentes, aqui temos um exemplo de que a cada dia que passa esse argumento perde peso:

GE gas plant to close 20 years early, become battery storage site — sign of the times?

https://electrek.co/2019/06/24/ge-gas-plant-close/

Uma unidade de produção de electricidade poluente, que vai ser desactivada 20 ano antes do previsto, pois deixou de ser economicamente viável devido as energias renováveis, sendo que o espaço poderá ser utilizado para armazenamento de electricidade em baterias.

Grandes percas por parte da GE por apostar no cavalo errado.
Olha outra notícia: "Estação com painéis solares recarrega carros elétricos em 15 minutos"
https://www.motor24.pt/motores/ecol...res-recarrega-carros-eletricos-em-15-minutos/

Olha outra notícia: "Estação com painéis solares recarrega carros elétricos em 15 minutos"
https://www.motor24.pt/motores/ecol...res-recarrega-carros-eletricos-em-15-minutos/

Essa noticia tambem é um bocado clickbait, basta ler esta frase "Os carregadores, fornecidos pela E.ON Drive, têm a capacidade de recarregar a bateria de um automóvel elétrico em 15 minutos, desde que essa velocidade seja compatível com as fichas dos carros", a Ficha CCS na norma actual vai até aos 350kw/h o primeiro carro a ter esta capacidade será o Prosche, com as baterias de 800V, e mesmo esse carro não vai carregar o carro em 15 minutos, pois as baterias nos SOC, mais elevados não aguentam receber tanta carga.

Se veres o grafico que coloquei no topico do Model 3, que já carrega a 250kwh, só aguenta esta velocidade entre os 5 e os 20% depois começa a cair, no caso do model 3 carrega dos 2 aos 60% em 15 Minutos, mas depois dos 60 aos 90% demoram 20 minutos.

Os carregadores inteligentes são é bastante caros, para o meu caso um portátil de 16A custa quase 300 euros, 300 euros dá-me para 15.000km a carregar em casa...

Os carregadores inteligentes são é bastante caros, para o meu caso um portátil de 16A custa quase 300 euros, 300 euros dá-me para 15.000km a carregar em casa...
Pelas minhas previsões, com 300 euros supostamente farei 20.000 km, carregando em casa.
Mas... no meu caso, ainda não passa de apenas previsões [:D]

Também concordo que essas wallbox e evse estão muito caras, se compararmos com o baixo preço do "combustível", esse valor realmente daria para percorrer muitos km's.

Uma discussão muito interessante para se ter sobre os veículos eléctricos é qual o tipo de plataforma e formato do pack de baterias que vai vingar.

A Polestar/Volvo anda justificar superioridade no seu desenho de pack em T/H face às duas soluções que já conheciamos: "skateboard" (Model S, i3, iPace) e o L deitado mais ou menos evidente (Zoe, Leaf, eTron, EQC, Bolt...).

Se repararem a maioria dos eléctricos -para não dizer a totalidade- têm uma carroçaria monovolumizada, nunca se perguntaram porquê? Isto é mais evidente quanto menor for o comprimento entre-eixos/mais pequeno for o veículo.

E a razão para tal é que concentrar as baterias entre os eixos obriga a elevar o habitáculo. E se se eleva o habitáculo, os bancos também sobem e a carroçaria tem que ser mais alta, resultando invariavelmente nos carros mais pequenos num formato MPV (i3, Leaf, Zoe).

No caso da Tesla, dado o maior comprimento entre-eixos e ao formato "skateboard" mais concentrado da bateria, consegue-se fugir a isso. Mas um dos trade-off é que a posição sentada nos bancos (nomeadamente nos traseiros) é estranha e demasiado flectida, muita gente nota e não gosta porque se vai "deitado" no habitáculo comparativamente a um sedan térmico.

Tesla Model S

tesla-dual-motors-model-s_grande_grande_48a910c0-c8b4-42f7-8de7-fdc964ce2ea9_grande.jpg

Tesla Model 3

Tesla-powertrain.jpg

i3

2017-BMW-i3-new-battery-1.jpg

No Leaf e Zoe vemos mesmo um pack de baterias em L deitado, ie, mais empilhado na secção traseira.

renault-zoe-b10ph1-performance-batterie-001.jpg.ximg.s_12_h.smart.jpg

ev-battery-saving-3.jpg.ximg.l_8_m.smart.jpg

Mesmo o recente eTron ainda tem que empilhar mais baterias na secção traseira.

2019-audi-e-tron-battery-pack_100682301_l.jpg

O ID.3 e derivados conseguem concentrar tudo num pack com a mesma altura:

i-d-_vizzion_concept-7973

A ideia da Polestar é que distribuindo as baterias em T/H (pack mais alto no túnel central), permitirá aos passageiros uma posição sentada mais confortável. Dizem também que o pack fica mais leve (alguém consegue percebe porquê?).

Slide8-1-898x505.jpg

Polestar-2-top-5-ev-news-week-9-2019.jpg

Contudo o habitáculo é muito mais convencional no seu layout comparativamente ao que vemos num Model 3 ou veremos num ID3.

E imagino que o centro de gravidade seja ligeiramente pior, não?

O próprio e208 tem um formato não muito diferente e que também deixa inteligentemente espaço na zona dos lugares dianteiros e traseiros. Mas será isto um compromisso (por apresentar versões térmicas e ser uma plataforma modular)? Ou um compromisso que, neste caso, até traz uma vantagem mesmo que à custa do habitáculo ser mais convencional e menos espaçoso mas com melhor "sentar"/estar?

peugeot-e-208-batterie-battery.png

Last edited:
Um dos únicos problemas dos eléctricos está relacionado com as baterias, que naturalmente terão muito para evoluir.
Acredito que no futuro próximo uma melhor solução venha a surgir para armazenamento de energia (com maior densidade de energia, mais compacto e mais leve). Mas por agora é o que há, e todos têm de trabalhar com isso.
Assim como os carros a combustão tiveram séculos de evolução e tempo para se aperfeiçoar, o mesmo vai acontecer com os eléctricos.
A vantagem agora é que com o grande avanço tecnológico a evolução é cada vez mais rápida e não vamos precisar esperar mais um século (como com a combustão) até se atingir algo mais próximo da perfeição.
Daqui a uns 20 ou 30 anos já teremos carros eléctricos próximos da perfeição, nessa altura já deve estar em debate uma nova tecnologia para substituir os eléctricos.
A evolução é isto mesmo... sempre em mudança à procura da melhor solução.

Metem pessoas habituadas a desenvolver carros ICE a fazer BEV... se ninguém lhes disser nada, facilmente ligam o complicometro e acabam por tentar fazer um eléctrico o mais possível igual a um ICE, se no caso do 208 até tem desculpa no Polester, só falta dizerem que o que queriam mesmo é estar a desenhar carros ICE.

Nunca ouviram dizer que "contrariado nada sai bem".

Metem pessoas habituadas a desenvolver carros ICE a fazer BEV... se ninguém lhes disser nada, facilmente ligam o complicometro e acabam por tentar fazer um eléctrico o mais possível igual a um ICE, se no caso do 208 até tem desculpa no Polester, só falta dizerem que o que queriam mesmo é estar a desenhar carros ICE.

Nunca ouviram dizer que "contrariado nada sai bem".
A solução encontrada pelo e208 é fantástica, para uma fase de transição... Além da redução financeira e recursos que isso implica.
Usar a mesma plataforma (base) para os 3 tipos de energia (gasolina, gasóleo, eléctrico) foi um bom principio, na fase que nos encontramos.
E o melhor é que nem por isso apresentam um produto inferior, pelo contrário, conseguem até apresentar algo superior em muitos sentidos, isto falando de veículos do mesmo patamar €, entre os 30k e 35k euros.

Volto aqui ao tema de aqui há dias, em princípio amanhã trato da venda do carro ICE para depois trabalhar afincadamente para a sua substituição pelo VE. Como planeio ir logo a seguir com a pessoa tratar da transferência de propriedade do veículo, há algum sítio que recomendem para o fazer de modo a apanhar poucas filas ou pelo menos para ter a certeza de que vou lá e não bato com o nariz na porta (leia-se, que já não haja senhas para esse dia) ?

Loja do cidadão em Odivelas, por exemplo? Campus da Justiça?

Volto aqui ao tema de aqui há dias, em princípio amanhã trato da venda do carro ICE para depois trabalhar afincadamente para a sua substituição pelo VE. Como planeio ir logo a seguir com a pessoa tratar da transferência de propriedade do veículo, há algum sítio que recomendem para o fazer de modo a apanhar poucas filas ou pelo menos para ter a certeza de que vou lá e não bato com o nariz na porta (leia-se, que já não haja senhas para esse dia) ?

Loja do cidadão em Odivelas, por exemplo? Campus da Justiça?
Não te metas em Lisboa nesta altura para fazer registos que certamente ficas pendurado, pior ainda em lojas do cidadão.
Marca encontro numa pequena cidade ou vila nos arredores de Lisboa, que seja sede de concelho e vai na conservatória fazer o registo.
Eu já fiz uma venda e registo em Vila Franca de Xira e foi muito rápido, mas há 3 anos atrás, agora não sei como está. Pesquisa uma localidade que fique mais à mão para ti.

Já sabes que VE vais comprar?

Não te metas em Lisboa nesta altura para fazer registos que certamente ficas pendurado, pior ainda em lojas do cidadão.
Marca encontro numa pequena cidade ou vila nos arredores de Lisboa, que seja sede de concelho e vai na conservatória fazer o registo.
Eu já fiz uma venda e registo em Vila Franca de Xira e foi muito rápido, mas há 3 anos atrás, agora não sei como está. Pesquisa uma localidade que fique mais à mão para ti.

Já sabes que VE vais comprar?

Hum ... tipo em Loures?

Vou comprar um I3

Loures está muito perto de Lisboa, deve estar igualmente entupida, com o pessoal que foge de Lisboa à procura de ser atendido.
Mas passa por lá um dia que possas e confirma se tem muita gente ou não.

O problema do i3 é a pouca autonomia, mas se for maioritariamente para percursos urbanos, serve perfeitamente.
Depois vai deixando alguma informação sobre o comportamento do carro [;)]

O problema do i3 é a pouca autonomia, mas se for maioritariamente para percursos urbanos, serve perfeitamente.
Depois vai deixando alguma informação sobre o comportamento do carro [;)]

Vou para o com a bateria de 120Ah pelo que estou a contar com 200 e tal 300 kms. Isto para mim chega, salvo uma ou duas vezes por ano em que possa querer ir para mais longe mas conto que o nosso tecido empresarial ajudado pelo estado português trate de entretanto reforçar a rede de postos onde se possa fazer os carregamentos rápidos ou semi-rápidos :)

uma das bandeiras dos carros eléctricos é que reduzem a poluição sonora
e eis que:

Exame Informática | Novos veículos elétricos vendidos na Europa obrigados a fazer barulho artificialmente

O único argumento que aceito é o dos invisuais, mas mesmo esse é fraquíssimo, porque se os passeios estiverem devidamente limpos de carros, assinalados com relevos, os semáforos com avisos sonoros e se houver passagens pedonais decentes, nada disto é preciso.

Eu diariamente tenho que lidar com cromos a ver o telemóvel e com auricules e por vezes em trotinetes que se portam pior que invisuais, e o som não vai fazer nada por essas criaturas.

Back